qual é a diferença de:nesse & neste?

Se um jornalista diz: o preço do arroz subiu 29% em 1998 e nesse ano houve queda de 2,75 %

e

O preço do arroz subiu 29% em 1998 e neste ano teve queda de 2,75%

qual é a diferença?

Comments

  • os pronomes demonstrativos relacionam-se a espaço (nesse ou neste armário, caso, carro...) ou tempo (nesse ou neste ano, mês, dia; nesse ou nessa era, época, estação, temporada etc).

    eles podem ser de primeira pessoa (este, esta, isto e com "em", neste, nesta, nisto) ou de segunda pessoa (esse, essa, isso - nesse, nessa, nisso).

    bom, quando se referem a tempo, os de primeira pessoa indicam o tempo em que se fala ou escreve, o tempo atual.

    assim, no seu segundo exemplo, neste ano diz respeito ao ano em que o jornalista está escrevendo.

    se essa matéria é de, digamos, 2008, ele está dizendo que o preço subiu 29% em 98 e, em 2008, teve queda.

    os pronomes de segunda pessoa dizem respeito a um tempo anterior ao da fala ou da escrita, anterior ao atual.

    portanto, na sua primeira frase, "nesse ano" estabelece uma contradição: o preço subiu 29% e caiu 2,75% nesse mesmo ano, o que não faz sentido, a menos que ele dissesse que o preço do arroz subiu e, nesse ano, o índice geral de preços teve queda, ou algo assim.

    sugiro uma olhada no site abaixo

    http://www.brasilescola.com/gramatica/pronomes-dem...

  • Nesse e neste são contrações:

    *nesse = em esse - usado para o que está próximo a pessoa da pessoa com quem se fala, para o tempo passado recente e para o futuro.

    *neste = em este - usado para o que está próximo da pessoa que fala e para o tempo presente.

  • O Sergio cj deu uma aula para nós. Valeu...

  • Nesse: deve ser usado para coisas que estão longe de você

    Neste: usado para coisa que estão próximas á você.

  • kra. o coreto seria "...neste ano...", pois o uso é o mesmo para isso e isto. Lembra da propaganda da coca-cola "Coca-cola isso aí!"

    isso - usado para coisas distantes (isso aí)

    isto - usado para coisas próximas (isto aki)

    Este ano é promisor.

    Espero q tenha ajudado.

  • Quando se vai falar primeiro, você fala neste, quando vai falar de novo, você fala nesse.

    Ademar

    Ex: "Semana passada eu fui a varias festas. Nessa mesma semana eu também fui a um velório".

    "Nesta semana do dia vinte, eu pretendo ir a uma festa."

  • a diferenca eh q nesse deve ser usado para coisas passadas mais distantes enqto neste passadas nao tao distantes....... exemplo neste mes vou comprar um carro..... eu viajei em 2000 e nesse ano eu comprei um carro....

Sign In or Register to comment.