Estou em dúvida em qual faculdade cursar?
Pedagogia: gosto mt de crianças e tbm gostaria de lecionar ao ensino fundamental, o problema é o salario que é mt baixo. (sem hipocrisias por favor, salário conta sim)
História: além de ser a minha matéria favorita acho que ia ser bacana dar aulas ao ensino médio (é oq eu pretendo se cursar história)
Filosofia: também me agrada, msm coisa, dar aulas ao ensino médio.
E por fim:
Turismo: me agradou mt o curso, apesar do salário que é baixo, mas gostei. O problema é que onde moro acho que a profissão pouco me serviria, então fica mais pra um sonho.
Mas suas opiniões por favor, aceito sugestões de outros cursos tbm.
Comments
Cara Rapaz!
Salário conta e existem bons salários na Educação, com certeza. O que pouco existe, são bons profissionais, dignosde bons salários. Muitos cursos de Licenciatura são péssimos, pouco exigem e o público adora... Empregam a 'pedagogia do fingimento': a instituição finge que ensina, os alunos fingem que aprendem e, ao final, recebem um diploma que os habilita a atuar como 'professores fingidores'... A situação é caótica; mas, real.
Para profissionais bem formados e ávidos por boas oportunidades, elas existem. Para exemplificar, no site da CATHO há anúncio para Professor de Anos Iniciais (Pedagogo), no Rio de Janeiro, para 04 horas diárias, com salário de R$ 3.000,00. Isso significa R$ 6.000,00 por uma jornada de 08h diárias, muito superior a maioria das profissões de nível superior. Um Diretor de escola privada, de ponta, pode chegar a salário de R$ 20.000,00. Na esfera pública, na região metropolitana do Rio de Janeiro, um Professor de Ensino Fundamental, em determinada rede municipal, tem remuneração 'inicial' de pouco mais de R$ 1.800,00 para 16 horas (para 40h seria correspondente a R$ 4.500,00). Então, não vamos generalizar a achar que os salários são tão miseráveis, tudo depende de onde você vai atuar. Ainda, independente de Pedagogia, História ou Filsoofia, os salários são os mesmos; não pense que Pedagogos tem salários inferiores, isso não existe, Mas, com certeza, qualquer Licenciado tem salário muito superior a Turismólogo que, quando encontra emprego, tem salário muito baixo.
Quanto a suas opções:
- como você tem interesse pelo magistério,
- gosta de História,
- gosta de Filosofia,
eu lhe sugiro outra opção: GEOGRAFIA. Tem menos concorrência no mercado de trabalho que os demais cursos apontados; possibilita que você atue fora da sala de aula com sensoriamento remoto, riscos ambientais, climatologia e outras atividades; envolve história-filosofia-sociologia-educação além das áreas específicas. Sem contar que é uma área de extrema proximidade com Turismo, sendo que boa parte do professorado de Turismo possui Mestrado ou Doutorado em Geografia.Pense nisso!
Obs.: Se você morasse no Rio de Janeiro eu iria lhe sugerir o curso de Licenciatura em Turismo, do consórcio CEDERJ, na modalidade Educação a Distância. O curso forma o Turismólogo e Professor de Turismo.
vai ser catadô de paper
Faz história, vc pode ir trabalhando na area enquanto faz o curso,
e o mercado de trabalho é mt bom
faça aquilo que vocêtem certeza do que quer ser na vida.