Ajudem por favor!!!!!!! DOU NOTA MAXIMA PARA QUEM AJUDA?
Oiii tenho que fazer um trabalho de história sobre Medievalismo e suas principais características, mas minha professora e uma chata e não deixa a gente usar Wikipedia e ela vai saber se a gente usar a Wikipedia por que ela vai ver se esta igual ao nosso texto, so que eu nao acho mais nenhum site sobre Medievalismo nem na Wikipedia tem as características so diz o que e medievalismo, alguem pode deixar a Oque e Medievalismo e suas principais caracteristicas??
Obrigada
Update:aaa e eu pedi que deixassem aqui as caracteristicas nao que me manda-se ir para a biblioteca, exatamente por que eu nao poderia ir .-.
Update 3:Quero agradecer a todos, e tambem adorei a ideia de reformular as frases mas eu achei um site em espanhol que tem tudo que preciso traduzi e ja fiz o trabalho ^-^
Comments
Simples...lembra da velha biblioteca?
Querida, o segredo é vc reformular as frases: por exemplo" Morticia Addams é muito legal e extrovertida, vai ajudar a anjinha a estudar" reformulando "Morticia Addams é uma pessoa bem gentil e simpática, sempre que pode, ajuda. E agora está alsiliando anjinha na questões como reformula as respostas" Facim
Bjs
Medievalismo
Conceito de Uno atribuÃdo a Plotino (c. 205 – 270) representa uma verdadeira ruptura com o modo tradicional grego de pensar, que até então identificava a unidade com o Pensamento, o Ser. Conhecer o conceito plotiniano de Uno é conhecer uma das principais raÃzes que, um pouco mais tarde e ao longo da Idade Média, constituiriam o próprio conceito de Deus no cristianismo. Tão relevante é à formação do cristianismo dos primeiros séculos da era cristã, que se credita a ele a fonte que teria levado Agostinho à s reflexões que lhe serviram de base para formulação de sua doutrina; porquanto fora através da leitura de Plotino e de PorfÃrio que o Bispo de Hipona, por fim, conceberia então o conceito do Ser eterno e imutável, a realidade imaterial que transcenderia seu espÃrito (Bochet, 1996:41). Foram os conceitos do neoplatonismo que conduziram Agostinho à crença de que o universo não somente havia surgido de um PrincÃpio Uno, mas que também tendia a retornar à Unidade (Marrone, 2008:30).
Ao que parece, Plotino era natural Licópolis, no Egito, e fora discÃpulo de um dos maiores filósofos gregos do perÃodo, o alexandrino Amônio Sacas (c. 175 – 242). Amônio de Sacas é considerado por alguns o iniciador do neoplatonismo (Reale, 2008:5), enquanto outros veem em Plotino o próprio fundador dessa linha filosófica (Laurent, 1996:417). Todavia, discordâncias à parte, o fato é que não há muito sobre a vida de Plotino e praticamente tudo que existe a seu respeito vem do breve texto “A Vida de Plotino”, escrito por um de seus mais próximos discÃpulos, PorfÃrio de Tiro. Alias, fora também PorfÃrio quem compilaria a obra plotiniana, organizando-a em cinquenta e quatro tratados, distribuÃdos em seis grupos de nove tratados cada, chamados de Enéadas (Bezerra, 2006:61).
Na Sexta e última Enéada, Plotino investiga a hipótese do Uno, também citado como Uno-Bem (Bezerra, 2006:66). Conforme Plotino, o Uno – o Primeiro PrincÃpio – é o fundamento e o princÃpio absoluto (Reale, 2008:41). Assim, em termos hierárquicos, o Uno antecede e gera o Pensamento, que, por sua vez, é identificado com o que ele chama de EspÃrito ou Inteligência (Nous). Sem o Primeiro PrincÃpio, o EspÃrito nada seria (Laurent, 1996:423). Ainda segundo a elaboração plotiniana, o Uno se caracteriza por ser absolutamente Uno, e não-múltiplo; sem limites; sem extensão, nem figura; sem movimento, nem repouso; atemporal, sem sentido, nome ou conhecimento (Bezerra, 2006:71).
O Uno ainda constitui a primeira das três hipóstases que compõem o sistema concebido por Plotino. As demais são: a segunda hipóstase, o já citado EspÃrito; e a terceira hipóstase, denominada de Alma. As hipóstases são sucessivas e ocorrem através do que Plotino denomina Processão (Próodos). Assim, o Uno, por ser livre, através de sua atividade e pela Processão, gera o EspÃrito. Este último, a seu turno, também pela Processão, gera a terceira e derradeira hipóstase, a Alma, o mundo sensÃvel. Como complemento, seguindo com a teoria de Plotino, haveria ainda o – por assim dizer – caminho de volta. Nesse contexto, paulatinamente, hipóstase por hipóstase e através do que ele entende como Conversão (Epistrophé), caberia ao mundo sensÃvel retornar ao Uno e, por conseguinte, à perfeita liberdade.
Assim foi concebida a idéia do Uno por Plotino: gerador de todas as coisas e, ao mesmo tempo, destino de tudo o que foi gerado.