Posso terminar a faculdade antes do termino do tempo mínimo?Eu tenho direito ao diploma?

Minha faculdade tem a duração de 4 anos, porem eu consigo terminar todas as materias em 3 anos e meio, a diretora da minha faculdade me disse q o MEC não aceita isso e que terei que ficar os 4 anos na faculdade, isso é verdade?Se eu terminar todas as materias antes eu tenho direito ao diploma?Ou tenho q permanecer matriculado na faculdade pagando mais um semestre?

Comments

  • Depende,

    Sempre tem um depende

    Todo o curso tem um mínimo de carga horária isso vc já sabe, tanto que ja fez os cálculos para concluir em 3,5 anos.

    Porém, o problema é que o mesmo MEC que determina a carga horária mínima para cada curso determina em quantos anos essa carga deve ser distribuída, assim, conforme o curso, existe além da carga horária de duração a duração em anos que para o regime presencial a Lei nº 9.394/96, em seu art. 47, estabelece que “Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver”.

    Ou seja, se segundo o MEC seu curso é de quatro anos, vc deve assistir 800 dias de aula para ter direito à graduação, independente da carga horária.

    Independente também do ano Civil, assim, se em 3,5 anos temos 1260 dias sem contar o ano bisexto, existe a possibilidade de vc se graduar em 3,5 anos, desde que frequente 800 dias de aula.

    Ainda segundo o MEC vc tem direito a 25% de faltas, o que matemáticamente corresponde a uma frequencia de 600 dias, lógico que é mais que isso pois conforme o curso existem matérias com poucos créditos que o impedem de ter tudo isso de falta, mas vamos arredondar para 700 dias.

    Assim, é muito possível vc concluir o curso em 3,5 anos, o que vai apenas depender da oferta de matérias da faculdade em finais de semana.

    Espero ter ajudado

    PS.: estava esquecendo do final da pergunta, quanto a pagar mais um semestre, depende do contrato que vc assinou com a faculdade na sua matrícula. Se estiver expresso que vc está matriculado para um curso de 4 anos.....

  • Pode terminar, você pode sim. Agora, você precisa ler o contrato que assinou com a sua faculdade, que estipulou a quantidade de semestres (mensalidades) se pagar o curso completo (sem dever nada, inclusive taxas extras), ter todos os créditos terminados, concluidos, defendido seu TCC _ trabalho de término de curso, colado grau, nada lhe impede de receber seu diploma. Fique alerta, apenas a questão contratual, do pagamento, você não precisa se matricular um semestre a mais se tiver todos os créditos concluídos, todavia, no contrato estiver claro que você precisa pagar oito semestres para terminar o curso, precisará honrar, o que assinou. Qualquer duvida, procure o Procon da sua cidade.

  • O que é obrigatório é o cumprimento de todas as matérias, caso vc consiga de fato estudar todas elas não há problemas quanto a aquisição de seu certificado, o pré-requisito para o diploma é a soma de crédito concluídas e não o período, colegas meus terminaram seus cursos em um período menor que os demais da turma.

    A solicitação de diploma é o ato que determina a emissão do documento oficial da instituição que certifica a conclusão de curso de graduação e confere grau ao aluno que tenha integralizado o currículo do respectivo curso.

    Abaixo um link de algumas informações sobre a questão, beijos:

  • Pois o maior problema deles como te cobrarem se você já cursou. Eles tem que te dar tempo para que possam justificarem estes pagamentos. já que eles são mensais. A menos que você pagasse tudo antes de quitar a mesma que eles também não vão aceitar.

  • não..........

  • é mentira, vc pode terminar sim.

    a diferença é que a faculdade privada perde um pouco de dinheiro.

    um abraço.

  • Todos os cursos têm uma carga horária a cumprir. Se vc abrevia o tempo do curso, a carga horária continua sendo a mesma. Ou seja: você tem que estudar todo o conteúdo programático em menos tempo ou terá um curso em defasagem (faltando ítens).

    Tudo depende do regulamento da escola mas, acredito que tenha que aguardar o tempo prescrito pelo MEC. Ou, ainda, você poderá ter um certificado parcial, dependendo do tipo de curso. Reveja as cláusulas do seu contrato. Se o curso é de 4 anos, não vejo como vc individualmente poderia terminar antes, a não ser que seja um curso a distância.

    ....

Sign In or Register to comment.