Sobre o Racismo no CANADÁ:?
Dizem que o CANADÁ não é tão racista quanto os EUA. Isso é verdade? Se é, é até que ponto? Ou o racismo varia da região no Canadá? Ou será que é disfarçado como no Brasil? Lá há Skinheads tão terríveis quanto na Europa e EUA? O Racismo é forte ou fraco? Se não há racismo, como explicar que uma população de maioria branca anglo-franca é tolerante? Digo isso pois em países brancos povoados por ingleses(Austrália, Nova Zelândia, EUA) têm um racismo forte(sistemático – EX: Segregação), mas do Canadá ouço falar que não é assim. Seria porque a população de lá é escassa, e por isso não há competição por empregos(como nos Eua em relação aos latinos, etc.) – se bem que isso não justifica.
*** OBS 1: Prefiro opinião de quem têm aparência latina, negra, ou quem testemunhou, e que passaram tempo suficiente pra avaliar isso. Não vale testemunho do tipo "Eu acho que sofri racismo", mas sim prova concreta – verbal ou física.
Comments
Oi,
Concordo com o rapaz de cima mas vou ampliar a resposta dele. Qual o pais que nao ha racismo? Acho que quase todos, se nao forem todos.
Diria que o grau de racismo nos EUA e no Canada seria bastante parecido. Aqui nos EUA nao ha so racismo de branco contra negros, mas tb racismo de negros contra brancos. Hoje em dia, na minha opiniao, nao podemos generalizar o grau de racismo de um pais. Mas sim de pessoas, e pessoas racistas estao em toda parte do mundo, racistas contra cores, contra crencas, contra nacionalidades, contra religioes, contra tribos diferentes, contra partidos politicos, entre outros.
Darei alguns exemplos: eu moro e trabalho em corretoria de imoveis em Nova York. O dono de uma empresa que trabalhei que e cidadao americano porem nasceu e cresceu na Grecia era racista contra "negros. Eu estava alugando um aluguel para uma jovem de cor negra, quando ele me chamou no escritorio e pediu para eu providenciar alguma desculpa e dizer que o apartamento que ela queria ja estava alugado, oque nao era verdade. Claro que fiz o que ele disse e ela no ato achou que fosse racismo. Disse a ela, se ela realmente achou que estava sendo discriminada por causa da sua cor para ir procurar seus direitos, mas fui legal com ela e ate apoiei. Logo apos disso, pedi demissao.
Morei no Canada somente por 3 meses, e la, assim tb como nos EUA, ha bastante racismo contra muculmanos. Os brancos canadenses acham que eles nao 'devem morar naquele pais". Depois do que aconteceu com as torras em Nova York, ha muito mais discriminacao contra cidadoes do oriente medio, pois acham que todos sao terrroristas. Mas claro que nao sao todos que pensam desta maneira, mas muito. Imagina se fosse no Brasil, se um coreano ou um asiatico qualquer bombardeasse um predio no Brasil, voce nao acha que os brasileiros (nao todos) comecariam a discriminar a raca asiatica? Claro que sim. Isso e normal e infelizmente ha pessoas que nao tem a cabeca tao aberta e muitos sao ignorantes. Isso acontece e qualquer parte do mundo. No Japao, onde morei por 3 anos, haviam bastante discriminacao contra Brasileiros. Como sabemos ha muitos de nos morando em areas somente para brasileiros. Li no jornal uma vez que os Japoneses nao gostavam desta imigracao de brasileiros pois eles eram muito "sujos", nao faziam reciclagem (oque e obrigatorio e respeitado no japao) e largava o lixo em qualquer lugar da rua. Claro que ha muitas outras racas morando no japao que fazem o mesmo, mas falavam dos brasileiros.
Sei que nos EUA ha muita discriminacao contra hispanos (Mexicanos, Porto riquenhos, dominicanos) pois sabem que eles entram no pais ilegalmente, trabalham ilegalmente, conseguem trazer toda a familia e nao pagam qualquer tipo de imposto. Tai um problema enorme que os EUA enfrenta.
