Meu irmão sofreu acidente de moto, e foi mandado embora da empresa onde ele trabalhava, pode isso?

Ele era estagiário, o contrato dele venceu no dia 06/04/09, porém ele sofreu acidente de moto no dia 01/04/09. A empresa ligou pra ele no dia 03/04 demitindo ele. Eles estando afastado por motivos médicos, ele poderia ser mandado embora?

Comments

• Olá, uma das condições mais importantes da relação de estágio é que tanto a empresa, quanto o estudante, podem a qualquer tempo, sem aviso prévio rescindir o contrato, por qualquer motivo, justificado ou não.

Outro detalhe a ser observado é que o estágio não contempla nenhum direito trabalhista, pois não é um emprego e sim estudo prático. Por estas razões a rescisão do contrato aparentemente é válida.

Porém existem requisitos para manter esse contrato em "estudo prático", caso a empresa tenha fugido disso, pode por meio da justiça ser o estágio considerado um emprego normal e exigir os direitos trabalhistas, para isso contrate um advogado.

• Acho que pode sim, porque não foi um acidente de trabalho.

• Essa questão pode receber contornos complexos, complicando a vida da empresa, consultar um advogado trabalhista seria uma boa, mas adianto umas coisas:

O estagiario tem de receber seguro acidente, a empresa é obrigada a fornecer/contratar com uma seguradora;

Acidentes de trabalho prorrogam contratos de trabalho, e pode ser aplicado a estagios.

Se a empresa não cumpriu todas as exigencias para o estagio, poderá ser considerado como um contrato normal de trabalho.

Então, como disse, leve seu caso a um advogado trabalhista, creio que vão conseguir reverter a situação.

• Acho que eles não poderiam ter feito isso. Eu entregaria o caso ao meu advogado.

• nao. portanto caso a nova lei que rege estagios contemple essa questao ele pode entrar com uma açao judicial pedindo auxilio doença ate a alta medica ( antes de qual atitude de uma lida no no cadigo trabalista para estagiarios ) pesquise no google

• Se o acidente não tiver envolvimento da empresa ela pode fazer isso, agora se a empresa tiver envolvimento,(se ele caio dentro da empresa ou valendo um serviço para a empresa) além dela não poder fazer isso le ainda tem direita ao seguro do trabalho. (segurança do trabalho)

• Depende da empresa .. E outra ..

Se o contrato dele iria vencer ..

Esse acidente só fez com que a demissão dele ocorresse 3 dias mais rápida !

~♥~

Sign In or Register to comment.