Você acredita, que possam existir almas, ou espíritos imortais, ou isso só é um grande sarcasmo?
A demonstração da imortalidade da Alma no Fédon de Platão
Resumo sobre os argumentos de Sócrates acerca da necessidade da existência da alma e de sua imortalidade no clássicio diálogo Fédon, que se passa quando Sócrates já estava preso e condenado a cicuta.
Eutífron – Diálogos de Platão
EUTIFRON de Platão
Personagens — Êutifron e Sócrates.A cena se passa à porta
do edifício do arconte-rei.
ÊUTIFRON
— Que novidade aconteceu, Sócrates que
você largou os entretenimentos do Liceu e passa agora o tempo aqui perto do Pórtico do Rei? Será que você tem um processo junto ao arconte, como eu?
SÓCRATES
— Não, [...]
_______
"A alma, princípio vital, sucumbe com o corpo na sepultura. Ao descer ao pó, o homem, desaparece por completo. Todavia, segundo essa teoria, os justos ressuscitarão no tempo oportuno e voltarão à condição original de alma vivente."...
"O aniquilacionismo defende que, após a morte, a alma do ímpio não será punida eternamente num inferno literal, mas, ao invés disso, simplesmente deixará de existir. O aniquilacionismo constitui um meio termo entre o universalismo indiscriminado e a doutrina cristã tradicional da condenação eterna. É defendido pelas testemunhas de Jeová, pelos adventistas do sétimo dia, pela Igreja Mundial de Deus, e muitos outros grupos religiosos em atividade atualmente"
(Dicionário de Religiões, Crenças e Ocultismo, George A. Mather).
_______
"Alma, hebraico "nephesh". Significados principais: alma, ego, vida, pessoa, coração; refere-se à essência da vida, ao ato de respirar, tomar fôlego.
Alma, grego psyche. Significados principais: a vida natural do corpo; vida; a parte imaterial, invisível do homem, o homem interior (Mt 10.28; At 2.27; 1 Rs 17.21).
Espírito, hebraico "ruah". Significados principais: respiração, ar, força, vento, brisa, ânimo, humor, Espírito. Vejamos alguns exemplos: respiração que, quando volta, a pessoa é reavivada: "E [Sansão] bebeu [água]; e o seu espírito [literalmente, respiração] tornou, e reviveu" (Jz 15.19); elemento de vida no homem, o seu "espírito" natural: "E expirou toda carne que se movia sobre a terra [...] Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes" (Gn 7.21.22). Estes versículos dizem que os animais também possuem "espírito", porém o homem recebeu o "fôlego" de forma diferente."
Comments
Filho, eu acredito em alma. O nosso corpo só é um envoltorio rude e pesado do espirito que carrega, não posso crer que a natureza que foi criada com tanta perfeição, poderia no homem, ter seu fim na morte.....Acredito que quando partir poderei ir para a minha pátria espiritual, e lá poder reencontrar todos que me foram caros nessa e em outras vidas. Procuro tratar minha alma da melhor forma possivel, tentando melhorar meu universo interior, para que assim quando eu me for e ao outro plano chegar, ela esteja mais leve dos pecados que me trouxe de vidas passadas e acumulei nessa vida. Filho só quem estuda a doutrina espirita, o evangelho que tem como perceber o que aqui te digo, muitos não acreditam, é um direito , mas a cada dia que passa os mentores espirituais nos mostram que nossa vida não se extingue quando morremos e sim que é apenas uma passagem, passagem de provas e expiações, mas uma passagem.
Te deixo um texto de um espirito maravilhoso chamado Joanna de Angelis....
CORPO E ALMA
Reservas tempo e espaço para o corpo, que te exige proteção e cuidados.
Fazes bem. Todavia, necessitas dispensar assistência à alma que te sustenta e conduz.
Preservas os equipamentos orgânicos mediante higiene, alimentação, vestuário, remédios.
É teu dever. Sem embargo, cumpre-te conceder forças morais à alma, que se encarrega de por em funcionamento todos esses mecanismos com a indispensável precisão.
Selecionas acepipes, combinas receitas e dietas, facultas repouso e diversão no invólucro material.
Ages com discernimento. Entretanto, não esqueças de propiciar conhecimentos iluminativos à alma, a fim de que, renovada, faculte equilíbrio nervoso e harmonia de trabalho aos órgãos em funcionamento.
