Você sabia que o STF vai decidir amanhã (10/12) sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol?
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta segunda-feira que acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá pela demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Corte retoma o julgamento sobre a legalidade da demarcação nesta quarta-feira (10).
“Acreditamos que a solução é a continuidade, essa é a tradição do Supremo no país, essa é a melhor interpretação da Constituição. Acreditamos que o Supremo vai julgar pela continuidade, mas seja qual for a decisão vamos cumpri-la e não vai ter nenhum tipo de conflito”, disse o ministro, após cerimônia no Palácio do Planalto.
Eu torço pelos índios, portanto, pela continuidade!
Update:Hilton, é claro que os invasores, nesse caso o homem branco, vai se armar de denúncias, mentiras e trapaças para tentar enganar a opinião pública, o que não é de espantar, mas nesse caso eles estão errados. Primeiro por invadir as terras, segundo por espalhar a boataria de que índio não preserva, de que não tomam conta das nossas fronteiras... Tudo balela.
O que o homem branco quer é ficar com aquelas terras no fim do mundo para continuar a fazer suas trambicagens. É só pensar por que o filho do governador de Rondônia, Ivo Cassol (ex-PSDB), Ivo Junior Cassol, seu sobrinho, Alessandro Cassol Zabott, e o ex-senador e atual suplente do senado, Mário Calixto Filho, tem uma empresa de carros importados por lá com apenas uma sala?
As importações de carros eram realizadas junto a duas empresas estrangeiras que exportavam os veículos e motos com documentos adulterados, reduzindo o preço de venda para conseqüentemente reduzir os impostos a serem pagos no Brasil.
Update 3:Eliot, e eu estou interessada em saber por que os homens brancos invadiram terras que não lhe pertenciam?
Comments
Existe um grave problema no que se refere a continuidade das terras e na alegada "soberania" dos povos indigenas ,se agirmos com o mais puro rigor ético deveriamos devolver o Brasil ao que restou dos indios ,afinal eles já estavam aqui quando os exploradores portugueses chegaram e mataram,apropriaram-se das terras e das riquezas que de direito seriam deles ,mas isto é uma outra história que ninguém quer discutir ,contudo de fato o que temos hoje ainda é uma forma de exploração de terras e apropriação de riquezas desta vez por outros exploradores tanto brasileiros ,quanto o mais grave estrangeiros e nós temos e devemos ter a consciencia de que não vivemos em um conto de fadas e que o homem é um ser daninho e que se um grupo mais esclarecido não interferir e dar novas diretrizes para este caso podemos estar gerando e criando um nucleo de guerras e conflitos permanentes assim como acontece com Israel e os palestinos e acredito que o bom censo não irá permitir que este projeto continue da forma que está.Todos os indios tem direito a terra e tem direito também a usufruir das riquezas que ela dá porém sabemos que eles não são mais indios na sua essencia como eram os seus ancestrais eles estão contaminados com o virus do poder e do dinheiro assim como qualquer homem branco.Preservar a cultura é só um pretexto para se conseguir mais direitos e mais terras que no fundo são exploradas por mineradoras estrangeiras ,por madeireiras estrangeiras e nacionais e é tomado como espólio todo o conhecimento que alguns indios tem em relação a cura por determinadas ervas.Eu digo não a este projeto e torço para que ele seja revisto ,hoje um ministro já propos algumas ressalvas com muita propriedade e cabe a nós apoiar o que realmente for bom para o Brasil e não somente para uns ou outros.
Espero que pelo menos uma vez os eternos invasores do País chamado Brasil deixe pelo menos uma "merreca" para quem de direito são os donos da Terra, qual seja os povos autóctones deste País que são os índios.
Eu também torço pelos índios que realmente são os verdadeiros proprietários da terra, mas entre índios que não têm dinheiro e grileiros milionários e em se tratando de STF (nem todos os seus membros) que congrega os donos do grande Poder constitucional, tenho minhas dúvidas e muito medo de que o julgamento cause mais uma desgraça à vida do País.
que pena que vc seja a favor da mentira da vergonha da falcatrua e laudos forjado tudo que vc afirmou ai e verdade mas nos roraimense estamos do lado do indio tbm so nao estamos do lado das multi nacionais que vao entrar com garra nas terras indigenas vc sabia que aqui em roraima ja existe um grupo de e empresas so esperando a confirmaçao do supremo pra assumir de vez a area vcs que nao conhece a realidade do meu estado nao deveriam acreditar no que diz o governo lula esse mesmo ministro que vc sitou ele alguns anos atras quando nao fazia parte da corrupçao Petista ele disse aqui no estado que a permanencia dos rizicultores era legal e agora diz que e ilegal esse caras nao sabe de nada o lula nunca veio a roraima e o laudo antropologico foi assinado por antropoloco que nunca veio a roraima tudo isso e obra do bandido chamado macio tomas basto nosso estado ja tem 65%do nosso territorio em area indigina e agora nos vamos fazer o que plantar onde vcs nao sabe de nada sobre a demarcaçao da area indigina onde 70% dos indios sao contra a demarcaçao em area continua so a famigerada ingreja catolica e meia duzia de bamdidos do PT e a favor vc sabia que e os rizicultores que cuidam dos indios eles dao assistencia medica emprego remedio transporte ajudam na sua plantaçao com insumos e maquinarios tudo os rizicultores fazem aos indios e o governo federal nao faz nada agora se confirmar a demarcaçao em area continua tem tres multinacionais que explorar os minerios em areas indigenas ai pra vcs e bom garinpar ou produzir alimentos
Vem aí prejuízo para o país! E perigo também!
Também torço pros índios.
Eles já tiraram democraticamente o prefeito, invasor, fazendeiro, latifundiário e assassino de lá.
Não o reelegeram prefeito.
sim eu sabia...
Estou com os dedinhos cruzados para o STF dar voz a razão e entregar a terra para quem é de direito: Aos índios.
Um abraço.
Parabéns por ter sido tão didática. Tem muita gente dando palpite sem conhecer a questão ou sendo influenciada pela Mídia. A Raposa Serra do Sol tem a million,7 milhões de hectares, 5 etnias divididas em 194 aldeias. Só a reserva Ianomami, também em Roraima tem 9 milhões de hectares, também com área de fronteira e ninguém fala em ameaça a soberania nacional. Um balela inventada pelos o que são contra a Reserva porque a União continua sendo dona das terras e as nossas Forças Armadas podem entrar a qualquer pace, instalar até um quartel se for necessário. As Elites ruralistas estão tentando avançar sobre as Reservas Indígenas a muito pace, tentando reformular as demarcações já existentes desde o governo FHC, quando o agora Presidente do STF, o Gilmar Mendes era Advogado Geral da União. Não sei como tem gente que quer defender meia dúzia de arrozeiros que "grilaram" terras da União de forma totalmente ilegal pois já sabiam que a área era objeto de estudos para ser transformada em Reserva Indígena. Esse caso me dá nojo. Um abraço!!!
Sabia.Vamos ver no que vai dar