Sobre a faculdade de serviço social!?

estou pensando em fazer a faculdade de serviço social, mais gostaria de saber mais sobre o mesmo. Alguém que tenha feito ou sabe alguma coisa sobre a faculdade de serviço social pode me ajudar?...

tipo: *Em que irei trabalhar?

*Renda mensal?

*Se o curso é mesmo bom?

*Etc...

Comments

• Bem...

O CURSO EH BOM MESMO?

Depende! vc gosta de ler?... vai ler muito!

Filosofia, Sociologia, Psicologia, Historia, Estatistica, Direito, e principalmente muuuuuito sobre economia e política...

Se não gosta de política não vai gostar do curso!

vc vai ter cadeiras como teoria politica, teoria geral da economia, estatistica, Trabalho e Sociabilidade, Política de Saúde (estudar a estrutura do SUS e essas coisas), Políticas Sociais, Pesquisa Social, Economia Regional, Legislação social, enfim...

A renda mensal não eh alta... Vc não vai ganhar beeeem sendo Assistente Social (com algumas exceções, claro!). A média salarial razoável eh de +- R$ 1.200,00 (bruto)/ 8hs diárias. Alguns orgãos pagam melhor e/ou tem horário reduzido (6 hrs)... TJ, MP, Projovem, Forças Armadas e auxiliares (FAB, Marinha, PM, BM, Exercito...)

Mas tem lugares que querem pagar 550,00 por 45 hr/semana... oq eh insulto!

Pelos exemplos que dei, acho que tu percebeste quão amplo eh o campo de atuação, neh?!

Diz um autor muito lindo no curso, José Paulo Netto, que oq eh específico ao Serviço Social é sua inespecificidade... ou seja, vc ganha na faculdade a capacidade de entender o mundo e as relaçoes de produção e reprodução social para aplicar no local do trabalho... mas a prática muda de acordo com o emprego/trabalho...

O AS que dá aula no Projovem não faz o mesmo que aquele que trabalha em um hospital, ou na PM, ou em um presídio pq as demandas são diferentes... mas todos tem que ter o mesmo olhar crítico sobre a sociedade e sobre sua prática profissional.

Vc conhece algum(a) AS?

se conhecer, peça a ele/a pra acompanha-l@ qquer dia... eh um trabalho corrido... muitas vezes vc passa muito tempo na rua, no sol e na chuva, sempre em locais onde as pessoas tem pouco poder aquisitivo e instrução, vc vê coisas horriveis (maus tratos, negligencias, fomes, miserias de todos os tipos...), mas trabalha garantindo o direito das pessoas de terem uma vida melhor... e principalmente dando sentido a frase da constituição sobre assistencia: 'assistencia social é direito do cidadão e dever do Estado'.

^^

Boa sorte na escolha

eu escolhi por isso e hj sei que era exatamente oq queria.

Seja feliz

• esse site é da minha universidade!!

veja se gosta?!

http://www.ufrn.br/ccsa/serv_social.htm

Sign In or Register to comment.