Ajuda (De preferência, quem entenda de matemática e física)?
Oi Pessoal, fiz o vestibulinho pela primeira vez, estudei muito "Atualidades", "História" e "Português", com o básico de matemática (Regra do 3,porcentagem,fórmulas (Áreas, volume, valor da hipotenusa) e não estudei nada de Ciências. Conclusão, as fórmulas já estavam expostas na questão (dando a impressão de que eram para ser feitas de outras maneiras, não caiu nada de atualidade, História e Português foram o básico do básico e acertei. Me respondam, como entender as questões de Física e Matemática neste tipo de Prova (ETEC)? eu fui muito mal, acertei 18 + 10%.
Exemplo de exercícios que não entendi (resolvam e expliquem detalhadamente):
Questão 4
Você já deve ter visto em seu bairro pessoas que vieram diretamente da roça e, munidas de carrinhos de mão e uma simples balança, vendem mandiocas de casa em casa.
A balança mais usada nessas situações é a apresentada na figura a seguir.
A balança representada está em equilíbrio, pois o produto da massa do massor pela distância que o separa do ponto P é igual ao produto da massa que se deseja medir pela distância que separa o ponto em que os cordames do prato são amarrados na haste até o ponto P.
Considere que no prato dessa balança haja 3 kg de mandiocas e que essa balança tenha um massor de 0,6 kg. Para que se atinja o equilíbrio, a distância d do massor em relação ao ponto P deverá ser, em cm,
(A) 16. (B) 20. (C) 24. (D) 36. (E) 40.
Update:Mais detalhe nesse site:http://www.da-educa.com/2011/11/prova-etec-1-semes...
Obs: Não entendo a explicação usada nesse site, mais pela fórmula.
Obs²: Expliquem Física (O que preciso aprender e como entender para o próximo vestibulinho)
Provavelmente,não passei...
Comments
questão 4
Fui ver na figura porque você não informou qual a distância que separa o ponto em que os cordames do prato são amarrados na haste até o ponto P. Lá está 8 cm.
Se você seguir exatamente o que se diz no enunciado resolve o problema (não interessa aqui a teoria, basta aplicar a fórmula dada).
« produto da massa do massor pela distância que o separa do ponto P é igual ao produto da massa que se deseja medir pela distância que separa o ponto em que os cordames do prato são amarrados na haste até o ponto P.»
d x 0,6 kg = 8 cm x 3 kg
d = 8 x 3 / 0,6 = 24 / 0,6 = 40 cm
questão 9
dado que o cortador tem 4 cm de diâmetro você consegue cortar 5 biscoitos na largura e 10 no comprimento o que quer dizer que consegue 5x10 = 50 biscoitos
a área de cada biscoito é πr² = 3 x 2² = 12 cm²
(Note que se pede para fazer π = 3 e não 3,14 como é mais rigoroso, e que o raio é metade do diâmetro)
Então cada biscoito tem 12 cm² e portanto os 50 que foram cortados terão 12 x 50 = 600 cm²
Estes 600 cm² foram retirados de uma massa retangular de 20x40 = 800 cm²
Sobrou então 800-600 = 200 cm² para fazer um novo retângulo de massa.
Se olhar às opções de resposta verifica que a correta é a (B) pois 8 cm x 25 cm = 200 cm²
nem li