Eu instalei duas vezes o windows no meu pc, agora eu quero deletar o q faço?
eu instalei duas vezes o windows no meu o pc, porque fui formatar o meu oc e acabei fazendo a instalação de forma errada. Agora quando eu ligo o pc até aparece um tela para mim selecionar o sistema operecional que eu desejo usar. Quero tirar isso ou melhor quero começar tudo do zero novamente. Já tentei formatar reiniciando o pc mas quando termino ainda continua a tela para selecionar o sist. operacional que eu desejo usar. Me ajudem. valendo 10 PNTS.
Comments
Enfim, você precisará dos seguintes itens:
- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a ******-key)
- Drivers de seus dispositivos
- Backup dos arquivos (opcional)
- Backup das configurações (opcional)
2. FORMATANDO E INSTALANDO
Já vou avisando que a instalação dos Windows 9x é bem diferente da do Windows XP: a instalação deste é capaz de formatar o HD, não precisando mais de um disco de inicialização. Dê "bye bye" para o Windows atual, e reinicie. Primeiro, configure a BIOS para o primeiro boot c/ CD. Para isso consulte o manual da sua placa-mãe. Configurou? Antes de salvar as alterações, insira o CD do XP no drive de CD-Rom. Saia da BIOS, salvando as alterações. O computador vai dar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...
Tecle alguma coisa. A instalação vai fazer alguns testes, mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo três opções:
- Instalar o XP
- Entrar no console de recuperação
- Sair da instalação
Tecle ENTER, para começar a instalação do Windows XP. A instalação vai procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC. Chegamos no "ponto X": aqui que criamos, excluímos ou formatamos as partições. Navegue com as setinhas até a partição onde está instalado o Windows XP (normalmente C: ) e tecle DELETE ou D. Vão aparecer duas confirmações (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L.
Pronto, a partição foi excluída e temos um HD "vazio". Agora, você pode escolher entre fazer duas partições (como expliquei acima) ou uma só. Recomendo criar duas, assim não precisará fazer/restaurar seu backup toda vez que formatar o Windows. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.
Caso deseje duas, terá que escolher um tamanho para cada uma: este depende de você e do seu HD; suponha que você tenha um HD de 40GB e muitos programas. Fazemos uma partição com 20GB e outra de mesmo tamanho. Se você tem/terá mais documentos do que programas, faça uma partição de 15GB para programas e outra de 25GB para documentos. Enfim, escolha o que for melhor para você. Hoje, eu tenho 4 partições aqui; mas comecei fazendo 18GB para programas e 22GB para dados, num HD de 40GB. Escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (já que a instalação cria em Kbytes). Tecle C, e na opção Tamanho (em KBytes), digite o tamanho calculado. Tecle ENTER, aparecerá a partição C: (recém-criada) e um Espaço alocado. Use as setinhas e "pare" em cima deste Espaço alocado. Tecle C novamente. Não é necessário digitar o tamanho desta partição, já que o programa calcula automaticamente o que sobrou de espaço no HD. Tecle ENTER.
Pronto, você já tem duas partições. Navegue até a primeira, tecle ENTER. Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.
É importante mencionar que, a partir de agora, vão aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...) no boot. NÃO pressione mais, exceto se aqui for especificado o contrário. Assim, a instalação continuará.
Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, ******-key, Horário e etc.). Aí é tranqüilo, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc... continue seguindo as instruções.
Até que, hora, vai aparecer a área de trrabalho do Windows. Sucesso!! Fez tudo certinho até agora.
Mas vc ta fazendo da maneira certa???
Entrando no setup na hora do boot apertando DEL?
Escolhendo em 'first primary boot' o drive de cd/dvd pra dar o boot com ele?
Salvando com F10 e reiniciando já com o cd do win no drive?
Se fosse eu, formataria o pc, deixaria ele zero, vc entra na BIOS dele, manda inicializar via cd/dvd e deixa o cd/dvd do win dentro do leitor, reinicia e ele vai perguntar io que vc quer fazer, selecione a opção de formatar e não reparar. Depois é só seguir os passos!
Ola mano, quando se instala dois SO é criado um arquivo de boot que roda automaticamente, para voce selecionar por onde voce quer começar o boot, (talvez no seu pc as configurações seja diferente) tenta ficar apertando F5 ou F8 quando ele começa o boot. tem umas placas mae que é F11 ou F12, ai ele vai perguntar por onde voce quer iniciar (CD/DVD ROM / HDD001 / USB 01....)