transubstanciação na igreja católica?

a igreja católica pratica, dentro do mistério da missa a idéia da transubstanciação. As igrejas protestantes praticam a consubstanciação ( igreja metodista e luterana) e a memorial (batista)porque então a igreja católicA FALA, "EM MEMORIA DE MIM" no ato do mistério?

Comments

  • existe uma discussão interessante e extensa sobre as diferentes abordagens da Eucaristia entre as igrejas cristãs na fonte abaixo:

  • Amigo

    a transubstanciação na Igreja Católica,é nada mais ,

    a representação do pão em corpo de Cristo ,

    e aos fiéis em Hostia...

    eis o misterio da fé!

    um abraço

    PAZ e BEM a todos!

    Jo

  • Se eu entendi sua pergunta, é uma ótima pergunta que surgem até entre uma minoria que participa da Santa Missa mas não conhece Liturgia de forma mais profunda.

    Memória na linguagem mais usada, significa "relembrar" ou armazenar algum dado. Mas a "memória" Eucarística significa reproduzir, fazer novamente, tornar presente novamente, isto é, "fazem isso em memória de mim", significa: "fazei isso para me tornar presente novamente".

    A palavra representar, também causa polêmica, pois na nossa linguagem significa "fazer de conta" ou "encenar", mas na linguagem Eucarística "representar" significa trazer presente novamente", assim como memória.

    representar = re(retornar ao) + presente

  • A transubstanciação é o processo de transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo, isto é feito por um rito no qual envolve uma um versículo bíblico em forma de oração e ali está escrito esta frase.Não vejo problema algum.

    Receba meu abraço!

  • É a passsagem bíblica da santa ceia:

    1 Coríntios 11:24 e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: "Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim."

    1 Coríntios 11:25 Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim."

    A Igreja Católica leva essas passagens ao pé da letra, enquanto as outras interpretam essas passagens como metáforas.

    keup's....

    transubstanciação é acreditar que a óstia e o vinho transformam-se no corpo e no sangue de Cristo no ato do mistério (posição da Igreja Católica)

    consubstanciação é acreditar que eles representam o corpo e o sangue de Cristo (posição das igrejas protestantes)

  • O que é consubstanciação e transubstanciação?

  • Ao contrário do que a Jodeily falou, um dos dogmas centrais do catolicismo é que a hóstia e o vinho SÃO, respectivamente, o corpo de um tal Jesus que teria morrido na Judéia e etc. ISSO é transubstanciação: uma substância supostamente se transformaria em outra.

    Ao contrário da maioria das correntes protestantes que também usem um rito parecido: nestas, ao invés de se TRANSFORMAR, alega-se que REPRESENTAM o corpo e o vinho.

    Mas se quiser a minha opinião bem sincera, se for fazer uma análise clínica, descobre-se (sem surpresa) que não são nem carne nem sangue, são só uma casquinha de waffler e vinho barato.

    Abraços!

  • consubstanciação e transubstanciação é a mesma porcaria.

  • Ao repartir o pão e dar a todos os que estavam ao seu redor dizendo-lhes “fazei isto em memória” de mim, Jesus ensinava aos seus seguidores que todos são iguais perante Deus, e que não deve haver entre os homens na terra qualquer diferença ou privilégios. Tudo deve ser repartido, principalmente a comida e a bebida.

  • O Deus Mitra dos romanos era comemorado com festa de fartura de pão e vinho todos os anos no dia 25 de dezembro desde muito antes do nascimento de Jesus Cristo.

    Ano 391 - O Imperador Romano Constantino proclama o cristianismo como religião oficial do Império Romano, e assim ocorre o apocalipse de Jesus Cristo.

    Apocalipse vem do Grego "apokálypsis", significa a ação de descobrir um novo Deus, a revelação de um novo Deus.

    Apocalipse não tem nada há ver com o fim do mundo, tem há ver com a queda de um Deus e a revelação de um outro.

    Com o fim do mitraísmo, queda do Deus Mitra e, com o apocalipse do então novo Deus revelado Deus Jesus Cristo seu aniversário começou a ser comemorado neste mesmo dia 25/12 e, a eucaristia é feita com pão e vinho o ano todo nas missas justamente porque o Deus Mitra era assim comemorado também, com fartura de pão e vinho.

    Portanto as tradições permaneceram as mesmas, apenas um Deus substituiu o outro e os cultos foram ajustados a essas mudanças.

    A fartura de pão e vinho foi "transformada" em uns golinhos de vinho só para o padre e umas hóstia fininhas de pão para os fiéis que vão fazer a comunhão, coisa que deixa evidente o caráter econômico financeiro como fator preponderante nesse tal de mistério da fé.

    Ei$ o mi$tério da fé hehhehe...

Sign In or Register to comment.