Como se faz feijão?

Genteee , eu tenho 15 anos e estou aprendendo á cozinhar agora...

Porem eu não seii fazer um feijão bem gostosoo !!!

Eu gostaria de saber como faz , passo-a-passo , ...

Porque eu gosto de omida bem temperada , mas minha mãe não tem costume de temperar muito as comidaass...

Algm poderia me ensinarrr como se faz , direitinho [

Se possível passe ateh os ingredientees , ateh as quantidade ! ok?]

Obrigada!

Comments

  • O arroz e feijão brasileiros são a base da maioria das refeições preparadas nesse país. Acredito que é importante dominar as receitas básicas antes de aventurar-se em comidas exóticas afinal se tudo mais der errado, o arroz e feijão salvam o dia.

    Que bom que aos 15 anos vc já se interessa pela arte culinária. Anote minha dica:

    Ingredientes

    250 gramas de feijão carioquinha ou preto

    1 cebola

    1 cubo de caldo - de bacon, para feijão, de carne seca ou em último caso, até de carne

    2 colheres de sopa de gordura: azeite, óleo, banha de porco, bacon

    sal

    pimenta

    Modo de fazer

    Tem gente que escolhe feijão, mas eu sou preguiçosa e meço mais ou menos um quarto do saco de um quilo colocando dentro de uma vasilha. Adicione água até cobrir os grãos e mais uns dois dedos, só para garantir. Deixe como está até amanhã, ou por pelo menos duas horas.

    Escorra a água, sem muito cuidado, pode ficar um pouco da do molho. Jogue tudo em uma panela - de pressão, ou sem. Adicione mais água até cobrir os grãos e mais uns três dedos. No caso da panela de pressão, coloque-a em fogo alto até a válvula começar a fazer barulho, depois baixe o fogo e marque trinta minutos. Sem pressão, fogo alto até ferver, depois fogo baixo por mais ou menos quarenta e cinco minutos. Vale conferir, se a panela não tem pressão, a cada quinze minutos o volume de água durante o cozimento. Se o caldo engrossar, adicione mais uma ou duas xícaras de água. Em caso de dúvidas ou mesmo paura de usar a panela de pressão, visite aqui.

    Depois que os grãos estiverem bem cozidos - prove um, ele deve desmanchar na boca - vamos temperar. Eu costumo fazer isso na panela que vai conter o feijão, ao ser retirado da panela de pressão. Algumas pessoas usam uma frigideira a parte e mantém o feijão na panela em que cozinhou.

    Pique a cebola bem pequeno e frite na gordura. Banha de porco e bacon não são piada, dessa vez. No caso do bacon, é necessário fritar ele primeiro e remover os pedaços com carne, antes de adicionar a cebola. Quando a cebola estiver dourada, adicione o cubo de caldo e esmague-o com a colher de pau contra a panela. Não demore muito nisso ou o caldo vai queimar. Assim que estiver tudo borbulhando e cheirando, jogue uma concha do feijão aí. Misture. Adicione o resto do feijão ao tempero, ou o tempero ao resto do feijão, se você está usando uma frigideira.

    Agora vem o segredo. Nesse ponto tudo ainda está bem sem graça. Adicione uma colher de chá de sal e meia de pimenta do reino. Prove. Está delicioso? Se não estiver, adicione mais sal e/ou mais pimenta.

    O ponto do caldo do feijão só se pode aferir depois do tempero. Agora você pode deixar ferver mais, se está ralo para o seu gosto, ou adicionar mais água, se está muito grosso.

    Variações:

    1) Louro. Se quiser aproveitar seu gosto, cozinhe 2 folhas juntos com os grãos.

    2) Linguiça, paio, embutidos em geral. Frite antes da cebola. Eu costumo retirar ao fim da fritura, escorrer a maior parte da gordura e só aí fritar a cebola sozinha. Cuidado com o sal, nesse caso. Corte o caldo pela metade e acerte o sal e a pimenta ao final do cozimento.

    3) Alho. Ele deve ser adicionado ao fim da fritura da cebola, senão ele queima.

    Perceba que feijão é um prato muito mais fácil de aprender que arroz, com menos macetes e delicadezas. A verdade é que para errar o feijão só errando o tempero, em geral porque fraco demais. Acertar o sal e a pimenta ao final é o jeito mais garantido de ter um sabor no ponto, porque nesse momento todos os ingredientes já doaram sua participação ao prato.

    Costumo cozinhar o dobro do feijão que está recomendado aqui, guardar metade congelado antes de temperar e deixar pronto para consumo a outra. Assim tenho feijão novinho duas vezes com o mesmo esforço. Para finalizar a metade congelada, preparo o tempero como de costume e adiciono uma xícara de água ao final. Nessa mistura jogo o tijolo de feijão congelado e deixo descongelar já na panela. Não fica com sabor de feijão velho.

  • Todas acima já deram suas receitas e muito boas receitas para um Feijão Gostoso e Simples, então:

    Feijão Cearense (versão adaptada)

    (Ana Maria Braga)

    Ingredientes

    - 1 kg de feijão carioquinha

    - 1 kg de peito de boi cortado em cubos médios

    - 1 colher (sopa-rasa) de sal (para cozinhar a carne)

    - 2 litros de água aproximadamente (para cozinhar a carne)

    - ½ xícara (chá) de óleo

    - 1 kg de cebolas cortadas em cubos grandes

    - 200 g de bacon cortado em cubinhos

    - 1 colher (sopa) de alho amassado

    - 1 kg de tomates maduros inteiro

    - 1 kg de lingüiça calabresa defumada passada em água fervente, cortada em rodelas

    - 3 folhas de louro

    - Sal a gosto

    - Pimenta dedo-de-moça picada

    - Orégano a gosto

    - 3 xícaras (chá) de cheiro-verde picado

    Modo de Preparo

    Cozinhe o feijão sem tempero.

