Um texto pode ser coerente sem ser coeso?

Update:

Explique através de exemplos.

Comments

• Pode sim! A coerência retrata se há um raciocínio lógico no texto, ou seja, se o texto faz sentido.

Já a coesão está expressa na forma como as frases estão unidas, se estão ligadas. Se o texto pode ser lido de forma fluente (mesmo que seja totalmente sem sentido) há coesão.

Por exemplo:

1) Eu comprei um carro e, por isso, tive que pedalar muito. ( A frase é coesa, ou seja, tem uma leitura legal, mas não faz o menor sentido, já que quem tem carro não pedala )

2) Eu gosto de café. Eu gosto de leite ( A frase faz sentido, mas não é coesa, não estão bem ligadas )

Para tornar o exemplo 2 coeso e coerente:

Eu gosto de café e de leite.

Entendeu? Bons Estudos!

• COERÊNCIA. Um texto para ser coerente depende do conhecimento da língua e de mundo e do grau de compartilhamento desse conhecimento entre produtor e receptor. Se o receptor de um texto não conhecer bem a língua que lhe deu forma, bem como a realidade de que ele fala, com toda certeza irá classificá-lo como incoerente. A coerência textual depende também das inferências, da intertextualidade, dos fatores pragmáticos e interacionais (tipos de atos de fala na interação, contexto de situação, intenção comunicativa).

COESÃO. A coesão é responsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da seqüência superficial do texto, não perdendo de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo, para constituir finalmente um texto.Os mecanismos para a coesão de um texto podem ser o uso adequado dos operadores argumentativos, do léxico através da reiteração (repetição do mesmo item lexical: sinônimos, nomes genéricos etc.) e da colocação (uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo).

• A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.

Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.

Então eu acho que sim, pois você pode fazer um texto que não fuja do tema, mas que nenhum dos parágrafos tenha nenhuma ligação com o outro.

• claro, vai ficar estranho, mas coerente.

• Sim, desde que a análise do texto foque 2 situações distintas.

Ex: A redação está gramaticalmente coerente, mas o conteúdo dela não está coesa com a realidade.

Obs: Coerente e coeso são palavras sinônimas.

Sign In or Register to comment.