O que vc acha do CAU?

CAU

Amanhã será realizada a eleição para o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Entretanto, alguns fatos são bastante curiosos.

Recebi em casa a correspondência das Eleições 2011 para o CAU.

Abri e descobri que o voto é obrigatório, pela internet e possui uma senha.

Até ai tudo bem, afinal moramos numa democracia onde o voto é obrigatório.

Mas se você perder ou esquecer a senha não vota e se não votar é passível de multa.

Para tirar dúvidas resolvi entrar no site www.votaarquiteto.com.br e ai foi que me decepcionei:

entrando no site no item “chapas estaduais” “sergipe” você descobre que a chapa é ÚNICA. Isso mesmo. Em pleno século XXI eleição “democrática” com chapa única??!!

Meu questionamento é o seguinte: se souberam os nossos endereços para enviar a carta de convocação para as eleições com a senha porque não souberam nossos endereços para enviar convite para formação de chapas? A data final para inscrição de chapas foi no dia 29/08. mas só sei disso porque abri o site para tirar dúvidas sobre a votação. E não me venha dizer que eu sou culpada porque não procurei saber. Eu tinha que adivinhar que vocês criaram site e as porras todas!!! Sinto muito, mas a bola de cristal quebrou.

Não divulgou porque não houve ou não há tempo hábil. E por que não prorroga? Porque tem data para ser apresentado um conselho para a federação. E se há data limite para apresentação nacional por que não enviaram a convocação ou aviso no começo do ano. Ou seja, não há justificativa para tal procedência. (suposição de respostas).

Outra coisa: além da chapa ser única quando verifiquei os nomes me pareceu estar diante do corpo docente da UNIT. Temos outros profissionais de renome, mas são suplentes, ou seja, não me parece que terão grande atuação.

No site também não explica como será a atuação do CAU. Se será um órgão como o CREA, que continuará fazendo recolhimento das taxas das ART'S, protegendo a sociedade, fiscalizando só quando a obra for denunciada, fazendo cursos sem divulgar... repetindo e reproduzindo tantas outras mazelas do CREA, ou se funcionará como o IAB, perdão, será omisso como o IAB. Sim, porque a falta de divulgação para inscrição de chapas é semelhante a outras faltas de divulgação do IAB.

Minha repulsa pela chapa única apresentada é que se trata de profissionais instalados e reconhecidos no mercado que desconhecem os problemas que os novos profissionais vivenciam, até porque estes são funcioários daqueles nos seus escritórios e não é interessante para os profissionais com escritórios que os funcionários saibam reivindicar.

Os profissionais de renome possuem escritórios estruturados com clientela fixa, alguns sendo construtoras, não tendo que lidar com falta de concursos, inchaço de mercado, desvalorização diante da profissão de engenheiro civil, falta de pagamento do piso, pratica ilegal da profissão de estudantes de arquitetura desistentes do curso e de técnicos de edificações, etc, etc, etc.....

Estava esquecendo outra coisa: onde estão as propostas da chapa única?? ou isso também não existe numa democracia??

Agora nós sabemos que vocês têm nossos endereços.

Comments

  • Pegue o CREA, e divida em dois, bote um monte de arquitetos no poder, e o que você terá, outro CREA só com arquitetos. Como o CREA vê os interesses dos engenheiros acima dos arquiteto, ao inves te termos uma camara de arquitetura que deveria defender os interesses dos arquitetos no CREA e nunca os defendeu realmente, teremos um CAU, que foi criado para defender os interesses dos arquitetos e consolidar a separação das atividades entre os engenheiros e os arquitetos, assim o engenheiro poderá continuar fazendo projetos e os arquitetos não poderão gerenciar obras.

    Engraçado, eu não recebi o convite para formação de chapa, mas recebi o convite para a votação.

    Interessante que se olharmos a composição das chapas, temos o IAB em massa, e somente eles, por que será? Será que estão querendo acabar como o IAB e transformar em CAU? ou será que somente o IAB tem interesse em ter o poder maior sobre o controle dos arquitetos?

    Data:26/10/2011 08:08:16

    Autenticação:9E707D077ED4F4C8C163572B9AAA2341D8D748B1

    Acabo de exercer a minha democracia - Anulei o meu voto

  • Quem tem o endereço de todo mundo são os CREAs. E como se sabe não há interesse nenhum por parte do CREA que a coisa corra na mais perfeira ordem! mas por outro lado, pode ter certeza que todos os Arquitetos que reuniam condições para participar do conselho estavam por dentro dos prazos. Quem não se candidatou foi por consciência política. Chapa única não tem nada a ver com falta de democracia. Tem a ver com consenso e apoio para que a coisa evolua de forma satisfatória nessa tarefa espinhosa.

Sign In or Register to comment.