Visão finalista da evolução?
Estava assistindo a um programa no "Animal Planet" sobre os insetos do Haway. O programa tinha toda uma abordagem evolutiva e mostrava coisas bem legais como a colonização por insétos na região e espécies endemicas.
O grande problema é que a abordagem era sempre finalista! O apresentador falava constantemente que "os olhos da aranha que vive na caverna estão desaparecendo PORQUE ela não usa", como se a evolução fosse um processo dirigido.
Esse finalismo, embora seja uma forma bem mais sucinta de explicar, acaba gerando no público alvo um mal entendido que acaba tendo uma idéia errada sobre a evolução.
O que vocês acham?
Paz de Cristo
Update:fabio d - Sim, ao contrário do que falam os livros didáticos, Darwin aceitava o uso e desuso dos orgãos como fator causador de alterações nas populações (esquizito né). A grande diferença é que para Lamark a evolução era um processo direcionado (a vida tinha uma tendencia pré estabelecida em se tornar gradativamente mais complexa)...
você poderia passar o link com esse trabalho que você mencionou?
Comments
emiliano, vc mesmo respondeu sua pergunta.
este programa q vc falou digamos q meio q fez reviver lamarck. Um absurdo. Eu costumo assistir este tipo de programa, mas descarto por completo as interpretacoes por eles dados.
Sabe um programa q aborda bem evolucao com algumas caracteristicas como comportamento, eh aquele documentario da BBC sobre antropologia. Ha uma abordagem relativamente boa sobre evolucao.
Oi Emiliano,
Eu prefiro acreditar no fator sobrevivência, que indivíduos de um mesmo grupo nascem com características X e outros com Y e outros até com XY, aquela característica que for mais viável com o passar dos anos acabará sobressaindo, ou seja morreriam menos,resumidamente é isso.
Alguém falou em bactérias se adaptando, é algo que deve ser observado e pesquisado, como no caso de certos vírus que modificam sua carga genética dificultando e impedindo a criação de vacinas.
Dizer que os olhos das aranhas estão "desaparecendo" é simplista e incoerente. Se dissessem que pela falta de uso está, por exemplo, atrofiando como os músculos tudo bem.
Dessa maneira saberiamos que seus descendentes nasceriam com os olhos.
P.S- Acho que estou precisando reler sobre genética e biologia, estou um pouco enferrujada!hehehehehehehe.
O mundo está em constante evolução!!hihihihihihihi
Um Beijão!!
L&D
Galera. só um alerta, embora Lamarck tenha sido descartado, muitos cientistas hj, estão descobrindo certas bactérias que poderiam ser explicada pela forma de Lamarck, eu mesmo nào entendi direito o artigo, mas seria como se as bactérias conseguissem induzir suas mutações, isso é um alerta, pq na ciência uma coisa só é verdade até o ponto que ela funciona depois disso ela é ultrapassada e surge uma nova teoria. Então fiquem de olho , pq Darwin memso era Lamarquista.
Eu acho que essa abordagem justamente acaba com todo o conceito de evolução, que surge de modo aleatório, através da mutação, e da adaptação ou não desses indivíduos mutantes as condições ambientais.
É totalmente o inverso!
Fazem de tudo para desfazer no criador,só q todas as coisas estão debaixo do domínio do Senhor.Fique com Deus.
VIXIII NAUMM TENDI ND DOQUE C FLO MAS... TD BEM!