Será a música Erudita assim tão diferente do Rock?

Muitos dos apreciadores da música Erudita, consideram o Rock uma forma de fazer barulho e muitos dos Rockeiros consideram a música Erudita "música para dormir", mas serão estes géneros assim tão diferentes?

Na minha opinião, estes dois estilos são os mais complexos do mundo musical. Penso que se pegarmos em qualquer música Erudita, seja ela qual for (Beethoven, Mozart, Wagner...) e trocarmos os os instrumentos por guitarras uma bateria e um baixo, teremos uma perfeita música de Rock/Metal e vice versa. eu por exemplo sou apaixonado por covers de música Erudita em guitarra eléctrica.

Qual a sua opinião sobre o assunto? E qual a sua opinião sobre o Symphonic Metal?

=Ouvindo: Metallica - Harvester Of Sorrow=

Update:

Quem for contra a junção destes estilos, que poste algo melhor do que isto:

Comments

  • São diferentes na verdade, mas você pode colocar no rock elementos da música clássica sem problemas.

    Aliás, você pode colocar qualquer elemento no rock. Até baião e forró já colocaram.

    O rock em si é um elemento muito flexível, e difícil de classificar.

    Existem pessoas que associam imediatamente rock com o peso de guitarras distorcidas, e não é bem assim.

    Você pode tocar até a marcha nupcial com guitarra distorcida, e isso não fará da marcha nupcial, um rock... sacou?

    Assim como Elvis Presley tem canções que não usam guitarra com distorção, e mesmo assim é considerado rock.

    Tem que tomar cuidado.

    Quanto à complexidade, eu acho que o rock progressivo tem tanta complexidade quanto o Jazz, tido como a vertente musical mais complexa de todas.

    Mas só o progressivo, porque existem determinados estilos de rock que são o que há de mais simples no mundo da música.

  • Não sou grande conhecedor de música erudita,mas o haver diferença há e o haver semelhanças também há.Por exemplo o symphonic metal na minha opinião é uma mistura entre os dois e têm musicas muito boas,portanto se alguém pegasse numa sinfonia de beethoven ou Mozart e trabalhe nela de forma a obter uma música rock acho que poderíamos assistir a um trabalho positivo.

    Outra curiosidade é que várias bandas de rock já usaram orquestas em concertos scorpions é um exemplo e os resultados estão á vista

  • Querido Raven D1N1S:

    Em primeiro lugar:

    >>> W E L C O ME H O M E <<<

    Estávamos todos sentindo sua falta, cara!

    Eu sei q vc queria instalar no seu PC efeitos pirotécnicos qdo tocasse algo do Metallica, mas...amigo, não vou te enganar: NÃO FOI UMA BOA IDÉIA, TÁ???!!! Quase incendiou a casa toda!!! =>brincadeirinha, só p/ descontrair...

    =>OUVINDO SHE WOLF- MEGADETH

    Bem , quanto a pergunta:

    Tenho para mim que quando amúsica é boa, é boa e pronto. Ponto.

    Claro que cd pessoa tem suas particulariedades, que acabam se refletindo nas suas escolhas musicais.

    Mas sempre tem aqueles, não só na nação roqueira, mas entre os q gostam de música clássica, mpb ou qq outro gênero musical, que têm (xiii, agora com a ref. ortogr. tem acento circunflexo ou não?) uma visão mais limitada, que é impermeável ao novo ao diferente, tem umas idéias já pré-concebidas e cristalizadas. XIITAS, manja?

    =>OUVINDO HANGAR 18 - MEGADETH

    O que é lamentável, pq toda evolução implica em uma prévia revolução. E revolução significa mudança. Só abrindo a cachola de certos cabeças-duras a marretadas para entenderem (não digo nem aceitarem) a dinânica que rege todas as coisas.

    =>OUVINDO SYNPHONY OF DESTRUCTION - MEGADETH

    Gostei muito de duas dicas q vc postou: a do Pirates of Caribbean e a do Pergamum. Era vc tocando? =>ZOEIRA!

    AGORA...eu vou trilhar por um outro caminho para sua resposta:

    A música erudita e o rock 'n' roll por estarem em contextos históricos diferentes, claro, tb possuem origens diferentes.

