Você sabia que o centro da Terra não é de rocha derretida?
O centro da Terra é uma densa região de material sólido, magnético e, provavelmente, de ferro metálico, envolta por uma camada de ferro derretido. O núcleo, que tem uma temperatura maior do que a dessa camada, não se torna líquido por causa da enorme pressão (de cerca de 50 milhões de libras por polegadas quadradas) que é exercida sobre ele.
Comments
Camarada Kiko veja o complemento de minha resposta pelo site http://www.geocities.com/CapeCanaveral/7754/terra....
O problema de viajar até o centro da Terra não é a distância. São 6.370 quilômetros partindo do nivel do mar até o ponto mais profundo, cerca de 1.000 léguas, bem menos do que a costa brasileira, que tem 8 000 quilômetros de praia. A glande dificuldade é mesmo o calor e a pressão debaixo dos nossos pés. Até hoje, a profundidade máxima atingida foi de 13 quilômetros, em solo russo, em 1987. E, mesmo assim, quem viajou foi uma sonda, já que a essa altura qualquer ser humano estaria assado, cozido e frito.
Para ir fundo é preciso embarcar num computador, o único veículo seguro para atravessar todas as camadas que formam o planeta. Com os programas de informática desenvolvidos para a Geologia, hoje é possível processar as informações colhidas pelos cientistas e ver em detalhes o que existe dentro do globo.
Já se sabia, por exemplo, que grandes correntes de material mole e quente se movimentavam no manto, a porção que fica abaixo da crosta. Agora, dá para ver essas massas gigantescas em três dimensões e mapear seu comportamento, como fez o geólogo chinês Weijia Su da Universi-dade Harvard, nos Estados Unidos. "As ondas sísmicas contam o que acontece no interior da Terra."
Gostei desta curiosidade kiko, pois sobre o assunto o que sei é só o que eu via quando assistia aquele filme " Viajem ao Centro da Terra " mas vejo que era muita ficção, mas tbm pela sua postagem vejo que é uma pressão muito acima de qualquer normalidade........vlw por mais essa
um abração!
Valeu Kiko......, mais uma que aprendi.
Não sabia, não.
Vamos mudar o nome da seção... pergunte pra vc mesmo responder, responda pra vc mesmo, descubra o que vc ja sabia.
Sabia...Por que o mundo começou atraves de uma bola de fogo .Como poderia ter sido uma rocha derretida?
Obévio.....