“Ser ou não ser, eis a questão”, afinal de contas, o que essa frase quer dizer?

Update:

Acapulco

Acapulco

Acapulco rs.

Comments

  • Frase de Hamlet, tragédia de William Shakespeare. Esse Shakespeare era um homem muito inteligente para a época que viveu. Ser or não ser era a dúvida que Hamlet tinha ao olhar um crãnio pois havia uma dúvida se seu pai fora assassinado ou não. Nesse caso, acredito que a frase possa ser uma referência à aparência das situações que vivenciamos as quais parecem verdadeiras mas nem sempre são. A dúvida nos acompanha ao longo da vida e para os filósofos, ela é o princípio da sabedoria. Todo ser humano carrega uma dúvida consigo, tipo, ser ou não ser verdade que há uma vida depois da morte? Ninguém sabe concretamente e essa dúvida é inerente a todos, com excessão das pessoas que são religiosas. É por aí, esse Ser ou não ser, tem vários significados filosóficos e cada um navega na frase como bem entender. Bjinhos

  • também é minha dúvida kkk

  • Às vezes é conveniente vc não ser do que ser, pra conseguir os objetivos .. em outros casos, é bom que vc seja do que não seja! depende da ocasião, da oportunidade, do momento, do tempo, do espaço, das pessoas.. kkkk, confuso, mas acho q vc me entendeu.. kkk

    xD

  • Hoje???? Atualmente????

    Ser ou não ser B.icha.......Assumir ou não assumir....hahahahahahahahahaha......

    Hoje em dia a coisa tá feia.......Vixe!!!!!!!!!!!!

  • É uma indireta filosófica ou seja, quer dizer que tem que tomar uma decisão não pode ficar encima do muro.

  • Essa célebre frase vem da tragédia "Hamlet, o Príncipe da Dinamarca", que é considerada a obra-prima de William Shakespeare.

    Bom, quando o rei Hamlet morre, seu irmão Cláudio se torna o rei e casa-se com a viúva. Porém, algum tempo depois, o fantasma do rei aparece para seu filho, o príncipe Hamlet, e revela que Cláudio o havia envenenado para se tornar o rei da Dinamarca. Desse modo, Hamlet passa a se fingir de louco para tentar certificar-se da veracidade do que o fantasma lhe disse e para se vingar do tio, assassinando-o.

    "Ser ou não ser: eis a questão" é uma frase que Hamlet pronuncia em um momento de extrema dúvida. Ele não sabe se age de acordo com a moral (e desiste da vingança) ou de acordo com seu desejo (e vinga-se). Trata-se de uma crise existencial, um exame de consciência: agir ou não agir?

    Shakespeare quis usar essa circunstância do enredo pra fazer uma série de questionamentos sobre o ser humano: o que vale a pena na vida? Agir conforme se deseja e trair a moral? Agir conforme a moral, mas não conforme se deseja? Será que nós somos quem nós queremos ser? Sabendo que nosso desejo e nossa natureza se contradizem, será que a nossa existência faz sentido?

    Enfim, é difícil de explicar isso, mas é mais ou menos assim. Essa peça é simplesmente incrível, um tesouro da Literatura. Vale a pena ler!

    Editado às 17:30.

    Bjos!

  • "Ser ou não ser: eis a questão". Quer dizer que, o fato de estar vivo (ser) é o principio de tudo, se, se És, o problema, a pergunta, a duvida, (que é seu problema) a decisão, a morte, tudo e questionável, se não És, não a questão.

    O problema é a vida.

    Esta resposta completa o trio, resposta a tres.

  • Tudo depende do seu modo de viver! Tudo depende das bases que foram utilizadas para criar suas crenças e dogmas! Isso é um paradigma!

    Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. Via Wikipédia!

    Você pode ser tudo aquilo que seus pais queriam que você fosse ou não, ser tudo aquilo que sua crença lhe proponhe ou não, ser tudo aquilo que a sociedade espera ou não, ser tudo aquilo que a sociedade deseja e não é valorizada ou não, ser tudo aquilo que você quer ser ou não, ser tudo aquilo que corre contra a correnteza ou não, é simples!

  • Tipo : pra tantas dúvidas do ser humano !

    Sobre a teoria de que não temos certeza de nada , "Ser ou não ser , eis a questao"

    Por exemplo quando se tem uma duvida do tipo : sera que é isso? Ou nao ?! Sera que ta certo ? Ou nao ? .... e ai meu caro surge a questao a se resolver !

  • É uma questão muito profunda e agora estou a ponto de ir trabalhar não tenho tempo para respondê-la, deixemos para outra ocasião, tá certo?

Sign In or Register to comment.