Fruis prazeres e buscas comodidades para ampliar as reservas de saúde, gozando um constante bem-estar.
Trata-se de providência acertada. Mesmo assim, dispõe-te à ação da caridade e do vero amor, com os quais a alma se mantém em sintonia com as fontes da Vida.
Desfrutas de festas e recreações como indispensáveis à uma realização total, na qual os esportes te desenvolvem os músculos e preservam as funções fisiológicas.
Concordamos que se trata de um cuidado devido. Apesar disso, busca a oração e exercita as virtudes morais, de modo a robustecer a alma durante a jornada libertadora.
Corpo e alma constituem uma dualidade que, em síntese, são a mesma unidade da vida universal.
Cuida do corpo e atende a alma.
Socorre o organismo, mas medita em torno das necessidades espirituais.
O corpo é efeito. A alma é-lhe a causa.
A matéria é escola. O ser é o aprendiz que a utiliza.
A forma se dilui. A essência prossegue.
Vive os impositivos humanos, porém não descures da tua realidade, aquela que pré-existe ao corpo e a ele sobrevive.
A vida física é uma experiência no rumo da evolução, enquanto a espiritual é eterna, de onde procedes e para onde retornas.
Vive, pois, de tal forma que, atendendo ao corpo, estejas em condição de deixá-lo, pleno e consciente da tua procedência indestrutível, no rumo da felicidade imorredoura.
(Fonte: Alegria de Viver, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis).
Beijos querido
Eu acredito em vida espiritual, o espírito continua vivendo após a morte carnal. Bjus, lindo!
Meu Preferido,
Acredito sim em alma, mas não sei maiores explicações !!
Acredito que o que a Bruxilda disse, explica tudo, ela entende !!
Beijos e boa noite
Camila
Eu não sei ao certo, só sei que os bichos não falam mas a gente pode distinguir animais bons e animais maus....lá na bíblia está escrito assim:
Eclesiástes 3:19
"Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade..."
Bem, aí cada um tire sua conclusão ...
claro que sim.
o que vive depois que morre o barro que somos nós são o nosso espirito.
e ele só tem dois caminhos mais não tem escolha, por isso o caminho tem que ser traçado aqui na terra espero que as pessoas não escolham andar na contra mão desse caminho pq depois irão lamentar eternamente.
αbяαçσ đσ яiєρєя
ñ existe
A essência do ser humano é sua alma...ela vive eternamente.
Nosso corpo voltará ao pó, nosso espírito será elevado aos altos céus, junto ao Criador.
Independente do lugar que está reservado para cada um de nós, uma coisa é certa: "Viveremos Eternamente"
Seja em profundo lamento e dor, ou na Glória eterna, na Jerusalém Celestial que está preparada para os escolhidos do Senhor.
Um abraço querido Viajante.
O homem tem a tendência de acreditar apenas no que vê ou toca, não consegue enxergar além da matéria bruta o que exige uma sensibilidade maior pra perceber certas coisas. Por exemplo: uma pessoa cega desenvolve outros pontos de percepção que supra a falta de visão, depois de um determinado tempo ele anda com destreza pelas ruas, sem esbarrar em nada, ao passo que uma pessoa que enxerga quando falta energia tropeça em tudo ate mesmo dentro de casa onde esta acostumado com todos os moveis. Porem vou tentar responder suas perguntas do ponto de vista de um espírita, 1) Os danos do corpo físico não alteram o estado da alma, pois ela se desloca ate mesmo quando estamos bem apenas dormindo. 2)A mudança de comportamento das pessoas nada tem a ver com o tipo de dano que ela sofreu, se você estiver se referindo a mudança de atitudes. Se for referente a deformidade física existe uma coisa chamada lei de causa e efeito, as vezes sentimos que não merecemos passar por determinadas coisas, mas ignoramos o que causamos pra alguém em outras vidas, e se for nesta também porque se não consertamos nossos erros aumentamos nossos débitos, e a vida tem muitas maneiras de nos colocar frente a frente com isso. Concluir que a alma não existe seria como ter uma explicação lógica para tudo, sem se quer tocar na interferência divina, não somos ocos temos uma essência que podemos chama-la de energia interior, alma ou espírito.