O que fazer para diminuir o gasto de energia de um PC?

Gostaria de saber como diminuir o gasto de energia do meu PC, fiquei sabendo q o processador e o monitor gasta boa parte do consumo de energia de um Pc. Tem como diminuir a velociade do processador? Tenho um Pentium 4 2,66Ghz.

Comments

  • Tem. Vc pode entrar no setup e diminuir o clock do processador. Mas eu pessoalmente não acho que seja uma economia valida, pois vc perderá em desempenho da maquina.

    Uma estrategia que eu uso, é, quando vou ouvir mp3 sem estar na frente do pc eu desligo o monitor (se for de CRT dá uma boa economizada).

    De resto nao tem muito o que se fazer nao.

  • Bom, não apenas o PROCESSADOR consome, mas os HD's também (se estiverem muito ativos) E o cooler do processador (sistema de refrigeração).

    Sem causar grandes impactos (troca de peças), uma boa prática para economia é, em caso de mais de um HD físico, mover os arquivos mais usados (Windows, programas, etc) para um HD e os menos usados (Fotos, musicas, videos, etc) para outro HD.

    Outra boa prática é SEMPRE que você sair, desligar o monitor (pelo botão ON/OFF dele).

    Outro ponto interessante é evitar ficar ligando e desligando muito o seu PC, pois isto pode acabar AUMENTANDO o gasto (se você ligar e desligar varias vezes em um curto periodo de tempo).

    Você pode sim diminuir a velocidade do processador, geralmente através da BIOS (chama-se DownClock) mas não é muito bom não...

    Minha maior dica é: Faça um investimento agora e troque por um PC Intel Core 2 Duo (ou, PELO MENOS, Core Duo), com um monitor de LCD. Sem exageros, em aprox. 1 ano você terá o valor investido todo de volta, apenas com a economia de luz...

  • Medidas básicas:

    - desligar impressora se não for usar.

    - desligar cxs. som se não usando.

    - configurar p/monitor desligar após alguns minutos sem uso(vc escolhe).

    - deixar ele ligado sem necessidade.

    Todo aparelho eletrônico em standby, gasta energia.

    E por aí vai.

  • simples a CPU nao pucha muita energia o que puxa muita energia é o MOnitor para economizar sempre q nao tiver ultilizando O mesmo desligue e os Monitores LCDs sao bem mas economicos que os antigos CRT ok abraços espero ter te ajudado

  • O consumo de energia do computador varia de acordo com a configuração. Um computador equipado especificamente para jogos possui uma capacidade imensa (muita memória, placa de vídeo de alta capacidade, etc) e portanto consome mais energia do que um computador de uso pessoal (internet, escritório, etc).

    Não existe uma forma simples de reduzir o consumo de energia do computador em si, mas você pode e deve fazer coisas simples (e que podem ser feitas com outros aparelhos eletrônicos) como:

    - desligar o computador quando não estiver usando

    - ligar somente quando realmente necessário

    Você também pode fazer o seguinte:

    - usar um monitor de LCD, que consome cerca de 1/3 da energia consumida por um monitor de tubo do mesmo tamanho

    - usar um notebook ao invés de um computador de mesa. Um notebook é mais limitado nas atualizações de hardware que você pode fazer, mas o consumo dele é bem menor por ser um equipamento com circuitos eletrônicos mais integrados.

    A propósito: numa casa típica, um computador é um dos que menos consome. Os maiores vilões do consumo de energia são chuveiro elétrico, freezer, microondas, ferro de passar, lâmpadas incandescentes e outros eletrodomésticos com consumo superior a 500 watts (consulte o manual).

  • A resposta do colega Anderson, acima, é perfeita.

    Só não coloquei em prática ainda pois estou esperando mais um pouco o Core Duo Pro baixar de preço.

    Abraços.

Sign In or Register to comment.