De onde provém o sentimento de angustia?

Olá.

Muitas pessoas alegam sentir uma "aperto" ou um "sufocamento" no interior da alma. Mas até que ponto a angustia pode ser considerada uma dor da "alma"? Esta dor pode ser encarada como algo fisiológico, ou apenas como algo subjetivo?

Grata .

Update:

Angústia com acento agudo para os detalhistas de plantão

Comments

• Eu não considero angústia algo subjetivo, muito pelo contrário, considero um sinalizador a ser observado.

A alma pode ser interpretada como algo "fora da religiosidade".

Normalmente as pessoas fazem referência a "alma" como um todo, como uma energia de nosso "eu".

Sou atéia e uso essa terminologia com frequência - para mim o significado de alma é o que une nosso corpo físico, nossa razão/emoção e nossas atitudes perante a vida e o outro.

Deixando de lado, A angústia em Freud e focando sobre a Angústia em Lacan:

"Para Lacan a angústia é um afeto especial - que tem estreita relação de estrutura com o que é um sujeito. Este afeto especial Lacan diz que é da ordem de uma perturbação e não de um sentimento. "

"O sinal da angústia, assim, adverte sobre algo muito importante na clínica. É o ponto que mais pode indicar aos analistas o uso que podem fazer da angústia. A angústia não é absolutamente interna ao sujeito, mesmo porque o próprio do neurótico é ser um vaso comunicante. A angústia como energia o neurótico busca nos grandes Outros com os quais se defronta, entre eles o analista. Por isso é importante que o analista saiba a quantas anda o seu desejo para que não surja na análise a sua angústia, na medida em que ela pode se transportar para a economia do sujeito. A angústia do analista não pode entrar em jogo, a análise deve ser asséptica quanto a isso. "

• a angustia é um desgaste emocional, a pessoa se cansa de sofrer, quando ela não sai dessa crise e se reanima, isso leva a depressão.

• Só clikei por causa da foto mesmo '-'

Sign In or Register to comment.