Acham mesmo que algum deus quer prevenir o mal ? Então...?

Epicuro de Samos ( 341-270)a.C. X Deus

Epicuro de Samos (341a.C. - 270a.C.)

" Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente.

É capaz, mas não deseja? Então é malevolente.

É capaz e deseja? Então por que o mal existe?

Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? ".

Comecemos por partes.

1) " Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente ".

Esta é uma conclusão extremamente lógica. Se Deus quer nos proteger do mal, presume-se que ele tenha capacidade suficiente para isso. Se ele quer, mas não consegue, logo, não é onipotente. Isto nos leva à segunda questão.

2) " Deus é capaz de prevenir o mal, mas não deseja? Então é malevolente ".

Outra conclusão precisa. Se Deus pode, mas não quer, logo, ele não é bom.

3) " Deus é capaz de previnir o mal deseja preveni-lo? Então por que o mal existe? "

Esta questão gera polêmica por onde passa.

Eis o pensamento dos religiosos, em geral:

Deus não criou o mal.

Deus criou os homens e deu-lhes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal.

O mal existe para nosso crescimento espiritual.

Sem o mal, nunca saberíamos o que é o bem.

Vamos lá.

Respondendo à pergunta de Epicuro, o mal existe porque Deus respeita o livre-arbítrio humano, não interferindo na escolha pelo mal. Após a morte física, Deus julga os indivíduos.

Ou seja, Deus sabe que o mal existe mas não coloca um dedo para mudá-lo. Ele se aproveita do mal para testar a bondade das suas criaturas (os seres humanos).

Após estas reflexões, há uma pergunta que não sai da minha cabeça: quando uma criança inocente é atirada pela janela de um apartamento, Deus vê, sente e sabe o que está se passando, mas mesmo assim não faz nada para salvar a criança da maldade dos assassinos (imagine a dor que esta criança sentiu ao atingir o duro chão). A única coisa que ele faz é deixar a menina morrer ("para que desperdiçar forças com minha onipotência?") para julgar seus pais somente após suas respectivas mortes.

A pergunta é: ISSO É JUSTO?

SE VOCÊ VISSE UMA CRIANÇA SENDO ATIRADA DO ALTO DE UM PRÉDIO, E VOCÊ PUDESSE REALMENTE FAZER ALGO, VOCÊ TENTARIA SALVÁ-LA OU A DEIXARIA MORRER? QUANDO DEUS ESCOLHE A SEGUNDA OPÇÃO, NÃO ESTÁ SENDO NEGLIGENTE?

SE VOCÊ PODE, MAS NÃO QUER SALVAR UMA CRIANÇA EM PERIGO, POR FAVOR, PROCURE TRATAMENTO, SEU CASO É GRAVE.

Penso que se Deus não quisesse intervir no livre-arbítrio humano, ao menos poderia salvar alguém cujo livre-arbítrio não está formado, alguém inocente, uma criança.

Sem falar das 40 mil crianças mortas no recente Tsunami asiático.

Onde está Deus? É o que todos se perguntam depois desses fatos.

Eu respondo: Em lugar nenhum... Deus não existe.

Conclusão: O mal existe porque Deus não existe. Pois se existisse não existiria o mal.

4) " Deus não é capaz e nem deseja prevenir o mal? Então por que o chamamos Deus? "

Se Deus não tem força nem vontade para prevenir o mal, ele é inútil.

" É tolo pedir aos deuses o que se pode fazer sozinho " (Epicuro).

Realmente muita tolice

Comments

  • Nossa, kara,essa aí faz qlqr crente virar ateu.. kkkkkkkkkk

    É isso ae, deus(minúsculo) n existe msm, se existisse, seria do mal, por estar se divertindo com a desgraça dos outros. Agr a pouco eu escutei um trovão, vindo ali de perto da praia. Pouco tempo depois escutei uma ambulância, e dps de mais um tempo, um helicóptero. O que se dá pra concluir é q o raio acertou alguém e matou, ou feriu. Agora eu pergunto: Onde estava deus nesse momento?

    Ak onde eu moro tem umas praias, e em uma delas, várias pessoas já morreram. Onde estava deus?

