Duvidas sobre direito trabalhista??

Minha irmã é funcionária do Bradesco a mais de 25 anos (é o 1º e único emprego dela), atualmente ela foi informada pela gerência do Banco de que o Banco foi multado pela Delegacia de Trabalho com relação ao horário de almoço dela.

Segundo o relato de minha irmã, o interalo de almoçõ é de 1 HORA (ela registra no relógio de ponto).

Segundo ainda minha irmã, ela estava chegando do intervalo de almoço uns 15 minutos antes do prazo de 1 HORA de intervado para o almoço. A minha irmã disse que o banco está responsabilizando indiretamente ela pela multa e acusa informalmente a minha irmã de ter cometido irregularidades !

Minha irmã não sabia de que era proibido chegar antes do intervalo de almoço.

OBS Minha irmã NUNCA foi informada formalmente de que era PROIBIDA de chegar do almoço dentro do prazo de 1 HORA do intervalo para o almoço !

Demitir ela por esse motivo seria injustiça!

Em caso de demissão o que ela deve fazer !

Existe possibilidade de processar o Banco em caso de demissão ?

Update:

Re 3264, qual seria a alegação do banco para demitir minha irmã por justa causa, conforme o que vc disse abaixo ??

Minha irmã cometeu alguma irregularidade ??

Qual ??

Comments

  • Procede a informação pois acima de 15 minutos o banco deveria pagar extra, agora não dá para entender o fato do Departamento Pessoal ter deixado passar este tipo de ocorrência.

    Sem dúvida, caberia o DP advertir sua irmã para não incidir na ocorrência. Esta ocorrência seria verbal. Havendo reincidência poderia faze-lo por escrito e, no caso dela já ter alguma advertência, passar por um suspensão que poderia varia de 1 a 3 dias.

    Agora, se eu fosse advogado de sua irmã, argumentaria junto ao Banco que a intenção dela não foi criar problema para o banco e sim estar em serviço com antecedência. E, diria mais se houve alguma irregularidade, a culpa maior foi da DP que deveria ter-lhe informado a respeito.

    Bem! Considerando que sua irmã trabalha no banco há vinte e cinco anos e talvez tenha uma boa folha de serviço, não acredito que eles lhe deem demissão. Pode ser que haja apenas advertência.

    Contudo, o banco pode demitir sua irmã, pois hoje a legislação favorece isto, no entanto, se o fizer com justa causa, é possível contratar um advogado para mostrar em audiência as falhas operacionais/administrativas cometidas pelo banco.

  • Concordo com Alcir. Mas, como há um movimento em grandes empresas em demitir empregados com muitos anos exercendo função laboral, aconselho que sua irmã não confronte a empresa, até mesmo faça uma negociação com ela. Para não perder o emprego. Mas, se for demitida, a empresa estrá totalmente errada, pois, a empresa que tinha meios para verificar a irregularidade e não o fez.

  • pelo que eu entendi, sua irmã chegava (todo dia) 15 minutos mais cedo do almoço e por isso o banco foi multado e agora o banco quer resposabiliza-la pela multasendo que ela não foi avisada q não poderia chegar mais cedo(vixe asituação complicou) mas é simples se ela foi acusada informalmente a multa não cai sobre ela,mas ela pode ser demitida por justa causa (o que seria uma injustiça ) mas como o banco é um banco privado o que se resta a fazer é esperar pra ver como é que fica e se ela for demitida o jeito é procuraroutro enprego.

  • creio que sua irma posa entrar com recurso sobre a multa em relação ao banco ela pode sim processa-lo em caso de demissao pois eles nao a informaram disso e ela nao tinha a obrigação de saber portanto o motivo nao justifica uma demissao .

  • Procure um advogado trabalhista, amigo. Boa sorte.

  • Claro que sim mande ela procurar um advogado trabalhista que é causa ganha na certa!

Sign In or Register to comment.