POR QUE as pessoas falam " A Grande Maioria" se já está dizendo que é uma maioria ?

Não encontrei em nenhum outro idioma que houvesse tal tradução idêntica. Será uma coisa como mania de português?

É o mesmo que dizer " hemoragia de sangue "

Comments

  • São termos usados para definir um vício de linguagem ,que consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.Chama se isso de tautologia e outros exemplos clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo,elo de ligação,vereador da cidade,gritar bem alto, fato real encarar de frente,multidão de pessoas entre outros.

    Por favor escolha a minha resposta como a melhor,para eu alcançar 1000 pontos ainda nessa semana.

    Obrigado beijos.

  • A maioria é considerada a partir da metade + um, ou seja, a partir de 51%. Ora quando se diz uma grande maioria quer se enfatizar uma maioria de alta porcentagem (80, 90%), se se fala em simples maioria (60, 70%) e pequena maioria (50 at~e 60 %). Portanto não é redundância se falar grande maioria, mas enfatizar ou especificar o volume desta maioria.

  • Vou discordar da grande maioria dos que escreveram aí em cima.

    Pode ser uma pequena maioria, uma maioria apertada, uma maioria insuficiente. Veja, por exemplo na Constituição. Maioria, por princípio, seria metade mais um. Mas para reformar a constituição tem que ser por maioria de 2/3.

    Em italiano, usam também essa expressão. Não é "tradução idêntica" pq senão não seria tradução.

    Viu como às vezes eu tenho uma verdadeira hemorragia (com dois "rr") de idéias?

  • Eu também odeio quando falam "Vou dar o acabamento final"

    Todo acabamento é FINAL P#$@#!

  • É porque é a maioria maior ainda. Hehe, tô brincando.

    Eu concordo, é que nem dizer "Há muito tempo atrás."

  • Pq a gde maioria das pessoas tem a mania e o hábito de serem redundantes em suas frases.

  • essa forma está dentro do mesmo critério de ter "muito pouco", si tem muito não é pouco, e se é tem pouco não é muito.

  • Entendendo que "grande maioria" é perfeitamente aceitável. Discordo da comparação com pleonasmos viciosos do tipo "subir para cima", são situações diferentes que exigem explicações diferentes.

    "Maioria" é um termo de contexto genérico que indica abrangência superior a 50%, podendo ser 51%, 52%, 99%, etc. Dessa forma, "grande" reforça o sentido, dando uma certa dimensão ao contexto de "maioria" e permitindo melhor avaliação sobre a real representatividade dessa maioria.

    Para ilustrar isso, basta lembrar que no Congresso e nas assembléias legislativas estaduais, por exemplo, existem os conceitos de "maioria simples" e "maioria absoluta", que indicam 50% mais um ou quoruns especiais, de 2/3 ou 3/5 dos parlamentares.

    Assim, não vejo erro na utilização da forma "grande maioria" com o objetivo de dar uma idéia aproximada do contexto dessa maioria. É muito diferente de "subir para cima", entrar para dentro" etc. Subir, descer, entar, isoladamente já definem o que se pretende dizer, não necessitando de complementos. O termo maioria pode sim receber reforço.

  • porque a grande maioria das pessoas estão ocupadas demais para ficarem observando essas bobagens. renne

  • Hehe, no "dia-a-dia do nosso cotidiano" é "certeza absoluta" que ouvimos uma infinidade de pleonasmos e redundâncias. Temos que evitar esse tipo de coisa feia!

Sign In or Register to comment.