regra dos sinais equacao do 2º grau!?

to do 3º ano mais nao consigo faze as equacoes de 2º grau olha que eu sabia na 8º serie..rsrsrsrs

na prova de equacao tinha 10, acertei soh 2, eu erro nos sinais,

alguem poderia me explicar as regrs dos sinais,

PRINCIPALMENTE NA HORA DE DESCOBRI O DELTA!

Comments

• xTz , vamos lá:

O delta na equação do 2º grau é dado pela fórmula b²-4ac

Nesta fórmula o primeiro elemento é b² ou seja , é o quadrado do b. Todo nº elevado ao quadrado ou dá positivo ou dá zero , este se o número for zero.

Ex. (0)²=0, (-5)²=25, (3)²=9

Outra parte da fórmula é -4ac , ou seja é um produto:

Regra prática: num produto para saber o sinal basta contar o número de sinais negativos, se for par dá positivo, se for ímpar dá negativo.

Ex. -4(-2)(-3)= -24 porque temos 3 sinais negativos

-4(2)(-3)= 24 porque temos 2 sinais negativos

-4(-2)(3)= 24 porque temos 2 sinais negativos

Exemplo: Ache o delta da equação 3x²-4x-2=0

Na equação acima temos a=3, b=-4, c=-2 , logo

Delta =b²-4ac= (-4)²-4(3)(-2)=16+24=40

CUIDADO: Se fosse (-4)²-4(-2)(-3)=16-24= e agora ?

Nessa hora é que realmente esteja o SEU problema. Nesse caso não se trata de regra de multiplicação e sim de adição ou subtração. Nesse caso a regra é simples

a) Se os números forem de mesmo sinal , conserva o sinal e SOMA . Ex: -3-4=-7, 2+5=7

b) Se os números forem de sinais contrários , subtrai-se e dá-se o sinal do maior.Ex. 4-9=-5, -4+6=2

Voltando ao exemplo 16-24 , sabemos que os números possuem sinais diferentes, então tiramos 16 de 24 , dá 8 , e o sinal é do maior ,24.Como 24 tem sinal negativo, o sinal que prevalece é negativo. Logo 16-24=-8

Nessa hora não existe aquele negócio de mais por menos dá menos, pois essa regra vale para a multiplicação ou divisão e não adição ou subtração.

Agora , seria interessante você fazer uma breve revisão das operações básicas. Isso é fácil. Basta ter vontade, e você verá que Matemática é MOLEZA. Como você deve ser um cara esperto, não vai perder essa chance, não é ?

• olha (-)+(-)=(+)

(+)+(-)=(-)

(+)+(+)=(+)

o delta =-b +/- a raiz de duas vezes a

se for um b negativo vc faz (-)-)=(+)

• Na multiplicação e na divisão a regra é: +com+ é +

-com- é - e

+com- ou -com+ é -

Sign In or Register to comment.