Pode um credor ( empresa ) fazer cobrança pessoalmente ?
Tenho uma dívida com um banco e o gerente veio ao meu trabalho em horário de expediente fazer-me pessoalmente a tal cobrança.
Pergunto: Isto não é crime de constrangimento ilegal, tendo eu direito de processar o tal banco pedindo ainda indenização ?
Grato,
Comments
Nada impede que ele vá ao seu trabalho, desde que a cobrança seja feita de maneira discreta. Seria constrangedor se fosse feito na presença de todos e de forma escandalosa. Se você deve, tente negociar um parcelamento e pague sua dívida.
O artigo 71, que prevê as infrações penais do Código de Defesa do Consumidor, estabelece:
" Utilizar, na cobrança de dÃvidas, de ameaça, coação, constrangimento fÃsico ou moral, afirmações falsas, inorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o conumidor, injustificadamente, a ridÃculo ou INTERFIRA COM SEU TRABALHO, DESCANSO OU LAZER:
Pena: Detenção de 03 mese a um ano E MULTA.
Portanto, vc tem direito a indenização SIM. Procure um advogado. Se vc não puder pagar, procure a Procuradoria de sua cidade que lhe será nomeado um, e é de graça!
Boa sorte!
Olha, eu acho que deveria receber era a parte Credora, como você mesmo diz...
Se você está devendo, nada mais justo que pagar...
O gerente ainda foi legal com você, pois quis amigavelmente receber o que VOCà deve... Agora, provavelmente ele deve entrar na justiça, pois indo até você, ele queria apenas te poupar...
Vale deixar claro, que o constrangimento legal tem nexo com privação à liberdade.
E, entre nós, que absurdo, hein ?! Você está errado...
E vou te dar um conselho, não proponha ação não, pois esta ação pode se virar contra você à tÃtulo de má-fé sua, de não pagar e querer enriquecer ilÃcitamente... Abre o olho e caia na real...
O melhor que tem a fazer é IR ATà O SEU GERENTE e fazer um acordo com o banco para o pagamento de sua dÃvida (e cumprir o acordo, de preferência!), para evitar que coisas ainda piores que a visita amigável do gerente lhe aconteçam.
Juizo!!! ; )
pode sim e se chama: cobrança extra judicial. O gerente tentou fazer uma negociação de forma amigável para até mesmo te ajudar a evitar maiores taxas de juros e consequentemente aumento da dÃvida. Se vc deve com certeza tem que pagar, ponha-se no lugar do banco, vc gostaria que alguem tomasse um valor emprestado com vc e não pagasse?
Agora constrangimento seria se o Gerente desse escândalo no seu trabalho pra todo mundo saber que vc está em débito com ele, mas isso eu não creio que ele tenha feito.
Acho melhor vc procurar saber quais são as propostas de negociação que o banco tem a te oferecer, pois determinados bancos oferecem até descontos interessantes para pagamentos á vista ou parcelam a dÃvida conforme a disponibilidade que vc tem de pagar. à válido lembrar que o débito não prescreve, ou seja, seu nome pode ficar livre de restrição ao final de 5 anos consecultivos, porém o débito continua a existir e o banco pode entrar com uma ação judicial contra vc e aà sim, vc será "obrigado" a pagar conforme o juiz decidir.