As atuais motos carburadas ainda valem a pena?
Estou querendo comprar uma moto, de baixo custo mesmo, para poder me deslocar para o trabalho. Estou estudando a Factor 2014 e as Fans 125 e 150.
As duas primeiras, Factor e Fan atendem as minhas necessidades, porém seus motores ainda usam carburador como alimentação, enquanto a Fan 150 usa i.e.
Fica a pergunta: atualmente, em 2014, ainda vale a pena ter moto com carburador?
Obrigado.
Comments
Existe essa lenda de que carburador é melhor que injeção. Isso é só lenda.
Carburadores dão um trabalho enorme para regular, desregulam com frequência, não se ajustam a variação de qualidade do combustível, poluem mais, deixam a moto menos potente e mais gastadora de combustível.
Obviamente, quem é ignorante e não conhece de injeção, vai achar carburador melhor.
Sabia que antigamente diziam a mesma coisa dos CDI´s ? Que o melhor era confiar nos bons e velhos platinados e condensadores. ! Mas sabia que antes do platinado e do condensador a ignição era 100% manual ? Isso mesmo. Havia um ajuste de avanço da ignição que era feito manualmente. Você ia acelerando de um lado e ajustando o avanço da ignição do outro. Quando inventaram a ignição de avanço automático muita gente preferia o manual. Hoje nem se fala mais nisso.
Uma moto com injeção eletrônica vai funcionar anos e anos sem necessitar de regulagem. Quando precisar, um mecânico pé-de-chinelo equipado com um computador vai plugar um cabo na ECU da sua moto e vai regular em 10 minutos.
Uma moto com carburador vai desregular uma ou duas vezes por ano. Vai requerer uma limpeza de carburador que só um mecânico bom, que cobra caro, vai levar um dia para ajeitar. Entre o momento em que você começar a sentir que a moto está ruim até o mecânico ajustar seu carburador, meses se passarão e você vai pagar mais caro em consumo de combustível e poluição.
Se puder, compre uma moto com injeção eletrônica. O único ponto negativo é que por enquanto ela é um tiquinho mais cara. Mas vale a pena sim.
consertesa ainda valem apenas ou valem mais apenas que as proprias injetadas. Pois tanto carburador quanto injeção são sistemas de alimentação do motor, ou seja eles sómente alimentam trazem a gasolina para o coletor de admisão do motor. A diferença é que a injeção tem um bico injetor o carbura tem um gicleur, o bico da injeção abre e fecha por pulsos eletricos mandados pela centralina enquanto que o gicleur do carbura não abre e fecha como o bico injetor, ele é aberto tem sempre o mesmo tamanho e as regulagens são feitas por parafusos onde vc mesmo regula dierente da injeção que é programada e voçê não consegue regula-la com uma chave de fenda por que é tudo eletronico.. Mas não caia na conversa de que motor com I.E não afoga, não falha, não precisa fazer lipeza; pois do mesmo jeito que um carbudor afoga, tem que limpolo etc, a injeção tambem preciza só que é com menos frequencia.
Bom, se uma 125 atende as suas exigencias pode comprala com comfiança, não ligue pro tipo de alimentação que tua moto tiver, o que importa é que ela seja boa para o que tu preciza.
Entre as motos de baixa cilindrada a diferença não é lá essas coisas. Mas vale a pena investir numa carburada, se puder. Pior é com as motos de 4 carburadores, as de 4 cilindros. É uma grande mão de obra ter de regular todos os carburadores quando dá problema. Felizmente para esse tipo de moto, a era do carburador já terminou há alguns anos.
Acho que vale a pena sim. O custo de manutenção da injeção é maior. O carburado é ideal para quem quer gastar menos com manutenção. E em uma moto nova ele não dá dor de cabeça. É só fazer a manutenção direitinho que você tem uma moto que irá durar muito tempo.
eu ja sou fa do carburador pois vc com um pouco de conhecimento da um jeito
e fica bom novamente ja a injeçao a manutençao é mais cara nao aconselho
para motos de baixa cilindrada ainda fico como velho e robusto carburador
para linha ate 125 cc abraços