    E talvez seja por isto q mesmo por admirar a música clássica (eu já te contei q eu tenho q acordar todo dia ouvindo ópera??? Sério, Man! pode rir...mas é mania...sei lá, entende?) eu continuo mesmo é amarradaça em Rock 'N' Roll, se for pauleira, melhor ainda!

    => OUVINDO WALK THIS WAY- AEROSMITH & RUN DMC

    A música dita erudita teve o início ligado à elite ( elite religiosa ou política ou social). Mesmo que os músicos fossem oriundos de classes sociais inferiores ou que possuíssem iniciação na música profana (não religiosa), ou eles se tornavam "serviçais" da nobreza ou passavam à execução de músicas na vida clerical. Penso que um dos grandes méritos de Mozart, não foi somente o fato dele ter sido uma cça prodígio, mas por não ter se vendido à nobreza ou ao clero, o q o levou a uma vida cheia de privações, não obstante sua genialidade.

    =>OUVINDO BRING IT HOME- LED ZEPPELIN

    No sec XII e XIII, músicos "populares" como os trovadores, eram bastante comuns em feiras e festas religiosas. Porém, caso almejassem "seguir carreira" seria necessário um mecenas, ou se associar às elites.

    Aproximadamente, a partir da época de Beethoven, é que a condição de músico passou a ganhar um caráter diferente, uma maior relevância, deixando de ser este um vassalo à serviço da corte, mas um fiel seguidor de sua arte. Ao mesmo tempo as orquestras passaram a ser + sofisticadas, as óperas tb estavam a se popularizar. Isto é claro se traduz em uma demanda monetária maior. Usufruir de um concerto, de uma ópera, eram eventos sociais para as classes mais abastadas, para os de "sangue -azul" ou para os religiosos. E assim, a erudição chegou ao sec XXI, bastante presente, um pouco mais popular, é verdade, mas conserva ainda a aura elitista.

    =>OUVINDO BOHEMIAN RAPSODY-QUEEN

    Por outro lado, o Rock 'N' Roll teve suas raízes no Blues, cantados pelos escravos africanos trazidos à revelia para a América, no caso, para as plantações de algodão, produto o qual a Inglaterra, no meio de sua Revolução Industrial, exigia demasiadamente de suas colônias. A fusão do Blues, do Folk, do Rhythm and Blues produziu uma música atrelada desde o seu princípio, à oposição do 'status quo' e da expressão da injustiça social. Na déc. de 30 e 40, com o aperfeiçoamentoda guitarra elétrica e de sua popularização, o R'N'R atingiu extensões maiores, em comparação com a música erudita. UM dos principais motivos: era mais acessível.

    Por esta natureza contestadora é que eu fecho com o Rock'n'Roll. Gosto de ópera? Sim. Gosto de Blues? Sim. Música Erudita? Também. Mas minha identificação MEEESMO é com o Rock 'N' Roll.

    E como foi bem lembrado, o Rock 'N' Roll sempre flertou com a música erudita, um exemplo já citado são as inúmeras performances de bandas de rock com orquestras sinfônicas e/ou corais.

    =>OUVINDO SABRA CADABRA-BLACK SABBATH

    Acrescento tb que no caso do estudo do instrumento, em geral, no conteúdo das lições, mesmo as iniciais, sempre existe uma peça erudita. Porque É INERENTE À BOA EDUCAÇÃO MUSICAL.

    Lembro ainda que grandes roqueiros como Cliff Burton, Steve Clark entre outros, iniciaram seus estudos no clássico, o que lhes proporcionaram uma boa base e os diferenciavam dos demais, quando passaram para popular, ou seja, o R 'N' R..

    Outro paralelo interessante responde exatamente sua questão: o virtuosismo: o estudo e o domínio perfeito da técnica do instrumento tornam tanto Lizt como virtuose no piano, Paganini no violino, Satriani na guitarra e Bonham na bateria. NO SPACE!

  • Kra, hehe, são minhas duas paixões: rock e música erudita!!!

    Eu concordo com vc, os dois formam os estilos mais complexos de todo mundo da música!!! a estrutura de ambos exige muita técnica e conhecimento por parte do músico!!! para se estruturar uma música erudita é necessário tempos de inspiração e dedicação por parte do artista, uma vez que o próprio conceito de erudita indica música complexa academicamente estudada!!! o rock mesmo sendo menos complexo do que a erudita, tbm possui uma projeção complexa, haja visto que a qualidade, a técnica, os solos e riffs, as letras e a estrutura dos shows não me permite mentir!!!

