As atuais motos carburadas ainda valem a pena?

Estou querendo comprar uma moto, de baixo custo mesmo, para poder me deslocar para o trabalho. Estou estudando a Factor 2014 e as Fans 125 e 150.

As duas primeiras, Factor e Fan atendem as minhas necessidades, porém seus motores ainda usam carburador como alimentação, enquanto a Fan 150 usa i.e.

Fica a pergunta: atualmente, em 2014, ainda vale a pena ter moto com carburador?

Obrigado.

Comments

• Existe essa lenda de que carburador é melhor que injeção. Isso é só lenda.

Carburadores dão um trabalho enorme para regular, desregulam com frequência, não se ajustam a variação de qualidade do combustível, poluem mais, deixam a moto menos potente e mais gastadora de combustível.

Obviamente, quem é ignorante e não conhece de injeção, vai achar carburador melhor.

Sabia que antigamente diziam a mesma coisa dos CDI´s ? Que o melhor era confiar nos bons e velhos platinados e condensadores. ! Mas sabia que antes do platinado e do condensador a ignição era 100% manual ? Isso mesmo. Havia um ajuste de avanço da ignição que era feito manualmente. Você ia acelerando de um lado e ajustando o avanço da ignição do outro. Quando inventaram a ignição de avanço automático muita gente preferia o manual. Hoje nem se fala mais nisso.

Uma moto com injeção eletrônica vai funcionar anos e anos sem necessitar de regulagem. Quando precisar, um mecânico pé-de-chinelo equipado com um computador vai plugar um cabo na ECU da sua moto e vai regular em 10 minutos.

Uma moto com carburador vai desregular uma ou duas vezes por ano. Vai requerer uma limpeza de carburador que só um mecânico bom, que cobra caro, vai levar um dia para ajeitar. Entre o momento em que você começar a sentir que a moto está ruim até o mecânico ajustar seu carburador, meses se passarão e você vai pagar mais caro em consumo de combustível e poluição.