Reflexão sobre: Livre arbítrio, Manipulação e Mecânica Quântica. Suas opiniões?

Vocês acreditam que tudo esta predestinado, que o universo é pura matemática, e que Deus joga dados com o universo?

E deus, quem é ele? Um ser matemático supremo, que criou tudo bem planejado?

Um ser que enganou, ou melhorou, a sua criação se enganou por conta própria achando ter consciência e livre arbítrio? E as religiões, são muletas pra quem precisa de respostas?

Elas foram criada por Deus ou foi um acaso da existência?

Esse momento, essas minhas perguntas vão alterar o que vocês vão fazer daqui a 20 anos?

Você foi manipulado pelo destino, e por toda a mecânica quântica e outros estados a vir aqui e responder essa pergunta? Somos apenas uma maquina biológica? Existimos mesmo?

O que acham da filosofia Niilista passiva e da ideia de freud sobre o ego em relação ao livre arbítrio, e o que Einstein quis dizer com a frase: ''Deus não joga dados com o universo''?

Seria mais fácil acreditar em probabilidades, causas e historias concretas e provadas do que acreditar em mera filosofia contraditória? Existe paralelo entre a mecânica quântica e Religião?

Crise existencial, e tudo isso que eu falei sobre não existir, de ser manipulado, o que faz sentido pra você? Vale a pena viver? Boa madrugada! :)

Update:

Ninguém merece, essas falhas do yr. Perguntas não entrando nas categorias e caindo no limbo.

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

SL

Comments

• Eu tenho uma formação cristã-católica forte. Não escapo das suas influências, mas não a sigo como doutrina dogmática, extremista ou cegamente.

Há, porém, em mim, uma característica forte de lógica-matemática e científica o que parece uma contradição, mas que acho não ser, necessariamente. Como a boa lógica também não pode se provar em si mesma. E a própria ciência também tem uma filosofia bastante avançada no sentido de questionar a si própria, levando em consideração que ela também é um código de interpretação e não presume estar falando da verdade absoluta. Deixar tudo em suspensão e não certezas, é uma coisa que junta essas duas visões.

Portanto, Deus não estaria lançando dados, talvez nem seja o responsável pela criação do universo, não da forma manual e construída que se imagina as religiões, mas um criador observador. Poderia ser ele a própria lógica. Poderia ser ele um grande anjo que protege, mas não interfere, ou interfere pouco. Até porque o conceito de bom e ruim é construído socialmente.

Sobre o pouco que sei sobre os ramos de influência das teorias quânticas, ela abre o mundo para as possibilidades e não as restringe.

Se há razão em viver, é só você quem poderá dizer. Ou já disse e está apenas seguindo o fluxo lógico dos acontecimentos já predeterminados. Se for essa a opção não há porque se preocupar rs.

Acho que não temos o livre arbítrio totalmente. O nosso inconsciente manda quase totalmente nas nossas ações e pode parecer que somos apenas meras máquinas biológicas, mas qual o mau nisso? Não somos o que achamos ser, de fato, mas porque devemos ser aquele ser fictício que está no controle das ações?

• O livre arbítrio foi inventado pela igreja católica para diferenciar o catolicismo, das outras religiões que afirmam o contrário!

• Pois é, mas a mecânica quântica caminha em contraposição à Religião, e ela é a única que explica a lei de causa e efeito.

Sign In or Register to comment.