Será que é Glaucoma - CID 10 H40.0 ?
Há alguns anos atrás ocorreu (2x) que fiquei sem enchergar por algumas horas, na verdade só via vulto com fundo branco, com dor intensa nos olhos, na cabeça, ânsia de vômito e extrema sensibilidade à luz.
O que passou dentro de horas, voltando ao normal.
Na ocasião não procurei um oftalmologista.
(1º Oftalmo) Há oito meses atrás em consulta regular minha PIO estava em 16, nervo ótico sem alteração e 20/20 Ac Visual. O oftalmo recomendou que dento de 6 meses fizesse nova aferição e isto fiz.
(2º Oftalmo) Para meu espanto aferiu-se mais ou menos 22, a Ac Visual permanece a mesma. (Solicitado Campimetria - não sei ainda o resultado + Avaliação Esteroscópica do Nervo Óptico)
(3º Oftalmo) Mês passado PIO = 18 - Fundoscopia não apresenta alterações no Nervo Óptico, (Solicitado Campimetria - Ainda não sei o resultado)
(4º Oftalmo) E este mês 14OE e 18OD - Pediu retorno com 6 meses
Na família duas primas estão cegas em razão de glaucoma.
Essa variação da PIO está me deixando transtornada, não tenho necessidade de óculos, o nervo óptico está preservado, o que sinto às veses é cefaléia com leve dor retro-orbitrária, até minha pressão arterial é relativamante baixa 100x70mm/Hg.
Alguém que possa tirar minhas dúvidas....
Essa variação da pressão do olho é normal?
A Avaliação esteroscópica do nervo óptico é feita a partir de qual exame; a fundoscopia?
Comments
Isso significa que vc é suspeita de glaucoma, mas não necessariamente possui glaucoma.
Com relação a pressão intraocular, de fato ela pode variar um pouco, pois cada oftalmologista possui um tipo de equipamento e pode ou não estar calibrado.
Pelo o que vc escreveu acima, seu olho está normal, faça os acompanhamentos de acordo com a solicitação do médico.
glaucoma é uma doença que de fato leva a cegueira, mas de forma muito lenta(anos) e gradativa, então não precisa ficar ansiosa.
Procure um oftalmologista cuja a subespecialidade dele seja glaucoma, e não tem necessidade de vc procurar tantos oftalmo, a segunda ou terceira opinião é importante, como tb é importante que o mesmo médico faça os acompanhamentos.
É interessante vc pedir que o mesmo faça uma mini curva em vc, para saber o quanto a sua pio varia durante o dia.
abs e boa sorte
Amiga,
Gostaria de ajudar, mas prefiro nao falar nada pois não sou oftalmologista e sim ótico.
Contudo só gostaria de dar um conselho.
Vale a pena pagar o melhor oftalmologista de confiança que vc puder, pois é sua saúde. Com certeza um bom exame sairá mais caro que 150 reais. Mas nossos olhos não tem preço...
Deus te abençoe amiga.
Pelo CID provavelmente é um Glaucoma.
Você deverá procurar um oftalmologista e fazer um minucioso exame de fundo de olho e de mapeamento de retina.
Olha rápido porque o Glaucoma é uma doença muito séria