Não se deita vinho novo em ''odres'' velho. Lc 5:33..?
O que vc entende com esta parabola que o bom mestre nos ensinou?
Sabemos que ele se referiu as tradições judaicas.
Pode descrever o que serve para nós cristãos?
paz a todos.
Update:SE FICAR MELHOR, PODE DIZER O QUE SIGNIFICA
VINHO NOVO:
ODRES VELHO:
MOLE.
Update 3:MANDOU BEM QUERIEM, MAIS JA CONHEÇO BEM ESTE ESTUDO, PAZ.
Comments
Paz Abençoado, saudades de vc por aqui!!!! Faz falta suas "aulas de teologia"
eu entendo por esse texto que Deus não pode derramar uma unção nova sobre nossa vida se as coisas velhas ainda estão nela, se estamos pensando no egito, se não temos um puro coração - Deus só pode agir na vida daquele que é fiel e renuncia a sua vontade para fazer a dele que é sempre a melhor para nós e se ainda estamos na vida velha, não tem como Deus agir....
A PAZ.....
Crente sem renovo é igual odre velho,o qual não se pode por vinho novo. Crente tem que ser renovado para que possa ser transbordante de vinho novo!! (unção)
Marli xilena respondeu corretamente;
ODRES VELHO: tradições judaicas (nossa vida)
VINHO NOVO ; ESPIRITO SANTO (o evangelho q muda e salva)
Paz<>
Oi amado irmão, que Deus continue te abençoando.
O vinho novo é o EspÃrito Santo, os odres velhos são
as tradições judaicas no coração para receber o novo
vinho temos que ter um coração aberto sem medo de
esperimentar o EspÃrito Santo nos batizando.
Vou postar a você uma mensagem que foi pregada na minha igreja sobre esse assunto:
1. Conteúdo da Parábola:
Odre: homem, alma, vontade humana.
Vinho: Mensagem do Reino de Deus, de Jesus.
Odre Velho: pessoa que não aceita o novo, que se fechou em ideologias, princÃpios. Não abre espaço.
Vinho Novo: se for colocado dentro dessa pessoa: ou ela muda ou ela rejeita.
- Para aceitar o Novo de Deus, devemos rejeitar o velho do mundo.
2. Somar conhecimento
O homem busca conhecimento, foi esse um dos motivos que levou Eva a comer o fruto da árvore. E um dos nossos erros é que queremos misturar o vinho novo com o vinho velho. Queremos somar ao meu conhecimento 'terreno' c/ a revelação espiritual.
O odre velho diz: Eu quero o vinho novo, mas eu quero controlar até onde eu vou expandir... eu quero amar a Deus, servir, mas eu quero controlar tudo isso.
Precisamos aprender a nos flexibilizar.
3. Efeitos do Vinho Novo:
Exemplo: O Odre Velho se esforça p/ não ir p/ o inferno.
O Odre Novo diz: Ame a Deus, deseje a verdade.
Odre Velho diz: "Eu não vou mentir"
O Odre Novo diz: "Eu vou falar a verdade, vou fazer o bem porque eu amo fazer o bem".
Resumindo: Eu entrarei MAIS no NOVO de Deus quanto mais eu deixo do meu jeito antigo.
4. Aceite o Novo de Deus na sua vida.
5. Decida-se obedecer a Deus.
Jesus falava do antigo pacto feito com israel por meio de moisés, em breve terminaria e entraria em vigor seu novo pacto, pois os judeus não tinham mais como se reconciliar com Deus , e a mudança veio com a destruição de Jerusalém em 70 e c. A lição para nós é que este sistema em que vivemos sob governos humanos não tem conserto, como ele mesmo disse, "não se põe remendo novo num vestido velho", Assim, somente o reino de Deus será a solução para todos os problemas da humanidade. Veja Daniel 2:44
O que você entendeu está certo além de também significar que a efusão do EspÃrito se dá no que é nascido de novo.
eu nao acho que ele e refere a tradições judaicas.... oO
acho apenas que ele floreou "tudo tem o seu tempo de acontecer, e o tempo certo de se beber um vinho é depois que ele fermentou, se vc o coloca em odres (barris/jarras) novos, ele demora mais para virar vinho, e vc acaba tomando suco de uva...
Diz respeito ao novo testamento(a graça) comparado com o velho testamento,não poderia incluir o novo testamento no velho.Não vim para abolir a lei,mas para que se cumpra a lei.Se quizer bem detalhada só por email,não tenho tempo de explicar agora.
Mania de versÃculos isolados...
30. Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discÃpulos: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?
31. Respondeu-lhes Jesus: Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.
32. Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores.
33. Eles então lhe disseram: Os discÃpulos de João e os discÃpulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem...
34. Jesus respondeu-lhes: Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles?
35. Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão.
36. Propôs-lhes também esta comparação: Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha.
37. Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres;
38. mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam.
39. Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor.
E agora? Jesus estava mesmo renegando as tradições?