particulas de energia chegam a ser materia?

gente, a pergunta parace ser meio besta pra vcs, só que pra mim nao é, to começando a aprender isso e meu professor nao terminou de dar a materia. e eu me interessei nisso. pois é: eu vi que as energias como a luz, o som, as energias termicas,... possuem particulas. eu sei que energia não é materia. mas essas particulas chegam a ser materia? e se elas nao forem materia, conseguem ser menores que os atomos, quarks,...? obrigado ;)

Comments

• Luz não é uma forma de energia, luz pode transmitir energia e tem associada a ela uma massa maupertusiana. Da mesma maneira que o Som não é uma forma de energia, mas está associada a transmissão de energia.

Perceba a diferença: sabemos que a energia térmica está associada a vibração das moléculas de um corpo, por essa definição seria a mesma coisa dizer que Energia Térmica é Matéria Oscilante.

Energia e matéria não são conceitos equivalentes, ou dependem do "referencial" como Alguem escreveu, são entidades distintas.

Os níveis de energia associados a luz são discretos, isto é, não podem assumir qualquer valor, apenas alguns valores dado pela equação de Planck, E = n.h.f, nós dizemos que a energia está quantizada em pacotes de energia.

O mesmo não acontece com os níveis de energia associado ao Som, ou seja, não existe quanta de Som.

Esses quanta, ou seja, essas partículas não possuem dimensão, são pontuais. Os quarks também, ao que tudo indica não possuem dimensão.

• energia não é matéria afinal como sabemos matéria é aquilo que ocupa lugar no espaço e a energia flui de um corpo para o outro sem que haja deslocamento das partículas envolvidas sobre se são menores? não se sabe os estudos nessa área não se aprofundou desse modo devido a falta de tecnologia ainda em desenvolvimento mas existem teorias.

• Olá! Primeiro uma coisa: luz é uma forma de energia que é composta por fótons, o som é gerado por ondas tridimensionais produzidas por movimentação de átomos e a energia térmica é a agitação dos átomos, ou seja, quanto mais agitação, mais energia térmica.

Agora, se partículas de energia (como o fóton por exemplo) são ou não matéria, vai depender da sua definição de matéria. No meu caso: Se uma coisa pode ser vista (atravez da luz) eu a considero matéria, mas se não pode ser vista (como a própria luz) eu a considero energia. Entendeu?

Caso você tenha um maior interesse sobre o assunto, leia as postagens do meu blog que é sobre novas hipóteses de matéria, energia e gravidade:

hipotesesdetudo.blogspot.com

E se quiser pode me mandar perguntas, ideias, críticas sobre o meu blog no meu e-mail:

[email protected]

Um abraço quântico e até a proxima :D

Sign In or Register to comment.