    O que eu acho do symphonic metal ? é simplesmente o estilo de rock que eu mais curto kra, a estrutura possui a complexidade da música erudita vinculada a técnica do metal, que é o subgênero do rock mais profundo e bem trabalhado ( a maior prova disso são os super solos, feito por verdadeiros gênios da guitarra )!!!

    Olha meu amigo D1N1S muita gente realmente acha meu gosto eclético estranho, muitos perguntam: " como se pode gostar de Beethoven e Bach e ao mesmo tempo ouvir o barulho reproduzido pelo metallica, soad, korn... ?"

    Eu então digo: como ? ouvindo isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=hyy57CcP-4c

    hehe, abraço

  • D1n1s. vou te dizer algo, sou apreciador dos dois estilos, tanto rock n' roll quanto da musica classica, e acho até que há muitas caracteristicas iguais para ambos os lados.

    Vejam a 9ª Sinfonia de Beethoven ou o Bolero de Ravel, tem muitos detalhes comparativos entre por exemplo a uma Stairway to heaven ou uma Smoke on the Walter.

    Outro exemplo (que eu acho) é a NIB do Black Sabbath, eu acho que os riffs dela são mto parecidos com a Marcha Funebre de Chopin.

    Então se torna algo muito realativo, são dois generos diferentes mas iguais pq são parecidos.

    Vc citou Wagner, veja a preciosidade de sua obra: As Valkírias se não tem um bom nível de um Heavy Metal?

    A ópera Carmina Burana, também é um fabuloso trabalho que pode se aliar a um bom Metal, a ópera "O Flautista Mágico" com a música "Rainha da Noite", outra ópera já cantada por bandas Symphonic metal; O Fantasma da Ópera.

    Então sub-entendesse que são dois generos diferentes que se aliam e andam juntos.

    Pobre de Espirito os que creem que o rock é barulhento e que o erudito é sonolento.

    Sim é claro que tem rocks mto barulhentos e há eruditos sonolentos, mas está longe de ser 100%.

    vlws ▲

    βפוננו x - сαṿαlεïɾø ḋø ɾøсќ™ (O Verdadeiro)

  • se consiliarmos a erudita com o rock tem como resultado algo mágico, não é atoa que Pink Floyd é aclamada a melhor banda de todos os tempos, pois foram geniais ao explorarem o que a música tem a oferecer, a mesclagem entre o o som pesado do puro rock com arranjos harmônicos nos fornecem momentos de mais completo prazer e admiração a música de modo geral, esculta aê Pink Floyd para conferir!!

    E o metallica não é de hoje que vem trazendo esses momentos que eram mais comuns antigamente quando os dinossauros do rock reinavam em sua plena atividade.

    alguém tem que surgir hoje para tentar trazer um pouco do que foi gerado anteriormente, o rock tem que continuar, seja ele gótico, progressivo, psicodélico, heavy, basta ter qualidade!!!

  • é diferente sim,mas tem muitas bandas que misturam os 2 uma delas é therion...mistura música clássica com metal mesmo...apesar das músicas serem diferentes no som,quando mistura os 2 fica uma coisa maravilhosa...uma semelhança que eu percebo nos 2 é a obscuridade das letras e complexidade que tem a ver com o metal,fora que existe muita história por trás das letras interessante.

  • Exemplo maximo da fusao Rock/metal/Erudito:

    Trans-siberian Orchestra...

    procurem no Youtube. Marvilhoso!

    Enfim... Sao os 2 estilos mais energeticos de msca.Pra mim sao estilos praticamente irmaos...digamos q a msca classica eh avo do rock e bisavo do metal. (Sendo q o Blues eh filho da msca classica? Ou seria o Jazz o pai do rock, e filho da msca classica, e o Blues o amante da mulher...a msca country!? Reflitam!)

  • Também concordo plenamente contigo que ' esses dois estilos sãos os mais complexos do mundo musical'. Pra mim as melhores bandas são as que misturam esses dois estilos. Parabéns pelo bom gosto raro!

  • Concordo, tanto que muitas músicas são perfeitas peças clássicas tocadas com guitarras distorcidas. Seus arpejos e arranjos são fantásticos!

Sign In or Register to comment.