Ao amigo ateus, vc já fez esta comparação?

1- Não há evidências de que Sócrates tenha existido. Só conhecemos ele atravéz de Platão (este sim com provas de existência). Alguns historiadores acreditam ser heterônimo do próprio Platão.

2- Não há evidências de que Sheakespeare tenha existido. Alguns historiadores acreditam ser heterônimo de outro escritor ou de vários escritores.

3- Não há evidências de que Jesus tenha existido (não existem relatos históricos sobre ele em nenhum documento a não ser no livro chamado biblía).

Com base nestes exemplos, porquê podemos ler, acreditar, dar contra ou à favor a Sheakespeare ou Sócrates, e somos (teoricamente) obrigados a aceitar Jesus como fato inquestíonavel e regra de conduta?

Obs: Religiosos fiquem à vontade para responder, desde que se atenham ao sentido filosófico da questão e não ao fato de a biblía ser o livro de deus, segundo vossa crença.

Update:

Amigo, Da Terra

Heródes, Pilatos e Caifás, são descritos nos históricos romanos e seus sensos (muito bem documentados por sinal), mas nada, NENHUMA palavra que se refira a Jesus, Homem de Nazaré, Judeu que se dizia filho de deus, NADA, nem sobre ele, nem sobre Paulo, que dizem ter sido soldado romano....

Comments

• Penso que não é relevante se os nomes que você cita foram pessoas ou apenas personagens, pois isso não altera a importância do legado que esses nomes deixaram para a humanidade, e até porque provas conclusivas, contra ou à favor, acho que jamais serão obtidas.

A ressalva fica por conta de JC, e não pelas idéias à ele atribuidas, mas sim pelo uso nefasto que foi, e é, feito delas e desse nome.

Esse sim é o ponto relevante, e que deve ser discutido à exaustão, doa a quem doer.

.

• Tudo que eu posso ter é uma dúvida sincera.

.

• Mas quem disse que tu não podes contestar este deus cristão e qualquer outro deus ou religião?!!! Somos livres para questionar, porém geralmente é necessário ir contra as massas, não é porque muitos seguem e concordam com algo que este algo é verdade absoluta, muito pelo contrário, quando a maioria se volta a pensar de uma mesma forma é onde deveríamos questionar. Tome como exemplo a política e o cristianismo, duas pragas que empesteiam o mundo com suas mentiras há séculos!

• A difertença entre Sócrates e Jesus é que, ao contrário do caso de Jesus, não há pessoas e/ou personagens que são de uma época anterior a de Sócrates com as mesmas características dele.

Vou ser mais claro, veja isso aqui:

http://video.google.com/videoplay?docid=-143772422...

• É uma boa pergunta!!!

Acredito que isso é resultado do poder que os "grandes" têm sobre a sociedade. O cristianismo, por exemplo, forçou muitos a crerem na sua doutrina ameaçando e condenando aqueles que não o seguiam.

Acredito que pela força dos poderosos que fomos "obrigados" a aceitar essas regras e como uma tradição, isso nos foi passado desde criança.

• Comprovando a veracidade do Novo Testamento

Os manuscritos originais (autógrafos) não existem mais, e foram reconstituídos a partir de cópias produzidas pelos primeiros pais da Igreja primitiva, ainda sem denominação. Também foram utilizados nesta reconstituição os livros apócrifos, documentos não bíblicos e comentários documentais dos mesmos pais da Igreja que produziram as cópias. Os originais desapareceram principalmente devido à fragilidade do material utilizado para escrever os livros, e pela ilegalidade do movimento, em seu início, o que implicava em perseguição à Igreja.

A veracidade dos escritos, no entanto, pode ser comprovada historicamente pelos motivos abaixo:

Os Escritos de Marcos datam de 50 a 70 d.C.;

Vários papiros contendo fragmentos do Evangelho de João foram encontrados no Egito, datando do século II, apenas uma geração após os autógrafos;

Os escritos foram redigidos num momento muito próximo aos acontecimentos que os geraram;

Existem cerca de 5400 escritos do Novo Testamento;

O estilo dos escritos confere com aqueles utilizados no século I (grego coiné)

Inscrições e gravações em paredes, pilares, moedas e outros lugares são testemunhos do Novo Testamento;

Lecionários, que eram livros muito utilizados nos cultos da Igreja, continham textos selecionados da Bíblia para leitura, incluindo o Novo Testamento (Séc. IV - VI);

Os livros apócrifos, apesar de não canônicos, apresentam dependência literária dos textos canônicos, chegando a imitá-los no conteúdo e forma literária, e citam vários livros que compõem o Novo Testamento;

Os primeiros pais da Igreja comentam e fazem citações de praticamente todo o Novo Testamento.

Vale lembrar que os Evangelhos, que inauguram o Novo Testamento e contém os ensinamentos de Jesus, o Cristo, foram escritos por testemunhas oculares, à exceção do Evangelho de Lucas.

• Falta de cooperação de Jesus.

Foi nascer, logo, num feriado.

Se ele nascesse no dia 24 ou 26, teríamos dois feriados juntinhos!

• Oi Lelo

Voce esta correto na sua colocação.

O Jesus historico não existe, e o Jesus mistificado não deve ser obrigatorio.

A figura de jesus deveria ter o mesmo valor de Socrates, e os demais.

• Quando eu nasci minha mãe não me batizou, porque queria que eu mesmo me reconhecesse em alguma religião, ou nenhuma. O resultado disso foi que eu cresci e comecei a gostar muito de religião, gosto de praticamente todas! mas não sigo nenhuma pois todas tem erros!

Prefiro continuar acreditando em mim mesmo que eu sei que não vou acabar me decepcionando com nada.

• Sócrates e Sheakespeare não determinaram " a hora que os homens devem nascer nem morrer". Eles não escreveram teorias ou contos que comandassem os homens nem tentaram exercer autoridade e domínio sobre eles.

Eles nunca se fizeram de super-heróis, não incutiram o medo do pecado e nem salvação pelo batismo.

Os homens livres e capazes de discernir podem aceitar ou contestar a existência de Deus, só que isso não oferece vantagem nenhuma para a maioria, quer financeira, política, social e psicológica.

Beijos

Sign In or Register to comment.