comprar e vender imoveis eh considerado uma forma de investimento?
ultimamente tenho ouvido pessoas (mais velhas) dizendo que imoveis eh um otimo negocio, isto eh verdade?
eu tenho visto/analisado e nao consigo chegar a esta conclusao.
na minha opniao imoveis sao tao arriscados quanto qualquer outro investimento, soh que com uma dor de cabeca a mais pelo fato de ter que dar manutencao nos imoveis e lidar com inquilinos.
algum pode me dar uma luz?
Comments
Comprar na baixa (area onde você preve uma valorização, dono precisando de dinheiro, imovel em mas condições pra ser reformado depois) e vender na alta (o mesmo principio das ações). E tem gente que vive ganhando muita grana com isso mas dá trabalho, você precisa conhecer de reformas (e estar disposto a dores de cabeça eternas), conhecer bons trabalhadores e você tem que ser bem informado (valores de mercado, do que vai subir, sem contar com uma informação privilegiada aqui ou acola) além de ter uma boa grana pra brincar disso.
E ter a sorte de encontrar comprador depois.
Claro, imovel é uma opção segura de proteção de capital, ou seja, você compra e se o bairro não desvalorizar seu capital tende a manter-se ou subr mas seguramente hoje em dia comprar imovel pra alugar na maioria dos casos é um péssimo investimento: te dá pouco retorno, tem baixa liquidez (tempo para ter o dinheiro - no caso o capital investido - caso se precise), grande risco de não receber seu "lucro" (o aluguel), fora a dor de cabeça que dá com inquilino caloteiro...
Podemos dar um exemplo usando um calculo chamado perpetuidade. Se compramos um imovel a 250 mil reais (um imovel medio em São Paulo, de dois quartos numa região boa) em um mercado onde se consegui 1% ao mes numa aplicação sem risco (pra esse valor dá), teriamos que ter um aluguel de R$2.500 ao mês (P = A.i = 250000 * 0,01) .
Meu, quem paga 2.500 só no aluguel de um AP de dois quartos? Você consegue um inquilino desses por anos a fio sem dar trabalho, sem quebrar nada? E a depreciação do imovel? Manutenção, reforma que mais cedo ou mais tarde tem que fazer.
Sem contar que, investindo essa grana no mercado financeiro, parte pode ser destinada as ações, coisa que ao longo prazo sempre te dá bom retorno.
E não tô falando de negociar ações estou falando de comprar papeis de empresas que dão bons dividendos (distribuição de lucros), sempre cai uma graninha na tua conta sem precisar nem se mexer.
O imóvel pode ser investimento tanto para receitas com aluguel quanto para lucro na revenda para terceiros.
É importante ressaltar que na operação de revenda você deve obter lucro para valer o investimento. Ou seja, você vender por um preço acima do valor de compra, incluindo todas as despesas (corretor, imobiliária, cartório, reformas).
Você tem mente fechada e medo de tudo é como a maioria dos assalariado não tem nada mais tem medo de novos desafios e passa a vida inteira trabalhando para alguém com grande visão de negócio.
O brasileiro é assim individualista e medroso no mundo dos negócio hoje no Brasil os centro empresariais
não estão nas mãos de brasileiro e sim de estrangeiro.
você pensa como um perdedor e não como vencedor
jamais um vencedor visa os obstáculos assim como cita manutenção e dor de cabeça
um vencedor visar os resultado e nunca o que precisa ser feito
quando um vencedor consegue enxergar resultado ele passará por cima dos obstáculos e ao cansará seu objetivo.
um exemplo de um vencendo e um perdedor os dois foram trabalhavam em uma fabrica de sapato e foram
representar a empresa em uma cidade chegando lá o perdedor ligou para a empresa dizendo que estava de volta porque na quela cidade ninguém usava sapato e por isso não tinha pra quem vender.
o vencedor ligou para a empresa avisando que aumentasse a fabricação porque ele iria precisar de muitos sapatos porque aqui nessa cidade ninguém tem sapato e eu vou estourar de vender .
você viu a diferença de visionário e de um perdedor sem visão alguma.
Imóveis são uma forma segura de investimento. A desvantagem está na liquidez que é mais demorada e também nos custos de manutenção, caso esteja vazio. No entanto, é recomendável.
è um ótimo ivestimento,mas requer muito habilidade,seja na compra locação ou permuta.
Realmente imóveis para locação,se ficar parado, e/ou sem inquilino,pode jogar o seu rendimento morro abaixo,iptu,despesas com condomínios, e manutenções, são grandes vilões para a degredação.MAS por outro lado,quem vende um imóvel e compra outro, em até seis meses,não paga imposto de renda sobre o primeiro.No investimento,para evitar futuros dissabores, e prejuízos,na compra,pesquise bastante ,nas imobiliárias,estudando as redondezas, e analise a solidez da empresa e dos engenheiros,se optar em comprar aptos ainda na planta.
abraços...
Comprar imovéis e vender com uma margem de lucro pode ser considerado investimento sim. Não precisa também de tantas manutenções, já que vc está vendendo. É uma maneira de investir, mas investir é uma questão de gosto também, tem pessoas que gostam de investir em imoveis, outras gostam de ações, outras de fundos. Depende muito com qual investimento a pessoa se sente mais confortavel e segura.
Eu recomendo o livro "Pai rico, pai pobre" ensina batsante de como investir e ganhar mais dinheiro!