Portanto na minha opiniao, o mundo hoje esta totalmente globalizado, ha negros casando com brancos, negros casando com asiaticos, judeus casando com muculmanos. Em geral nos evoluimos muito, mas infelizmente ha ainda pessoas racistas em qualquer parte do mundo.
Olha, eu concordo com as duas respotas. Mas como cidadao candense, eu diria que o tipo de racismo exercido nos paises norte americanos nao e de raca mas de patirotismo ou identidade.
Nos EUA quando voce imigra, as pessoas sao obrigadas a serem americanas.
No Canada eles n se importam de onde vc vem mas por lei vc tem a direito de manter sua propria cultura e costumes e idioma. Por isso creio que o racismo aqui e bem menor, existe, mas e toleravel. So em toronto falam-se mais de 50 idiomas diferentes. Me diz uma cidade americana que permite isso por LEI????
E quando digo racismop patriotico ou de identidade, e que o racismo racial e meio posto de lado por um outro preconceito ainda maior que tem aqui: dos franceses com os ingleses e vice-versa.
No Canadá há racismo, competição, falta de empregos e outros problemas como qualquer lugar! 1 pouco menos violência e menos corrupção que nos estados unidos e países latinos!! no que o Brasil é campeão!! Contudo como falou a gigi, sobre derrubada das torres, quero perguntar se ela leu no jornais do mundo, sobre a elucidação das mentiras que os governos dos estados unidos disseram e dizem, para justificar as invasões, saques e mortes que esplanham pelo mundo??Principalmente, jogando a culpa em muculmanos, palestinos!!! Uma Vergonha!!
O Canadá é sim menos racista que os EUA e Europa...mas não se engane, ainda assim é MUITO mais racista que o Brasil.
O que você disse é verdade ("Países brancos povoados por ingleses: Austrália, Nova Zelândia, EUA, têm um racismo forte)...pode incluir na sua lista o Canadá e também a "mãe" de todos, a Grã-Bretanha.
"Seria porque a população de lá é escassa, e por isso não há competição por empregos"
-Olha, lá há sim muita competição por emprego...o fato de ser pouco povoado não quer dizer nada...afinal, por ser terrivelmente frio (MUITO mais frio que os EUA e maioria da Europa), o custo de vida é altíssimo...e a competição também.
PS: Digo tudo isso por experiência própria.
Ah, e vale dizer que sou branco (tipo físico semelhante ao dos povos do centro da Europa)...se ficava calado, todos me tratavam bem...se começava a falar muito (em inglês), muitos acabavam percebendo o sotaque e mudavam de atitude para comigo!
Olha meu amigo, o Canadá é divido em dois idiomas, o Francês e o Inglês, e a segregação entre as duas etnias é bem acentuada, porém velada, ou seja não é dada muita propaganda para o assunto. E ademais qual o pais deste mundo em que não há racismo? Me diga um só pais?
Vivi no Canada uma decada e tenho dupla nacionalidade. Nao penso ir no Canada nem para fazer visitas. La existe muito racismo. Todo mundo discrimina todo mundo e as amizades que a gente faz nao sao sinceras. Por exemplo, conheci um cara Palestino que me sacaneava, ate' que um dia ele me falou que perdeu o emprego por causa de um Brasileiro.
O branco te discrimina, se voce for mulher brasileira todo mundo quer ser amigo para ter facilidades sexuais. Mas se for homem nem Portugues gosta de voce.
La ate' Mineiro de discrimina se voce for de outro Estado do Brasil. Cada um na sua, cada um no seu grupo etnico e religioso. O Canada e' um grande grupo de guetos.
A vantagem de ser Brasileiro e' que o Brasil economicamente e socialmente e' 10 vezes melhor que o Canada. E eles sabem disso e entao existe um certo respeito. Especialmente quando voce diz, eu vou voltar para o Brasil. Eles sabem que quem veio tem educacao e se vai de volta, vai se dar bem. Como em todo o lugar as pessoas sao egoistas e ninguem quer ver ninguem bem.