Sou Oficial do Registro Civil e o primeiro sobrenome utilizado do nome do recém-nascido é o da mãe, porém, alguns pais solicitam que seja colocado o do pai primeiro, o que não impede que seja feito o registro.
Pelo novo Código Civil, o homem quando se casa pode adotar o sobrenome da esposa (o que antes só a mulher podia adotar do marido). Com isso se subentende que o nome do filho pode ter primeiro o sobrenome do pai e segundo o da mãe ou vice-versa.
Comments
Sou Oficial do Registro Civil e o primeiro sobrenome utilizado do nome do recém-nascido é o da mãe, porém, alguns pais solicitam que seja colocado o do pai primeiro, o que não impede que seja feito o registro.
Pelo novo Código Civil, o homem quando se casa pode adotar o sobrenome da esposa (o que antes só a mulher podia adotar do marido). Com isso se subentende que o nome do filho pode ter primeiro o sobrenome do pai e segundo o da mãe ou vice-versa.
O nome dá mãe vem primeiro,porém no decorrer sempre é utilizado o da mãe que é o do meio abreviado e o do pai não pode ser abreviado...
Isso depende do cartorio!
Em paises espanicos primeiro vem o do pai e depois da mae... pois a intenção é falar q fulano pertence a cicrano....
no Oriente... fica apenas o nome do pai... pois é a linhagem que tem q crescer!
e é esta q usamos...
porem ate chegar aqui... foram acrescentando nomes.... hehehehehe
mas enfim...
o lance é tu conversar mesmo com o cartorio!
se ele permitir!!!!
vai fundo!
Normalmente o da mãe e posterior o pai, mas ñ vejo problema algum em haver alternância nas posições fica a critério dos dois.
Eu acho que não.
O sobrenome da mãe vem primeiro, assim sempre foi, agora se vc quer trocar as ordens acho que não tem nenhum problema...
pd mas geralmete eh da mae por primeiro
Pai mais pq?
Qual o problema? Sim.