Voce sabe escutar a outra pessoa, mesmo que ela esteja errada?

Vamos conversar diferente

Quanto tempo perdido porque não se procura escutar e acolher o que o outro tem a dizerA+A-

Em muitos relacionamentos há um tipo de conversa que quase sempre acontece dentro do mesmo esquema: provar que um está certo e que o outro está errado. Durante a conversa (melhor dizendo: a discussão), cada um fica mais preocupado em:

• rebater o que o outro está dizendo;

• derrubar os seus argumentos;

• desmerecer o outro e seus argumentos;

• apelar para sua moral, etc..

Enquanto um está falando, o outro nem presta atenção, porque está preocupado em arranjar argumentos que possam contradizer ou rebater o que está sendo dito por essa pessoa. Assim, fica uma conversa emperrada e infrutífera. Não favorece em nada o relacionamento. No final, teria sido bem melhor que nem tivesse acontecido. Piorou. O muro ficou ainda maior do que já estava. Quanto tempo perdido porque não se procura escutar e acolher o que o outro tem a dizer.

Comments

  • De fato, escutar é um exercício de tolerância, e creio que devamos praticá-lo sempre. Ninguém gosta de ser ouvido com descrédito, pouco caso ou zombaria. Da mesma forma como gostamos de ser ouvidos, precisamos tentar ser bons ouvintes. Procuro escutar a pessoa ainda que não compartilhe das mesmas opiniões. Depois, CASO ela me pergunte o que acho, sou franca e digo a verdade (quer lhe agrade ou não). Tentar convencer alguém é algo difícil, mas, se a pessoa estiver correndo algum tipo de perigo, e minha opinião for crucial, procurarei lhe mostrar o caminho correto para que não se machuque à toa.

  • Não querendo ser melçor do que os outros...realmente eu costumo ouvir atentamente o que alguém que comigo conversa esdá a dizer.

    Em primeiro lugar, esta foi a educação herdadada dos meus pais e de relacionamentos culturais com pessoas cultas.

    Em segundo lugar, porque somente ouvindo o que o outro tem a dizer, voçê pode saber se esta pessoa esta certa ou está errada´, daí então voçê poderá apoiá-la cao esteja certo, ou até mesmo tentar explicar-lhe o que está certo e o que está errado no propósito a que ela lhe fala. Por certas vezes, algumas pessoas não gostam de serem posicionadas contra o seu pensamento, neste sentido voçê fica em vértiçe...porque não ajuda e deixa esta pessoa aq ficar com o seu pensamento errôneo.

    E´isto aí.

  • Sim, eu ouço o que a pessoa tem a dizer, mesmo estando errada. Ela possui o direito de se expressar.

  • Bem interessante, mais, isso se aplicaria a todos os circulos de conversa? Acredito que não, aqui mesmo, em YR na secção de religião espiritualidade, poderia ser usada essa técnica com fanáticos? sejam eles religiosos ou ateus, cada um com argumentos mais "inverosímiles" que o outro.

    Em determinados ambientes pode ser aplicado este comportamento de pessoas civilizadas, mais se tratando de religião (e tal vez política) o fanatismo toma conta de todos os bandos.

    Tenha um bom fim de semana.

  • quando ela esta muito errada não tenho paciência

  • Vou dizer a verdade,geralmente fico chateada quando dizem que estou errada,e geralmente é verdade.

    Então eu fico pensando durante um tempo,e penso que a pessoa está certa.

    Mas sou uma pessoa difícil,se no caso eu tiver que pedir desculpas eu não peço,sou muito 'nariz em pé' com em relação à isso,sei que não devia fazer,isso é péssimo pra mim.

    Mas se eu tiver que escutar,o jeito é escutar mesmo errada ou certa.

  • eu ouvo tudinho, só que não presto atenção,porque é melhor ouvir do que ser surdo e não fico pensando em argumentos para retrucar não, viajo em outros pensamentos e concordo no final, todo mundo fica feliz

  • Fazer o que, é meu grande defeito... estou tentando suavizá-lo aos poucos... comecei pelo ouvir o outro sem interromper ( eu n conseguia ouvir calada até o fim o que outro tinha a dizer, pois queria interromper para me justificar e derrubar os argumentos, como vc acabou de dizer), e estou indo bem... só depois que a pessoa termina de falar é que eu falo!!!

  • Não me incomodo de ouvir, mas quero ter o direito de resposta.

  • Eu escuto normalmente, sem dar nenhuma opinião; mas se pedir minha opinião, eu ñ tenho dó nem piedade, tudo que estiver de errado eu falo .

Sign In or Register to comment.