    Deixe "al dente".

    Reserve com o caldo.

    Cozinhe na pressão por 15 min o peito de boi com o sal e a água.

    Reserve.

    À parte, numa panela grande ou caldeirão, frite a cebola, o alho e coloque o bacon.

    Junte a carne com a água do cozimento, o tomate, o louro, o sal, a pimenta, o orégano, o feijão com o caldo, a carne cozida com o caldo e a lingüiça.

    Deixe no fogo por cerca de 2 h até o tomate sumir e engrossar o caldo.

    Quando estiver pronto, coloque o cheiro-verde picado.

    Sirva com arroz branco, couve refogada, polenta frita e farinha mandioca, além de pimenta (para quem quiser) e uma saladinha de alface e tomate.

  • As receitas cima são ótimas!!!!

    Mas o q eu costumo fazer depois q o feijão estiver cozido e temperado,é deixar ele fervendo um pouco fora da pressão para engrossar o caldo

  • Você já recebeu várias respostas de como cozinhar o feijão, então vou pular esta parte e vou direto para o meu tempero.

    OBS.: Para usar este trempero, você deve cozinhar somente o feijão ( +- 250 g), sem sal e sem outros ingredientes...

    Frite numa panela umas duas colheres de sopa de bacon cortados em cubinhos, acrescente uma cebola média cortada em cubos, e 1 dente de alho. Acrescente 1 cubo de caldo de picanha e 1 cubo de caldo de costela e coloque um pouco dos grãos de feijão já cozidos ( sem a água). Mexa bem e coloque o restante do feijão e do caldo. Deixe cozinhando até engrossar o caldo.

    Aqui em casa não sobra....

    Bom apetite.

  • primeiro planta-se o feijão depois quando crescer vc pega os grãos e começa o preparo ..primeiro lava o feijão depois coloca água e sal deixa cozinhar um pouco quando tiver com uns 20 minutos no fogo vc tempera ele com todos os temperos q vc gosta ,e deixa cozinha por inteiro ok boa sorte

  • Feijão caprichado

    INGREDIENTES:

    700 g de feijão carioquinha

    4 lingüiças calabresa cortadas em rodelas

    500 g de carne seca cortada miudinha

    2 cenouras grandes cortadas enviesadas

    200 g de azeitona

    Cebola, alho e sal a gosto

    MODO DE PREPARO:

    Escolha o feijão, lave e reserve-o em uma bacia com água.

    Corte a carne seca e desalgue-a até ficar com pouco sal.

    Junte na panela de pressão o feijão, a carne seca e as lingüiças já cortadas.

    Leve a fogo alto até pegar pressão, depois abaixe o fogo e vai abrindo de 20 em 20 minutos até o feijão ficar cozido.

    Junte as cenouras e leve novamente a pressão até a cenoura ficar bem molinha, junte as azeitonas refogue com o alho, cebola e sal.

    Sirva com arroz branco e farofa.

    Fica uma delícia.

  • boum,primeiro tem que deixar de molho por 3 horas!

    depois,coloque na panela de presão com agua,caldo kino de feijão,linguiça(opcional),sal,e folha de louro.

    cosinhe tdu por 40 a 50 mim.

    deixe em fogo baixo pro 5 a 12 mim..

    ai depois coloque em uma panela com alho e deixe o caldo engrossar!

  • O Segredo de um Bom Feijão é o grão de boa qualidade!

    Se vc quer um feijão simples, deixado de molho de um dia pro outro (mas se o feijão é bom não precisa):

    escolha - limpe as impurezas, lave bem e deixe de molho, de preferência a noite para o dia seguinte. Cozinhe com a água do molho, pq vc já lavou bem.

    ponha pra cozinhar com alguns pedaços de costelinha, cebola cortada em pedaços grandes, por uns 40 minutos (em panela de pressão).

    depois disso, abra a panela, veja como esta o sal liberado pela costelinha e

    refogue, beicon ou toucinho defumado, cebola picada alho amassado e picado, misture no feijão e Bom Apetite!/

    ou

    Feijão caprichado

    Por: Adriana L.S.Victoriano Bunn

    2 votos - opine

    INGREDIENTES:

    700 g de feijão carioquinha

    4 lingüiças calabresa cortadas em rodelas

    500 g de carne seca cortada miudinha

    2 cenouras grandes cortadas enviesadas

    200 g de azeitona

    Cebola, alho e sal a gosto

    Veja a tabela de conversão de medidas.

    (gramas para xícaras, colheres, etc.) 1h 00min

    MODO DE PREPARO:

    Escolha o feijão, lave e reserve-o em uma bacia com água.

    Corte a carne seca e desalgue-a até ficar com pouco sal.

    Junte na panela de pressão o feijão, a carne seca e as lingüiças já cortadas.

    Leve a fogo alto até pegar pressão, depois abaixe o fogo e vai abrindo de 20 em 20 minutos até o feijão ficar cozido.

    Junte as cenouras e leve novamente a pressão até a cenoura ficar bem molinha, junte as azeitonas refogue com o alho, cebola e sal.

    Sirva com arroz branco e farofa.

    Fica uma delícia.

    tudogostoso.uol.com.br/receita/9297-feijao-caprichado.html -

  • não sei!!!

Sign In or Register to comment.