Qual o significado da praga que transformou as águas do Egito em sangue em Êxodo?

Por que as águas do rio Nilo que banha o Egito fora afetadas? E por que se transformaram em sangue?

"Disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo. Vai ter com Faraó pela manhã; ele sairá às águas; estarás à espera dele na beira do rio, tomarás na mão o bordão que se tornou em serpente e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, me enviou a ti para te dizer: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; e, até agora, não tens ouvido. Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangue. Os peixes que estão no rio morrerão, o rio cheirará mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio. Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: toma o teu dordão e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que se tornem em sangue; haja sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra." (Êxodo 7.14-19; ARA)

Comments

  • RODRIGO, CREIO QUE EU POSSO RESPONDER A SUA PERGUNTA E MATAR A SUA CURIOSIDADE.

    COMO OS EGÍPCIOS ADORAVÃO O RIO COMO UM DEUS E NÃO NECESSITAVAM DA CHUVA, DEUS CONTAMINOU AS ÁGUAS PARA PROVAR QUE OS SEUS DEUSES NÃO TINHAM NEM UM PODER.

    CADA PRAGA ENVIADA; DESAFIAVA UM DE SEUS DEUSES.

    EX: ELES ADORAVÃO A RÃ, DEUS ENVIOU A PRAGA DAS RÃS. ELES ADORAVÃO O SOL, DEUS ENVIOU A PRAGA DAS TREVAS. ELES CULTUAVÃO O PRÓPRIO CORPO, DEUS ENVIOU A PRAGA DE PIOLHOS E SARNA. ASSIM DEUS DESAFIOU TODOS OS SEUS DEUSES.

  • De início, Faraó não queria deixar o povo judeu sair da escravidão, mas depois (Se vc ler o texto direitinho) verás que Deus endureceu o coração de Faraó e cada praga significa a derrota de um dos deuses do povo egípcio que era politeísta. Eles cultuavam a tudo. Ao RIo, as plantações,..... E cada praga era a demonstração de que o Deus dos Judeus era mais forte que os deuses dos egipcios. E só para explicar aos incrédulos que procuram dar explicação científica a tudo, lhes digo que a medida em que a ciência vai avançando, ao invés de contradizer, ela simplesmente confirma a Bíblia. E não podemos esquecer que na época ninguém sabia o que era alga e os efeitos sobre as águas. Não sabiam o que era cometa e assim sucessivamente. E Deus se utiliza inclusive das forças da natureza para executar suas obras e sua vontade. Em apocalipse, o profeta diz que pessoas se desfarão de pé, com os olhos e língua apodrecendo dentro das órbitas e da boca sem nada ser destruído. Isto não é uma descrição de uma bomba de neutrons? Sò que o profeta sequer sabia o que significava bomba. QUe fará neutron. E por aí vai.

  • A ciência tem outra explicação para as pragas! Quanto ao sangue são algas avermelhadas que em excesso devido algum desequilíbrio no rio, contaminam a agua do mesmo trazendo morte aos peixes que irá atrair moscas e as mosca irão atrair sapos que serão devorados pelos mesmos! Tudo na vida existe uma explicação científica! Algumas demoram um pouco mais outras menos para se explicar! Tudo é uma questão de tempo e estudos! Conclusão: Alguns dizem serem castigos divinos mas são acontecimentos naturais! Também não existe provas materias de que Moisés esteve no Egito ou vagando pelo deserto durante 40 anos!

  • Há uma explicação bem natural: proliferação de algas vermelhas. Hoje já vimos, aqui mesmo onde moro, as águas ficarem azuis por causa das algas azuis. Na Lagoa Rodrigues de Freitas também acontece.

  • Se você ler o Apocalipse, verá que as 2 testemunhas realizarão os mesmo feito, quando começarem os sinais do fim.

    Só que agora, serão todas as águas do planeta ( mares, rios, fontes, etc..).

  • veja este video por favor e saiba porque a igreja mente :

    http://www.youtube.com/watch?v=baF-_kOqQ8w

    porque deus não existe

  • Para libertá-los das garras obstinadas de Faraó, Jeová, o Deus de Israel, teve de enviar dez diferentes pragas contra o Egito. (Êxodo 7:14-12:36) Tais pragas equivaliam a uma calculada humilhação dos deuses mitológicos do Egito.

  • 1ª praga: água vira sangue – Arão levantou o bastão e bateu no rio, e a água virou sangue, os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egípcios não podiam beber água dele. E em todo o Egito houve sangue.

    o nome e esse mesmo " Água vira Sangue" ok

    Ps: Edivan Kovalik

  • Do meu ponto de vista entendo o seguinte: sangue = vida, sem sangue qualquer ser vivo morre.

    Deus estava mostrando atraves desse ato, algo profetico, claro com teor historico e necessario para aquele momento, mas creio que Deus queria mostrar para nós hoje que o sangue de Jesus profetico traria vitoria ao seu povo. livramento para uns e juizo para outros.

    Tanto profeticamente (apontando para a morte de Jesus) como historicamente, os magos do Egito tentaram fazer igual a moises e araao, mas não conseguiram, e muitos estaão tentando fazer isso nos nossos dias... e todas as demais pragas tem sentido historico e profetico.

Sign In or Register to comment.