    Meu vizinho é um viciado em drogas, já roubou e a família dele briga com ele(o pai dele tbm fuma). Onde estava deus pra impedir tudo isso?

  • Concordo com você, porém as pessoas vem com aquela história da biblia e de Jesus e etc..

    AFF, estou muito cansada pra discutir agora ashasuihasu

    Prefiro acreditar no que eu vejo, no que é concreto, odeio ver essas pessoas devotas a um deus, uma religião, esperando algo acontecer, se algo acontecesse é permissão de Deus, seja bom ou ruim, e se algo bom acontece Deus toma crédito por tudo KKKK coisa hilária mas é verdade... Se você frequenta a igreja e consegue uma promoção, osirmão já vão falar que é benção de Deus e tal kk, e se vc não consegue, é porque Deus permitiu que não acontecesse, que a culpa é sua por não ador-a-lo da forma correta, e etc.. enfim, Acho que esses religiosos devotos, Não baseiam sua fé, por amor, e sim por medo, medo de ir pro inferno, medo da suposta ' tribulação', 'apocalipse' que eles tanto falam, e que já falam por anos e até agora nada HASHUAHEWUIAHSUAISHES, muito complicado entender o ser humano e o universo, prefiro não tentar entender. Nós vamos acabar caindo em grandes contradições, seja pela ciência, ou seja pela religião... Só temos que ''respeitar'' cada um.

    E a diferença entre '' um Deus vivo que as pessoas tanto pregam'' e ''EU"', é que se eu pudesse salvar uma criança, não deixar ela morrer de fome, ou conseguisse livrar ela de algum mal, eu FARIA, não iria ficar simplesmente no meu '' trono'' deixando que minhas criaturas se fodessem, principalmente se for uma criança '' que não tem pecado'' ou por ser simplesmente uma criança, inocente, que não merece sofrer.

    Bjs ;*;*

  • Tentar mostrar incoerências na bíblia ou no "deus" e perda de tempo eles não tem capacidade ou não querem enxergar!

  • Deus é mt inutil

  • Você realmente parece uma pessoa a procura de respostas. Só que está querendo ver uma lógica humana e racionalmente plausível. Isso é muito difícil irmão. Deus é espírito. Como tal e como criador de tudo o que vemos e sentimos achamos que Ele teria que ter o senso de justiça que temos, quando na verdade teria que ser o contrário. Deus nos deu leis, regras, ethical, ética, conselhos, sabedoria, toda a Bíblia para estudarmos e entendermos sua vontade. Nós não conseguimos, às vezes sequer as entendemos e queremos colocar Deus como culpado, bode expiatório por nossas delinquencias. Acontece irmão que Ele já fez isso. Já foi sacrificado. Foi para a cruz. Se fez miserável por nós. Se O seguissemos não teríamos tantos crimes, portanto, tanta injustiça, mas a carne fala mais alto que o espírito e agimos errado, e vemos o erro, e queremos crucificar às Deus todos os dias ao invés de crucificarmos nossos desejos cruéis e vis. O criador é julgado por parâmetros humanos pelas criaturas. As criaturas viram as costas para Deus por Ele não trazer justiça imediata, mesmo quando Ele já disse que guardou um grande dia para isso. Nos somos realmente racionais, mas até que ponto? Culpamos o criador por tudo e decretamos que Ele é incapaz de resolver nossos problemas, quando Ele já resolveu através de Jesus cristo, mas quem entende? Quem aceita? Quem é humilde para ler, para entender, para aceitar. onde está o humilde de coração, o manso, o puro, o necessitado? Somos todos soberbos e vehicle suficientes. Vivemos um inferno sem seguir lei nenhuma, mas achamos que somos maiores e melhores do que o criador. Até quando isso vai durar? Graça e paz.

  • Deus é capaz sim de evitar o mal. Mas não foi o homem quem se rebelou contra Ele?

    Não foi o homem que fez isso em busca de outros caminhos?

    Muito está em nós e somos nós quem temos que fazer mudanças profundas em nós mesmos.

    Porque Deus não pode escolher em nos mudar, e sim nós mesmos.

Sign In or Register to comment.