Muitos exaltam o Shaolin do Norte..Mas o Shaolin do Sul.......?

Galera, sempre vejo muitos exaltarem o Shaolin do Norte,

consederando-o uma das artes marciais mais letais do planeta.

Mas o que acontece com o Shaolin do Sul?

O que o Shaolin do Norte tem que o Shaolin do Sul não tem

(além de um priorizar as pernas e o outro priorizar os braços)?

Essa é minha duvida qual a diferença dos dois quanto a letalidade???

Agradeço pelas respostas!!!!

Comments

• O Shaolin do Sul foi feito na província de Fukien, quando o templo Shaolin de Henan foi destruído pelo governo chinês, que temia o poder dos monges guerreiros. Bebi muita cerveja essa noite, e amanhã escreverei uma resposta boa. Um spoiler: o Wing Chun faz parte do Shaolin do Sul

Voltei

Como disse, o Templo Shaolin de Henan, onde nasceu o Shaolin do Norte foi destruído no neu auge. A China na época era a maior potência política, econômica, militar e cultural da Ásia, assim como foi na maior parte dos últimos cinco mil anos. Um traidor envenenou a água do templo e mostrou uma passagem secreta para os invasores do governo. Apenas 15 alunos, sendo que apenas seis tiveram seus nomes guardados pela história (não me lembro o nome deles aqui) e cinco mestres se salvaram. Os mestres se chamavam Ji Sin, Bak Mei, Fung Dou Dak. Miu Hin... e a Mestra Ng Mui.

Cada um deles fundou um templo Shaolin em diferentes regiões da China. O mais lendário de todos, depois do de Henan foi o de Fukien, fundando pela Ng Mui, onde surgiu o Shaolin do Sul. Nesse templo surgiram, dentre outros estilos, o Dragão, o Grou Branco, e o Wing Chun.

Mas o Sul China é uma região bastante diferente do norte. É uma região bastante hidrográfica, e a estatura das pessoas é bem mais baixa. Portanto, os novos mestres priorizavam os braços, utilizando bem menos armas, chutes altos e coisas do tipo.

Nos EUA, onde Bruce Lee é a lenda, o Wing Chun é bem mais visto que o Shaolin do Norte. Mas aqui no Brasil, onde temos o Grão Mestre Chan Kowk Wai, maior mestre do estilo fora da China, vemos bem mais o Shaolin do Norte.

O Shaolin do Sul é muito bom também, apensar de ser completamente diferente do Shaolin do Norte, mas acho que existem no Brasil poucos bons professores.

Sobre letalidade, isso é relativo, como eu disse, ele trabalha menos com armas, e alguns estilos, como o do Dragão tem mais plástica, pelo menos na minha opinião. Mas outros como o Wing Chun são muito bons, e não deixam nada a desejar em relação aos do Norte

Editado

Tem um filme que é a luta entre os dois, Link da primeira parte do YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=_dJdFfO5KYk

• Ihhh cara....agora entrou na minha área....ehehehe

O Shaolin do Norte é realmente o mais "exaltado", pois é o mais conhecido e surgiu antes do Shaolin do Sul. O Shaolin do Norte todos já conhecem e já sabem que são aqueles monges carequinhas com as roupinhas laranjas, né? ehehehe. O Shaolin do Norte, como o pai do Kung Fu, possui saltos mais acrobáticos, chutes a média e grande altura, além de golpes realmente lindos e ao mesmo tempo mortais, isso porque os monges foram obrigados a desenvolver suas habilidades nas montanhas e planícies.

O Shaolin do Sul é pouco conhecido e prima mais pela base fixa, muitos socos e alguns chutes abaixo da linha de cintura, mas é um estilo muito eficiente também. Ele tem essas características pois foi desenvolvido em área pantanosa, onde era necessário manter a base fixa. Ele é muito parecido nos termos de características, o Wing Chun. Bem. É mais fácil dizer que o Wing Chun é mais parecido com ele, pois o Shaolin do Sul é mais antigo.

Quer ver um Trailer de um filme que eu já assisti que fala sobre o Shaolin do Sul?

http://www.youtube.com/watch?v=aylwfiRQbzc

Eu já assisti a esse filme e é um FILMAÇO, CARA!!!! Pode perceber um detalhe interessante, é que os monges não usam aquele traje tradicional laranja, que é característico do Norte.

Abraços grande Igor

• Aqui o Filme que o Tyrone Citou.

Shaolin 2012 - Completo e Dublado.

http://www.youtube.com/watch?v=7qcjIp6May8

Falow

Abraço

• Na verdade não importa se é do sul ou do norte,oque importa é quem luta.

Sign In or Register to comment.