Qual o significado da praga que transformou as águas do Egito em sangue em Êxodo?
Por que as águas do rio Nilo que banha o Egito fora afetadas? E por que se transformaram em sangue?
"Disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo. Vai ter com Faraó pela manhã; ele sairá às águas; estarás à espera dele na beira do rio, tomarás na mão o bordão que se tornou em serpente e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, me enviou a ti para te dizer: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; e, até agora, não tens ouvido. Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangue. Os peixes que estão no rio morrerão, o rio cheirará mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio. Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: toma o teu dordão e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que se tornem em sangue; haja sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra." (Êxodo 7.14-19; ARA)
Comments
RODRIGO, CREIO QUE EU POSSO RESPONDER A SUA PERGUNTA E MATAR A SUA CURIOSIDADE.
COMO OS EGÍPCIOS ADORAVÃO O RIO COMO UM DEUS E NÃO NECESSITAVAM DA CHUVA, DEUS CONTAMINOU AS ÁGUAS PARA PROVAR QUE OS SEUS DEUSES NÃO TINHAM NEM UM PODER.
CADA PRAGA ENVIADA; DESAFIAVA UM DE SEUS DEUSES.
EX: ELES ADORAVÃO A RÃ, DEUS ENVIOU A PRAGA DAS RÃS. ELES ADORAVÃO O SOL, DEUS ENVIOU A PRAGA DAS TREVAS. ELES CULTUAVÃO O PRÓPRIO CORPO, DEUS ENVIOU A PRAGA DE PIOLHOS E SARNA. ASSIM DEUS DESAFIOU TODOS OS SEUS DEUSES.
De inÃcio, Faraó não queria deixar o povo judeu sair da escravidão, mas depois (Se vc ler o texto direitinho) verás que Deus endureceu o coração de Faraó e cada praga significa a derrota de um dos deuses do povo egÃpcio que era politeÃsta. Eles cultuavam a tudo. Ao RIo, as plantações,..... E cada praga era a demonstração de que o Deus dos Judeus era mais forte que os deuses dos egipcios. E só para explicar aos incrédulos que procuram dar explicação cientÃfica a tudo, lhes digo que a medida em que a ciência vai avançando, ao invés de contradizer, ela simplesmente confirma a BÃblia. E não podemos esquecer que na época ninguém sabia o que era alga e os efeitos sobre as águas. Não sabiam o que era cometa e assim sucessivamente. E Deus se utiliza inclusive das forças da natureza para executar suas obras e sua vontade. Em apocalipse, o profeta diz que pessoas se desfarão de pé, com os olhos e lÃngua apodrecendo dentro das órbitas e da boca sem nada ser destruÃdo. Isto não é uma descrição de uma bomba de neutrons? Sò que o profeta sequer sabia o que significava bomba. QUe fará neutron. E por aà vai.
A ciência tem outra explicação para as pragas! Quanto ao sangue são algas avermelhadas que em excesso devido algum desequilÃbrio no rio, contaminam a agua do mesmo trazendo morte aos peixes que irá atrair moscas e as mosca irão atrair sapos que serão devorados pelos mesmos! Tudo na vida existe uma explicação cientÃfica! Algumas demoram um pouco mais outras menos para se explicar! Tudo é uma questão de tempo e estudos! Conclusão: Alguns dizem serem castigos divinos mas são acontecimentos naturais! Também não existe provas materias de que Moisés esteve no Egito ou vagando pelo deserto durante 40 anos!
Há uma explicação bem natural: proliferação de algas vermelhas. Hoje já vimos, aqui mesmo onde moro, as águas ficarem azuis por causa das algas azuis. Na Lagoa Rodrigues de Freitas também acontece.
Se você ler o Apocalipse, verá que as 2 testemunhas realizarão os mesmo feito, quando começarem os sinais do fim.
Só que agora, serão todas as águas do planeta ( mares, rios, fontes, etc..).
veja este video por favor e saiba porque a igreja mente :
http://www.youtube.com/watch?v=baF-_kOqQ8w
porque deus não existe
Para libertá-los das garras obstinadas de Faraó, Jeová, o Deus de Israel, teve de enviar dez diferentes pragas contra o Egito. (Ãxodo 7:14-12:36) Tais pragas equivaliam a uma calculada humilhação dos deuses mitológicos do Egito.
1ª praga: água vira sangue – Arão levantou o bastão e bateu no rio, e a água virou sangue, os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egÃpcios não podiam beber água dele. E em todo o Egito houve sangue.
o nome e esse mesmo " Ãgua vira Sangue" ok
Ps: Edivan Kovalik
Do meu ponto de vista entendo o seguinte: sangue = vida, sem sangue qualquer ser vivo morre.
Deus estava mostrando atraves desse ato, algo profetico, claro com teor historico e necessario para aquele momento, mas creio que Deus queria mostrar para nós hoje que o sangue de Jesus profetico traria vitoria ao seu povo. livramento para uns e juizo para outros.
Tanto profeticamente (apontando para a morte de Jesus) como historicamente, os magos do Egito tentaram fazer igual a moises e araao, mas não conseguiram, e muitos estaão tentando fazer isso nos nossos dias... e todas as demais pragas tem sentido historico e profetico.