Faculdade de Odontologia?

Olá!

Estou iniciando o 2º ano do Ensino Médio e estou decidida a fazer odontologia. Tenho pesquisado as faculdades e as grades de matérias, penso em fazer a USP, mas se não passar (o que provavelmente vai acontecer, visto que o vestibular é muito difícil e concorrido) pensei na UNIP ou na UNISA.

Gostaria da opinião de pessoas que atuam nessa área, o que acham, como estão os gastos, as faculdades, as opções de trabalho, etc.

Já adianto que tenho noção de que o mercado está muito concorrido nas grandes cidades, que os gastos são muito altos, e que não é um curso fácil, mas estou disposta a enfrentar.

Comments

  • Então, eu tenho uma situação um pouco diferente, sempre quis fazer odonto, mas o destino me direcionou para a área de tecnologia, mas agora estou matriculado e começo a fazer odonto esse ano. Eu pesquisei várias instituições de ensino, talvez por ser a minha segunda faculdade eu fui mais criterioso na escolha e escolhi a UNISA. A unisa é uma das poucas faculdades particulares que tem uma média satisfatória de ensino(www.mec.gov.br) em odonto e tem a duração de 5 anos, pois a maioria hoje é 4 anos. Outra coisa que achei importante na unisa é a estrutura clinica e vc não tem a obrigatoriedade de clinicar no ultimo ano o dia todo, ou seja, no meu caso que trabalho eu não teria como fazer isso. A UNISA não tem aula de sexta feira no período noturno, isso me ajuda pra ficar um pouco mais com a familia e estudar e tenho também 2 amigos que se formaram na UNISA e adoraram a faculdade e sairam com uma otima base. Então eu acredito que se a sua escolha for a unisa, vc fará uma otima escolha, mesmo pq a mensalidade é menor que as outras faculdades.

  • oieee! eu faço odontologia também.. e, sinceramente, não pude ter escolhido uma profissão melhor! tá certo q eu ainda estou começando agora (3º período) e faço no RJ ( UFF), mas mesmo assim eu to amando cursar odontologia!

    até agora nao tive nenhum gasto, por ainda estar no básico dos basicos! haha mas,do que eu tenho ouviido dos meus veteranos que a odontologia é um curso que gasta muito quando se tá dentro e fora da universiidade!

    isso eu seei.. e como sei.. mas, eu penso da seguinte maneira: não é por causa dos gastos que vc tem q abrir mão de um sonho seu.. se vc sempre sonhou com isso, entao façaa!pq qndo algo é feito com amor, carinho, dedicação tuudo compensa.. os lucros vem normalmente e com isso os gastos sao cobertos!

    o mercado tá concorridissiiiimo! é o q vc mais ouve na faculdade! mas sempre tem lugar pros bons...pense nisso!

  • Olá.. li sua pergunta e creio que escolher um curso no qual vai te dar um futuro é bem complicado mesmo.

    Eu estou terminando Odontologia este ano, moro em Cuiabá MT, adoro o meu curso, e te digo mais, ate quando eu estava no 2 ano do ensino medio eu nem pensava em fazer esse curso, decidi ali no ato da inscrição, e ao decorrer da faculdade fui me apaixonando cada vez mais pela minha profissão. É um curso que realmente necessita de muita dedicação e disponibilidade de tempo para desempenha-lo, porque ao contrario do que muitos pensam a Odontologia não estuda somente a boca, aprendemos o funcionamento do corpo como um todo.

    Os materiais realmente são um pouco caros, porém é só fazer alguns apertos dali e daqui que da para comprar na boa, pois muitos dos materias compramos em conjunto com a sala e as dentais(onde se compra os materiais) fazem parcelamento dos pagamentos. Minha faculdade não é federal porque aqui em MT não tem ainda odontologia na federal, dai tenho mais o gasto com as mensalidades todo o mês.

    Em relação a opções de trabalho realmente tudo no começo é bem dificil, eu ainda vou entrar neste mercado, mas acredito que para quem se esforçou durante o curso, se dedicou bastante,concerteza irá se destacar e não enfrentara muitos problemas. Ter embasamento teorico, pratico e saber como se comunicar e agradar as pessoas é a chave para ter uma boa estabilidade na profissão.

    Abraços!!!

Sign In or Register to comment.