ECAD: Algum músico é cadastrado no Ecad? Pode me contar a experiência?

Tenho várias composições, porém sem parte instrumental. Gostaria de cadastrar minhas letras no ECAD. Alguém pode me explicar como funciona? As informações no site são um pouco confusas e ter a opinião de algum compositor/músico que utilize e ganhe dinheiro a partir da ECAD seria ótimo para mim.

Obrigada.

Comments

• Olá! É o seguinte, o ECAD não faz registros somente de letras e sim de músicas (letra e música ou só música) para poder recolher e repassar os direitos autorais das execuções públicas das músicas. O primeiro passo é se associar (é de graça) numa associação de autores (Abramus, Sbacem, Amar, Assim,Sicam, Socinpro, Ubc, Abrac ou Sadembra), pois é através delas que vc terá acesso aos recolhimentos dos seus direitos autorais, quando houver (mais informações passo a passo no link abaixo). A legislação vigente, que regula os direitos autorais no Brasil, a lei 9.610/98, não exige registro prévio de obras para que seus direitos sejam garantidos, porém é aconselhável que seja feito algum tipo de registro para facilitar a comprovação de autoria em caso de plágio ou uso indevido. Uma forma simples e batata é levar suas letras, digitadas e assinadas, num cartório e autenticar sua assinatura se auto declarando autor das mesmas, guarde bem essa documentação, pois ela será uma prova formal de sua autoria, uma vez que a data dessa autenticação será uma prova de que se alguém tentar usurpar com data posterior, vc terá como comprovar a anterioridade. A forma de ganhar dinheiro com suas letras (via Ecad) é tentar que as mesmas sejam musicadas por alguém e posteriormente tentar que algum artista de renome grave as mesmas, ou dar muuuita sorte dela "estourar" com um artista desconhecido, mas desde já lhe digo que o repasse dos Direitos Autorais no Brasil é muito complexo, falho e duvidoso, nem sempre os autores recebem o que têm direito, mas não custa tentar, né?

Abraços e boa sorte!

• Não sou músico mas já ouvi o Lobão falando muito mal do ECAD.

Sign In or Register to comment.