Quais os tipos de ornamentos que posso usar num aquario com um Betta?

Pessoal, agradeço a todos que reponderam a minha dúvida anterior! Valeu!!! :)

Desejo saber ainda quais os tipos de plantas (de superfície e etc...) e outros ornamentos devo ou posso usar num aquário com um Betta, e quais os cuidados devo ter, e se terei que usar algum produto.

Pesquisei e encontrei algo sobre a Cabomba, disseram que é muito boa e me indicaram. De fato é mesmo?

Ja ví algo parecido com madeira, como se fosse um tronco subindo até a superfície. Achei bem legal, mas não sei se é apropriado.

Meu aquário tem 38x18 e 22 de altura, e a agua deixei com 15cm de altura. Acho que o tamanho está legal né?

Desde já agradeço novamente!

Obrigado

Comments

• Utilize somente pedras naturais de rios e plantas elódeas. Deixe-as flutuando no aquário. Coloca muita planta natural. Com este procedimento você poderá elevar o nível da água, deixando cerca de 2 cm da tampa do aquário. Fazendo isso você deixa opção para o betta ir para o fundo explorar o aquário ou ficar descansando sobre as plantas flutuantes.

• A Marilia te mostrou o norte! Eu só acrecento dizendo que seja simples, não lote o aqua de tranqueira,! tenho um betta e o aquario tem cascalho de agata sangue e uma pedra não alcalinizante com musgo de java e na esquera, escondendo o termostato duas toceiras de elodea! mais nada, é simples e lindo! abraços

• Passarei para você algums dicas valiosíssimas sobre Betta:

O peixe Betta pode ser criado em beteiras tranqüilamente. Pois ele é uma espécie em que no seu habitat natural sempre está em águas tranqüilas e meio que submersos em rios sobre plantas aquáticas. Somente beteiras mesmo... aquelas invenções de colocá-lo em vasos decorativos mata-os em dentro de alguns dias, pois são vidros espelhados - é um ato de crueldade e é crime.

Seu habitat natural são regiões alagadiças, de águas estagnadas, pobres em oxigênio, como pântanos e campos de plantação de arroz. Os Bettas são adaptados a estas regiões por possuírem um órgão chamado labirinto, situado atrás da cabeça e que permite ao peixe aproveitar o ar atmosférico que ele “abocanha” quando vem à superfície.

O Betta também retira o ar da água através das brânquias, como faz a maioria dos peixes, porém o processo de retirada do oxigênio diretamente do ar atmosférico constitui sua principal forma de respiração. Se ele for impedido de utilizar este processo, poderá morrer “afogado”.

Para defender seu restrito território, em geral pequenas poças de água, o Betta desenvolveu seu instinto combativo, a ponto de também ser conhecido como “Peixe de Briga”. Esta característica não permite a manutenção de mais de um exemplar macho no mesmo aquário, pois neste caso eles travam violentas brigas que, se não houver separação, em geral leva à morte do mais fraco.

A alimentação com ração de qualidade e indicada para a espécie é fundamental. Geralmente, 08 grãozinhos por dia são suficientes para ele. Não pode haver sobra de maneira alguma da ração.

A limpeza da beteira é fundamental também. Eu geralmente faço assim: assim que percebo que os restos das fezes dele começam logo a flutuar em qualquer movimento dele, faço logo a troca total da água. A água deve ser condicionada adequadamente. Os aquariofilistas recomendam a aspiração das fezes por um canudo e a complementação da água perdida...

Os aquariofilistas recomendam o uso do Labcon Protect ou de outra marca no condicionamento da água. Eu, sinceramente, não uso e nunca tive problemas. Eu uso somente o anti-cloro mesmo num balde ou panela e aguardo 10 minutos. Costumo sempre usar um anti-bactericida preventivo na menor das doses possíveis - este procedimento não é recomendado pelos hobbystas.

Às vezes, o Betta precisa de estímulo para se exercitare e os aquariofilistas recomendam o seguinte: colocar diariamente defronte a beteira um espelho durante 10 minutos. Depois, retire imediatamente, pois ele pode morrer por stress - o sistema imunológico dele abaixa.

Você pode colher mais informções sobre Bettas no site da Labcon ou pesquisando no Google através de sites confiáveis. Não deixe de pesquisar também no site AquaHobby.

Sou aquariofilista há 15 anos.

• aquário de 15 litros brutos, 10 litros reais.

Seguinte: você tem luz no seu aquário?

o betta é um peixe que se adapta muito bem a um aquário plantado, mas o que vai definir o desenvolvimento das plantas do seu aquário é a luz. E é muito legal porque as plantas absorvem o nitrato, que se estiver em excesso pode ser perigoso ao aquário.

Caso você não tenha iluminação alguma no seu aquário, as plantas que poderão se desenvolver bem são musgo de java (amarrado numa pedra ou algo assim), elódea, samambaia de java e valisnéria. A cabomba, a rabo de raposa e a anúbia são plantas que exigem pelo menos um mínimo de iluminação direta apropriada (o que não significa deixar o aquário receber luz do sol direta, isso é um convite a ter algas infestando o aquário). Uns 0,3 watts por litro. Mas nenhuma dessas plantas exige substrato fértil.

Há uma infinidade de outras plantas que se pode ter em aquários, mas que exigem fertilização do substrato, Às vezes até fertilização da água, uma boa iluminação e às vezes até injeção de gás carbônico. Essas citadas no parágrafo acima são as melhores caso não se queira investir nisso.

Não coloque madeira no aquário. Algumas pessoas colocam troncos, mas o tronco deve passar por um processo bem chatinho e demorado de tratamento antes de ir pro aquario, além de acidificar a água, o que não é legal em se tratando de betta, que é um peixe de água neutra.

Em questão de ornamentos, evite usar aquelas pedrinhas coloridas. Por mais que o fabricante jure de pé junto que solta tinta, o testemunho de vários bons lojistas com quem falei é que solta tinta mesmo, é um horror. E essa tinta é prejudicial aos peixes.

Eu também acho breguíssimo aqueles enfetinhos tipo casinha, barquinho, bob esponja e seres marinhos, mas fica a critério de cada um né... O legal é se vc puder proporcionar algum esconderijo, seja com plantas ou pedras (aí tome cuidado pra não escolher pedras que alcalinizem seu aquário, certifique-se com o vendedor da loja de peixes) para ele ir qdo se sentir ameaçado e pra ele se sentir mais seguro.

Evite conchas marinhas porque elas alcalinizam demais a água.

• Coloque apenas plantas de agua, e limpe somente o vidro da frente atrás deixe sempre sujo, vai criando um lodo e musgo com o tempo e o peixe gosta demais, e Cabomba é boa mas todas plantas de agua são boas peixe gosta de plantas, faça seu aquário para o peixe e não para você.

CUIDADO COM AGUA DA SABESP. TEM CLORO QUE MATA OS PEIXES, PARA PERDER O CLORO A AGUA DEVE FICAR 4 DIAS NO MÍNIMO EM UM BALDE DESTAMPADO COM AREADOR FUNCIONANDO, OU ENTÃO PINGAR UM RECURSO QUE VENDEM QUE ELIMINA O CLORO, MAS TUDO FEITO AO NATURAL É MELHOR SEMPRE E SOBRE COLOQUE A AGUA DEVAGAR PARA DAR TEMPO DELE SE ACOSTUMAR COM O PH E TEMPERATURA SE COLOCAR DIRETO MATA O BICHO

Sign In or Register to comment.