Você, ateu, cristão, espírita, etc, teme que suas convicções sejam abaladas ou mudadas por uma nova?

Muita gente teme falar sobre aquilo que contraria sua crença, e isso serve para todas religiões e ateus. Talvez pela falta de informação e embasamento crítico as pessoas se fecham nas suas "fortalezas ideológicas" e se acomodam. Seriam as convicções pessoais a parte mais sensível do ser humano, razão até de conflitos acontecerem pela divergência de pensamentos?

Update:

Bom domingo

Comments

  • Caro Sirius, em partes sim, diria que muitos não querem aceitar ou pensar de uma forma diferente à qual foram apresentadas durante a sua formação como pessoa adulta. Muitos se levam pela vaidade e comodismo, eu, particularmente vivenciei coisas inexplicáveis pela lógica e plausíveis para qualquer ser humano e assim me sinto mais interligado à Deus e ao universo. E citando Shakespeare: "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

  • Espiritas tem a mente bloqueada e só acreditam nas obras espiritas.

  • Por isto eles tem criado um código para evitar estas coisas veja:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=201...

  • Já não mais abalarão minha fé.

    E,a falta de respeito com meus irmãos e minha fé...

    Me deu convicção de que Estou no caminho estreito e

    portanto o correto!E,me refiro + ao virtual,pessoalmente as

    pessoas não são tão corajosas...

  • Não. Porque teria? Já fui budista, depois agnóstica, agora atéia. Vai saber se serei até morrer? Sou aberta a mudanças e busco sempre o conhecimento (motivo pelo qual me tornei atéia). Uma pessoa que não amplia os seus horizontes é uma pessoa insegura, pois tem medo de mudanças e esse não é o meu caso. Saber falar "estava errada" de vez em quando faz bem para qualquer um. Pena que são poucas as pessoas que admitem seus erros. Ao invés disso a maioria só quer colocar a culpa nos outros.

  • No Espiritismo todo adepto com razoável entendimento dos princípios da Doutrina Espírita sabe que ela é um conjunto de princípios que se apresentam como afirmações sobre o mundo. Não é menos certo que muitos desses princípios, ainda que se apliquem ao objetivo maior do Espiritismo que é o estudo do elemento espiritual, contém afirmações singulares e gerais sobre o mundo material. Isso necessariamente nos leva à fronteira entre o Espiritismo e as ciências bem estabelecidas que também afirmam coisas sobre o mundo. Para que haja evolução na forma de aquisição de conhecimento – um dos objetivos das ciências e também do Espiritismo, no caso, conhecimento sobre o mundo espiritual – faz-se necessário conhecer exatamente como se dá essa relação.

    O Espiritismo é visto como um amontoado de fenômenos a partir dos quais se pode inferir um conjunto de afirmações mais gerais e deduzir conseqüências. Seguindo esse caminho, logicamente os inimigos do Espiritismo se comprazem em negar os fenômenos ou inventar explicações alternativas que parecem atingir os supostamente deduzidos princípios espíritas. Coincidentemente, essa visão também é popularmente atribuída à ciência.

    O Espiritismo é uma linguagem a respeito do mundo espiritual, criada e desenvolvida para transmitir conceitos sobre esse mundo. As ciências materiais são linguagens distintas que tratam de outro cenário, embora o “palco” apresente áreas comuns ou adjacentes que no momento não dispomos de linguagem apropriada para descrever.

    Entretanto, a própria evolução das ciências levará a criação de uma linguagem comum em futuro incerto (talvez distante para o nosso calendário). Esperamos que quando esse futuro acontecer, o Espiritismo tenha cumprido em sua totalidade seu papel fundamental que é o de promover a efetiva reforma moral em todos os Espíritos que dele tiverem se aproximado buscando consolo e refazimento moral.

  • Estou aberto a tudo, mas que tenha evidencias.

  • Não .Isto depende muito de cada pessoa á pessoas que são fechada para o conhecimento critico e para o novo.

    Mas o que leva as pessoas a isto geralmente é o medo.Medo de saber a verdade ou o porque fomos lançados no mundo e isto faz com que elas se apeguem a um dogma.

  • Sendo ateu, não tenho medo de adotar uma nova "convicção" ou seja lá o nome que se dê a isso, desde que tenha provas.

  • Kk,olha o evangélico falando.....Vocês são uma fortaleza de insensatez,inabalável,onde a loucura é solida e imutável!

Sign In or Register to comment.