Dúvida na instalação do chuveiro?

Amigos, na minha casa a tensão é 127. Instalei um chuveiro Lorenzetti 4600 ( a minha fiação é de 6mm² sai do disjuntor de 40 direto para chuveiro , da mesma forma é o outro banheiro que tem o seu disjuntor, um pra cada chuveiro (não sei se está correta a instalação) .

Além dessa dúvida, na minha casa saem 2 (dois) fios, neutro e fase. No chuveiro existe três fios, Fase, Neutro e Terra.

Liguei o terra do chuveiro ( verde) junto com um dos fios brancos do chuveiro no fio preto (neutro) da rede da minha casa.

Uns falam que não é recomendado ligar o terra dos aparelhos no neutro da rede, devido a possibilidade de ter uma sobrecarga na rede causar danos aos aparelhos. Outros dizem que pode ser ligado.

Afinal de contas, é melhor (mais seguro) deixar o terra do chuveiro desligado ou deixar ligado no neutro da rede, tendo em vista que eu não tenho um sistema de aterramento separado na minha casa.

Obrigado!

Comments

  • o mais seguro realmente é ligar o terra no fio terra, mas caso vc nao tenha pode ligar no neutro tranquilamente, claro tem a possibilidade de ocorrer alguns conflitos ou vc tomar um pequeno choque se o registro que liga o chuveiro for de metal, mas é provavel que de tudo certo, aki em casa eu ligo no neutro (obs: meu pai é tecnico-eletrecista)

  • Normalmente pode-se usar o neutro como terra sem problemas; mas ideal é usar um fio terra mesmo.

    Abraço

  • Amigo fura a parede e fixa um parafuso e prende esse terra lá. Melhor do que nada.

    Só que se você quiser algo bem feito faz um aterramento com uma barra de 5 metros de cobre e passa o fio terra tudo certinho.

  • Deixe o terra ligado ao neutro se não tem como aterrar efetivamente. Ou puxe um fio pela janela e enterre. 127 monofásico é fogo, melhor se fosse 220 monofásico, com menos corrente, mas o de 6mm leva.

Sign In or Register to comment.