[Enem 2014] Será que minha redação está passível de eliminação?
Não achei que ficou boa... mas o que me deixa mais preocupado é que eu não sei se fugiu do tema ou não. Me ajudem, por favor!
--Com o passar do tempo, as crianças ficam cada vez mais precoces. Elas já não querem brincar com carrinhos de brinquedo, nem de boneca e muito menos jogar bola. Preferem gastar o seu tempo com celulares, "tablets" e muitos outros aparelhos eletrônicos. Até que ponto isso é responsabilidade das propagandas?
--Com o advento da televisão, a população, em sua maioria, foi ficando cada vez mais sedentária. As antigas práticas de lazer foram sendo substituídas pelos espetáculos televisivos e uma tendência foi se estabelecendo, já que os aparelhos e os meios de comunicação eletrônicos continuaram evoluindo. Hoje em dia, as pessoas passam mais tempo olhando para a tela fria de um celular do que interagindo pessoalmente.
--Isso certamente gerou impacto para as novas gerações: as crianças tendem a seguir o comportamento dos que estão a sua volta. O bombardeio constante de informações amplifica o desejo de consumo das crianças, mas os maiores responsáveis são aqueles que mais influenciam as crianças: os próprios pais.
--Além de realizar a filtragem de informações transmitidas para os seus filhos, os pais também deveriam se reeducar. A educação financeira também poderia ser adotada nas escolas por todo o país, para conscientizar as crianças do que se pode ou não gostar.
Update:13/01/2015: tirei 800 na redação!!! com certeza foram dois corretores benevolentes que viram minha redação!!
Comments
Amigx, respondendo a sua pergunta: acredito que sim, é possível que sua redação zere, sim. Isso só se daria, entretanto, se seus corretores forem extremamente rigorosos. Você realmente fugiu do tema, pois não falou absolutamente nada sobre a publicidade infantil. Parece que você apenas dissertou sobre as consequências da publicidade, o que não era exatamente o esperado. Mas você mostrou conhecer a estrutura do gênero textual solicitado, o dissertativo-argumentativo. Boa sorte!
Acho q vc deu uma fugida do tema mas n acho q tenha sido uma fuga total não. Se for isso q eu disse n vai ser zerado não.
A única relação da sua redação com o tema é o uso da palavra "propaganda" no primeiro parágrafo. Xiiiiii