Racismo e Cotas no Brasil. Com seriedade!?

Gostaria que os participantes do YR expressassem sua opinião sobre o Racismo no Brasil.

Ele realmente existe, se comparado com outros países?

As leis punem quem pratica esse crime inafiançável?

Alguém já foi vítima desse tipo de crime?

O racismo no Brasil justifica a aplicação de cotas para afro-descendentes em universidades e concursos públicos?

A cota é discriminatória?

O que existe no Brasil é racismo ou preconceito de classes?

E principalmente: Vcs acham que o Brasil é uma nação racista?

Comments

  • Eu não considero o Brasil racista em comparação com outros países! em outros países o racismo é quase q um odio contra negros! pra mim as cotas querem cor e não descendencia se vc for negro ou mulato vc tem direito, se vc for afrodescendente branco vc não tem!o lula é um palhaço querendo votos da menoria!os propios negros acham desnecessaria as cotas( a maioria q eu conheço)aposto q se um negro entrar na faculdade vão dizer _ só entrou pq tem cota!e ñão pela capacidade( principalmente na Usp)

  • Racismo é uma discriminação por motivo de "raça".

    Porém, é muito difícil definir o que é uma raça humana. O sujeito que tem mais melanina é de raça diferente?

    Isso é um absurdo.

    Pior ainda é dar regalias para o sujeito, apenas porque nasceu com a pele num tom mais escuro.

    As cotas não seriam uma forma de insinuar que os negros são mais incapazes do que índios, orientais ou brancos?

    Mas preconceito nem sempre é injustificado.

    Eu não voto e nem quero contato com petistas, eles são mentirosos, irascíveis, se acham os donos da verdade mas, na verdade, são gente com a moral muito baixa.

    O racismo que existe no Brasil só existe em políticos pouco confiáveis que querem criar leis injustas e racistas.

    Os brasileiros não são racistas.

    Mas os brasileiros com um nível intelectual, de normal para cima, são um pouco preconceituosos, não gostam de bandidos, hipócritas e petistas.

  • Se um negro for inteligente o suficiente para se tornar " rico " ele não será segregado - a segregação é apenas econômica ou " social " - tenho vários amigos negros ( ops , afro-descendentes ... ) que concordam comigo . Acho que a desculpa racista nos dias de hoje só serve para esconder incapacidade intelectual e/ou preguiça . Cotas para qualquer raça são extremamente injustas e inaceitáveis ! Acaso houve algum dia cotas para asiáticos ? Eles precisaram disso ? Se eu fosse negro , acharia essas cotas totalmente humilhantes , pois significam , em outras palavras , que sem isso sou incapaz de ingressar numa universidade ou conseguir um emprego . Quanto à questão do racismo , vejo como um complexo de inferioridade transmitido pelos próprios negros aos seus filhos . Você já viu algum alemão ou japonês ( ou seja , brancos e amarelos ) reclamando de discriminação racial ? Foram no Brasil tão " escravos " quanto os negros , com uma grande diferença : não foram vendidos ( ou se deixaram vender ) como gado por outros da mesma raça para comerciantes navegadores e conseguiram sair da " escravidão " sem a ajuda de ninguém . No Brasil não existe racismo , o que existe mesmo são piadas para todas as raças em que nada pode ser levado à serio . Principalmente iniciativas caricatas como essa . Melhor seria se abolissem todos os cidadãos da verdadeira escravidão : Os impostos . Não apenas trabalhamos 3 meses por ano para o governo , sem remuneração e sem possibilidade de fuga , como pagamos para isso ( alimentação , combustível , etc ) ! E ainda recebemos chibatadas com os péssimos serviços públicos ...

  • O racismo no Brasil existe sim, e é muito forte, principalmente nos estado do sul, onde negros são minoria.

    Na questão das cotas: Isso sim é um racismo escancarado, estão chamando os negros de incompetentes. Sem condições de concorrerem em igualdade com os brancos.

    Abraço

  • O Brasil é uma nação muito racista, mas Infelizmente ou felizmente (eu não sei ao certo) o racismo aqui é mascarado!!!!

    mascarado, mas muito pressente, se observarmos as "profissões de pobre" todas são ocupadas por negros...

    podem dizer que é por questão de escolaridade, mas o problema esta ai raramente vai se ter um negro ascendendo socialmente porque os fatores políticos não permitem...

    e isso tudo e forma de racismo... agora querem libertar o racismo, com as cotas querem mostrar que eles não são contra os negros, só não querem que eles ocupem o mesmo espaço

  • Brasil é uma nação racista, Italia aonde eu moro é racista e a Polonia onde eu nasci e fui criado é também.

    Acho q pulei uns 130 paises mas a lista seria tao comprida....

  • São várias perguntas...mas vamos lá.

    O racismo existe aqui e em todas as partes do mundo.

    As leis no Brasil punem severamente este tipo de crime.

    Muitos foram, são, e continuarão sendo vítimas deste tipo de crime.

    O racismo no Brasil justifica a aplicação de cotas para afro-descendentes, entre outros, em universidades e concursos públicos.

    A cota claro que é discriminatória, no sentido de que discrimina quem é beneficiado.

    Tanto existe racismo quanto preconceito de classes no Brasil.

    O Brasil não é uma nação racista, não no sentido clássico do racismo, que prega a inferioridade de certas raças e a superioridade de outras. É apenas opinião minha, mas o racismo no brasil tem mais a ver com desprezo narcísico do que com ideologia.

  • eu não diria que é racista mas as oportunidades são desiguais. a elite está encastelada e não larga o osso. fica tudo para os filhos, depois os filhos dos filhos, depois os filhos dos filhos dos filhos, ad infinitum. a plebe ignara precisa de um banho de conhecimento, de educação. hoje uma família desfuncional e pobre determina o - mau - futuro dos seus filhos; a escola não é capaz de quebrar este ciclo vicioso, de exercer uma boa influência. eu estou cansado de ouvir professores dizendo que não conseguem fazer nada porque o pai é alcoolatra e a mãe tem 13 filhos e leva as crianças para o sinal! pois eu acho que deviam fazer algo. porque não sai um engenheiro, um neurocirurgião de dentro da favela? por que só sai jogador de futebol e cantor de rap? eu acho que o governo devia buscar os instrumentos para começar a tirar engenheiros e neurocirurgiões de dentro das favelas. não me importa como vai ser, se vai ser através de cotas, de incentivos em dinheiro para os melhores alunos, de mais investimento, de mais cobrança dos funcionários. não me importa. eu quero que pessoas competentes resolvam o problema da melhor forma possível. nos países asiáticos já aconteceu, na europa e nos eua já aconteceu. os exemplos estão aí, é só seguir.

Sign In or Register to comment.