Boicote ao pagamento de IPTU na capital do Rio de Janeiro! O que acha?
Não sou morador da capital carioca, mas estou vendo chamadas de notícias com uma forma de protesto da população ao pagamento do IPTU, com boicote para não pagarem seus carnês pelo menos até as eleições, parece que não estão aprovando o seu valor.
Vou ler a matéria agora:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/01/18/cesar_m...
E você, paulistano (ou não). Como é o IPTU da sua casa? Considere a estrutura do seu bairro com relação a sua casa. São Paulo é uma cidade bem urbanizada e estruturada. Eu moro em Santos, área urbana residencial distante do centro e ainda mais distante das praias, bem servida de transporte coletivo próximo a via de alto fluxo. O imposto não é alto, aposentados podem requerer desconto, e alguns tem até isenção.
Como é o de sua casa?
Comments
Lentamente, um movimento silencioso vem ganhando força na sociedade organizada carioca. Cansados de passeatas nas praias e abraços simbólicos que em nada resultam, as associações de moradores dos principais bairros decidiram mexer no bolso da prefeitura contra o que consideram como descaso das autoridades.
O boicote ao IPTU já está mostrando um primeiro resultado: o prefeito Cesar Maia – que tem estado parado ultimamente – resolveu se mexer. Disparou e-mails para as associações de moradores pedindo que voltem atrás. Ao mesmo tempo, o prefeito acionou sua tropa de choque na Câmara Municipal para atacar as propostas de pagamento do imposto em juízo ou só em novembro, depois das eleições
Sendo assim, Maia terá de conter as obras chamadas eleitoreiras para manter ativos os serviços de competência do poder municipal, como coleta de lixo, manutenção de vias públicas, criação e conservação de escolas e hospitais municipais. Com certeza esse boicote ao IPTU vai gerar muita dificuldade para a prefeitura. Será um buraco muito significativo nos cofres municipais, Para muitos cariocas, o crescimento desordenado das comunidades sobre áreas verdes e bairros de classe alta desvaloriza os imóveis. Por isso, discordam do valor do IPTU,
Se a moda pega ,vai ser um show jamais visto neste PaÃs... Tomara que todo mundo boicote mesmo,eu já entrei no movimento e só pago em dezembro.Vou fazer a minha parte.
Eles tinham que entrar com uma ação em conjunto na justiça contra o governo e a prefeitura pela falta de segurança. Isso de não pagar o IPTU vai dar problema e, ainda, eles serão obrigados a pagar.
De repente uma liminar para pagar em juÃzo seria a melhor opção para não ter que pagar juros e multa depois.
DeverÃa-mos ter a opção de boicotar todos os impostos que existem, seria uma maneira de força a politicanalhada que assalta os cofres públicos a nos reverter esse dinheiro em soluções para problemas públicos.
A discussão se deve ao valor cobrado ( aumento) e não ao tributo em, si .
Concordo com o povo e isso deveria ser feito com todos os impostos do pais para assim diminuirem os valores.
Em ano de eleições, o que fazem polÃticos como César Maia - inescrupulosos, hipócritas, zombeteiros, ingratos para com o povo e para com outros governantes que o ajudaram? Aumentam impostos, que jamais retornarão em serviços à população, mas em centenas de milhões de panfletos, "santinhos", outdoors, cartazes que tornarão a cidade mais poluÃda visualmente e suja - literalmente.
Boicote é coisa séria! No entanto inundar os polÃticos de e-mails é o mais certo.
Eu sou contra o IPTU progressivo que Dona Marta Suplicio impôs à São Paulo. Onde o menos favorecido não paga e o mais "rico" paga uma fortuna!
Primeiro que pelo fato de não pagar a pessoa fica reprimida na hora e reclamar. -Vai reclamar o que? Nem paga!
Por isso na hora do aperto, pega-se o boleto e bota-se a boca no trombone! Ã muito melhor!
Agora coitado, como era o meu caso,de quem tem um imóvel antigo que se valorizou e tem que pagar um IPTU escorchante. Eu morava em um edifÃcio com 32 anos de idade, onde existe ainda hoje um fulano que fez e deve estar fazendo obras irregulares, como derrubar vigas e colunas, com anuência da prefeitura. Pois ela deve achar que prédios antigos não precisam ser fiscalizados e regularizados, mas cobra IPTU do mesmo jeito. UMA VERGONHA!
Durante vários anos fiz denúncias lá na própria sub-prefeitura e nada aconteceu. E nesta administração, menos ainda!
-O Seu Kassab ainda quer ser prefeito?
A piada é que ele manteve o mesmo nÃvel de imposto da administração do PT, e agora quer isentar mais gente ainda.
Isto para que os outros que pagam, arquem com o prejuÃzo, pagando mais e mais IPTU.
Oi,
Acho que o pessoal do Rio de Janeiro está certo porque tiveram o IPTU aumentado em 75% e estão favelizando o bairro de Copacabana onde há prédios com apartamentos carissÃmos e o César Maia está deixando o pessoal fazer mais favelas em volta dos prédios...
O governo têm de tomar providências e tirar este pessoal de lá porque as favelas desvalorizam os imóveis...
Isto acontece em qualquer cidade...
Moro em Belo Horizonte e o meu IPTU veio certo...já paguei o total, todo ano faço isto para ficar livre e tenho um desconto, pouco mas tenho.
Um abraço
O povo deveria sempre ter um meio eficiente igual a este para protestar.