Porque o ser humano NÃO QUER se livrar dos preconceitos?

Parece que somos robôs comandados pela mente alheia. Você é um?

Comments

• Creio que o ser humano na verdade quer se livrar do preconceito! O problema é que em se tratando do indivíduo, é dificilimo acabar com um preconceito! Imagine que uma simples opinião que formamos em poucos minutos (primeiros três minutos) a respeito de uma pessoa, tende a ser fortemente resistente à mudança e pior, reforçada, cada vez mais pelo princípio de coerência cognitiva. Dizem que Israel investiu pesado no estudo voltado para eliminação de preconceitos e acabou desistindo em função dos poucos resultados alcançados (não sei se é verdade!)! Essa questão é bastante discutida em Psicologia Social na parte referente a Formação e Mudança de Atitudes. Uma questão que torna o assunto mais complexo ainda, é que o preconceito pode se caracterizar algumas vezes como um repúdio no outro, daquilo que não é aceito na própria pessoa. Por exemplo: fantasias homossexuais, podem ameaçar de tal forma uma pessoa, que ela passa a querer destruir no outro aquilo que existe nela mesma! Daí muitas vezes a razão de inexplicáveis agressões a homossexuais. É um negócio muito doido!!! Mas... Abração.

• porque ele mesmo por si só é preconceituoso consigo mesmo ,independente de sexo, idade, raça !!!!

• Pois é.

Mas eu não sou um desses, não!

• É uma questão de estatística sabe. Distribuição normal: a maioria sempre vai ser um lixo.

• ah mas ja melhorou bastante,e vai melhorar mais.

• resto de instinto animal eu acho , felizmente uma pequena mas preciosa parte dos humanos não sofrem dessa atrofia evolutiva, um abraço ....

• Acho que todos temos preconceitos, maiores ou menores, mas o problema é quando eles fazem mal à gente e aos outros, coitados.

Acho muito cômodo aceitar o coleguinha do lado falando que "gay é isso", "gay é aquilo"... quando na verdade ninguém lembra que somos pessoas comuns, precisando de um emprego para pagar IPTU e IPVA, que queremos um carinho especial como qualquer um, e que precisamos até dar umas porradas em um pivete mal-educado que semeia a desordem no mundo com suas opiniões mal-construídas!

Também tenho meus preconceitos, assumo. Odeio pessoas que mascam chiclete de boca aberta. Odeio, pronto, falei. Mas não ofendo ninguém e nem me privo de aprender com isso. Procuro sempre pensar bastante a respeito. E tem os casos mais brandos, mais tolos mesmo, como alguém que me fala

"nha, você tem tique de mexer no cabelo, você parece &$%#*@!"

eu respondo "Problema SEU." ; ) rs

• pq nós seres humanos somos dotados do livre arbítrio só não sabemos usá-lo corretamente na maioria das vezes. Bjs!!!

Sign In or Register to comment.