Qual a melhor maneira de convencer a minha mãe que ela está sendo irresponsável?
1°- Não é pergunta de adolescente, tenho 26 anos e divido as responsabilidades com minha mãe.
.
Minha mãe, que já tem 11 gatos (seriam 12 se um não tivesse morrido ano passado), voltou do trabalho na quarta-feira com um cachorro grande (tamanho de um labrador).
Eu pensei que ela ia apenas alimentar o animal de rua, mas ela disse que ficaria com ele até achar um dono ou um abrigo de animais. Na quinta-feira ela decidiu dar um nome ao cachorro e disse que não vai procurar outra pessoa pra ficar com ele.
O detalhe é que nosso apartamento é minúsculo (72m²) e já está lotado de gatos. Minha mãe reclama que não tem dinheiro p/ as coisas mais básicas, e no entanto ela sempre tem dinheiro p/ ração/etc.
O cachorro está ficando na sala (porque não temos quintal) pertíssimo da mesa onde comemos.
O nosso prédio tbm proíbe que se tenha mais que 4 ou 5 animais e minha mãe já levou multa por isso.
Eu tentei comentar sutilmente sobre a falta de noção dela e a situação piorou, pois ela age como se fosse super-comum trazer um animal para casa sem planejar nada, sem consultar ninguém.
E o fato é que ela nem está ajudando o cachorro. Se ela quisesse ajudar ela procuraria alguém com condições de cuidar dele, mas nem isso: ela só quer TER um cachorro.
COMO EU CONVERSO COM ELA SEM CAUSAR CONFUSÃO????????
(Pq minha mãe leva tudo pro lado pessoal e acha que as pessoas comentam alguma coisa só pra provocar ou chamar atenção)
Update:P.S.: Eu gosto de animais e os respeito. Só queria mostrar pra minha mãe que é inviável cuidar de um cachorro aqui dentro.
Comments
Situação meia parecida comigo, mas a mãe é igual a minha.
Cara, cai fora! Arrume um canto só pra você, não adianta, é perca de tempo conversar sua mãe. Se ela já tem 11 gatos e quis trazer mais um cachorrão pra dentro de casa, é melhor você sair fora porque se ficar perto ficará estressado, irritado, sua mãe não vai entender, você pegará ódio de animais e ódio até da sua própria mãe com o tempo!
Vou contar minha histórinha... Aqui no momento tem 8 gatos e 4 cachorros e moro em casa térrea, só que já tivemos muito mais animais do que isso, só que foram morreram com o tempo, mas agora 5 gatos e 1 cachorro são meus protegidos e os outros são protegidos da minha mãe. Só que ela acha que tudo o que ela faz está certo e os outros errados, tentamos conversar com ela mas é impossível. Ela adora animais, só que estraga eles com mimos e carinhos exagerados, fazendo com que o animal acabe perturbando os demais da casa. Eu já sou mais viva, pra não me perturbar e nem perturbar os outros eu educo os meus. Mas se for falar com ela sobre esse assunto, ela vira o bicho, não deixa falar e coloca palavras na nossa boca... Com o passar do tempo, eu fui ficando irritada, estressada com essa situação e peguei um ódio mortal de certas coisas que acontecem aqui em casa que poderiam ser resolvidas mas que não se resolve por causa da minha mãe se achar a dona certinha. Conclusão: Peguei ódio dos animais protegidos dela por serem mal educados, chatos, bagunceiros e barulhentos, peguei ódio da minha própria mãe e não vejo a hora de ir embora daqui e nunca mais voltar. Sem falar que o vizinho também tem uma praga que fica latindo na minha janela do quarto.
Meu, é sério mesmo, procura um canto só pra você porque essa sua situação vai ficar preta com o tempo. Se a sua mãe já chegou a esse ponto, pode ter certeza que mais para frente vai ficar pior. Digo isso com experiência própria!
Bem além de multa do condomÃnio fale para ela que que tem mais de 10 animais deve pagar imposto como canil a prefeitura da cidade, se ninguém denunciar tudo bem, mas se eles começarem incomodar algum vizinho poder reclamar, e ela vai além de ser multada ter que pagar imposto.
Puxa,q situação! E se procurares alguem q queira ficar com o dog e vc leva até aà como quem não quer nada e ela deixa a pessoa adota´-lo?Vou torcer pra q encontres uma solução.Boa sorte.
nossa, com certeza a intenção dela é boa, e isso é louvável, mas entendo a situação q vc expôs... mas ela naum quer doar os animais? sabia q isso pode ser um problema psicológico? pq as pessoas q ajudam sempre o fazem até encontar um lar p/ os bichinhos, mas quem vai juntando um monte de animais e naum quer se desfazer pode estar com algum tipo de transtorno... mas se vc disse q é difÃcil conversar com ela... aà complica hein.... chama ela pra sentar e diz q precisa ter uma conversa séria, q naum é pra ela levar a mal, diga q os próprios animais estão sofrendo pela falta d espaço... vai com calma, fala q vc vai ajudar ela a achar um lar p/ eles, talvez sua mãe esteja precisando d atenção e está encontrando isso nos animais....
Sua mãe está tendo um comportamento infantil e isso fica provado não só pela atitude de ter mais animais do que tem condições de ter,mas,principalmente,pelo fato de que te deixa em uma situação na qual é preciso medir palavras e procurar formas de convencê-la de que está errada.
A verdade é que ela não pode ser convencida,pois,se nem as multas deram jeito,palavras não vão dar.
Ela faz chantagem emocional ao "levar tudo para o lado pessoal" e,com isso,consegue impor suas vontades acima do convÃvio com vc e,também,com os vizinhos,uma vez que,em apartamento,temos nossos direitos,mas também temos que saber respeitar o direito dos outros e ter vários animais não é bom.
Os próprios animais estão expostos a uma situação crÃtica,apertados em um pequeno espaço.
Por isso,o que vc deve fazer é procurar um lar para o cão,adotantes responsáveis e levá-lo,em algum momento no qual ela não esteja.Por mais que isso gere uma briga com sua mãe,ela precisa de limites.à o melhor para todos,principalmente para o cão.