Como elaborar um projeto de TCC?

Estou no último ano de Pedagogia, meu tema de TCC é "Educação Emocional", porém antes de elaborar o trabalho tenho que desenvolver um projeto sobre meu tema...Existem regras para a eleboração, como se elabora?Me ajudem se puderem..

obrigada

Comments

• Olha, normalmente os projetos de TCC são uma prévia do que tratará seu trabalho de conclusão de curso. Sendo assim, eles precisam conter: Tema (é o tema em geral que será tratado e não o título), Título do TCC, Problema (questão central a ser enfocada em seu estudo, escrita sob a forma de pergunta), Justificativa (razão ou motivo do trabalho), Objetivo geral (propósito central do seu estudo), Objetivos Específicos (Outros objetivos que seu trabalho pretende), Hipótese (Possível resposta ao problema formulado), Delimitação (Especificação do objeto de estudo e onde o mesmo será estudado), Procedimentos Metodológicos (Como pretende desenvolver o trabalho? Enfocar detalhes da amostra, metodologia empregada - tipo: entrevista, pesquisa de campo ou apenas pesquisa bibliográfica - e referências bibliográficas). Em geral é isto que é necessário... mas faça de uma forma resumida.

• A Help TCC, me deu toda a assessoria. Eu recomendo; [email protected]

• Eu recomendo um site muito bom que ensina passo a passo como fazer um TCC de sucesso em pouco tempo. É o melhor que conheço.

Veja o site onde ele explica sobre isso: http://www.dicahoje.net/tcc

https://www.youtube.com/watch?v=pJoMME-_sKM

Dicas de Como Fazer Um TCC: http://www.dicahoje.net/tcc

• Estou cursando pedagogia ainda tem esse ano e o p´roximo estou no 5° módulo.

Siga estes passos.

O QUE É UM PROJETO?

Todo projeto de conclusão de curso exige um relatório escrito baseado em teorias, mesmo que o assunto estudado seja algo prático como uma campanha publicitária ou um projeto arquitetônico. Porém, o inverso não se aplica.

As divisões dos tipos de trabalho variam entre cada área de conhecimento. Em suma, o projeto pode ser teórico, prático ou uma união dos dois. Na primeira situação, o aluno pode fazer estudo de caso - pesquisar sobre um fato histórico ou evento importante - ou formular uma teoria - por meio de pesquisa ou reavaliação das semelhantes.

O projeto prático se dedica a criação e construção de um produto, que pode variar de um novo motor a uma composição musical. O curso de graduação costuma oferecer a opção de um trabalho prático aos alunos. No caso dos cursos de mestrado e doutorado, nem todos os departamentos da universidade dispõem de linhas de pesquisa que permitam um projeto que vá além da teoria acadêmica.

A união dos dois gêneros é comum quando o universitário relata a experiência de estágio ou na simulação de um projeto, como a construção de maquetes ou esquemas computacionais. As opções são vastas e o aluno deve explicar como e o que se deve fazer para que o projeto se torne possível.

ESTRUTURA E REGRAS

Antes do próprio trabalho escrito, o estudante deve fazer um projeto ou plano de pesquisa. O documento identifica o que deve ser feito, o porquê, como e onde será realizado o levantamento. Não há um modelo rígido para a apresentação do projeto de pesquisa, mas os seguintes elementos devem ser respondidos no texto:

1. Definição do objeto de estudo (tema/problema da pesquisa)

2. Justificativa

3. Hipóteses de trabalho

4. Discussão teórica

5. Metodologia

6. Pesquisa Bibliográfica

Seja monografia, dissertação ou tese, a parte escrita possui uma estrutura semelhante, embora cada uma tenha características próprias referentes à profundidade do tema estudado.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um trabalho acadêmico deve englobar os elementos pré-textuais (como resumo e índice), pós-textuais (bibliografia, anexos, entre outros) e textuais. Esses últimos compõem a parte central do trabalho - introdução, desenvolvimento e conclusão.

- A introdução é a parte inicial do texto e deve constar o objeto de pesquisa, os objetivos, a justificativa da escolha do tema e outras informações que sejam necessárias para esclarecer o assunto.

- A parte principal do trabalho está concentrada no desenvolvimento. É uma exposição sistematizada e ordenada de toda o estudo desenvolvido, apresentando análise e interpretação das informações e dados obtidos.

- A conclusão é a etapa final do texto. Nela, são apresentados os resultados tendo como referência os objetivos e hipóteses da pesquisa.

Em todo o trabalho a linguagem utilizada deve ser interessante, sem apelar para a linguagem coloquial. O trabalho deve estar de acordo com as normas da ABNT. Procure livros sobre estrutura e regras do tipo de projeto final específico de seu interesse.

Este link tem as normas em sua faculdade eles também devem ter.

http://www.ucb.br/edfisica/normas_artigos_e_tcc.ht...

As normas para o T.C.C. são padronizadas ou seja todos os cursos tem que seguir a mesma regra.

Espero ter te ajudado.

• Oi! Tudo bom??

Olha, normalmente projetos de pesquisa se configuram da seguinte maneira: vc deve ter Introdução, Objetivos, Justificativas, Material e Métodos, e Referências Bibliográficas utilizadas. Tudo organizado nessa ordem. Espero ter ajudado...

• Existem regras para a elaboração de todas as etapas exigidas do TCC. No sítio da Internet www.fea.ufjf.br/extra/projmono.doc você encontrará os passos para fazer seu projeto. Boa sorte !

• Recomendo a você consultoria para elaboração, formatação e correção de TCC: trabalhonotadez.com.br. Ajuda mesmo, boa sorte!

Sign In or Register to comment.