Maioridade/ Pensão alimenticia e Universitária/Direito?
Ola, gostaria de saber em relação à separação dos meus pais, ele saiu de casa, tenho uma irma mais nova(15Anos) ela tem direito à pensão alimenticia e eu? Tenho 20, mas faço faculdade (ja sei q qm cursa faculdade tem direito) mas no caso eu sou bolsista pelo PROUNI, mas ainda pago onibus, e nao tenho condições pois ele q pagava e nao paga mais, não trabalho (logo vou arrumar umemprego) mas nesse meio tempo, será q ele JUDICIALMENTE deve pagar pensao pra mim? no valor da faculdade msm sendo bolsista? (posso perder a minha bolsa s enao manter as notas e tal, mas nao pretendo), e agora? AJUDEM POR FAVOR
Update:detalhe: trabalho desde os 16anos, soh parei por causa que devido ao salario dele nao poderia pegar a bolsa de estudos (q ta valendo 600reais) se somasse ao meu, entao entramos num acordo. eu nao ia deixar uma bolsa de 600 por um trampo de 300! eh burrice e nunca iria começar a faculdade, nao sou vagabunda, faço bicos e etc, mas nem sempre o dinehiro eh garantido, é soh pra pagar o onibus, pra eu ter ctz q nao vou parar a faculdade por nao ter como ir!
Comments
Tem direitos sim. Sou separada, tenho dois filhos em casa, um de 11 e outro de 19, os dois recebem pensão. O de 19 estuda e tbm é bolsista. A lei é clara, filhos até 24 anos que estejam estudando tem direito a ajuda financeira de pais. Procure seus direitos, faça um acordo, se não for possível entre em contato com a promotoria pública de sua cidade. Boa sorte.
Voce e' maior de idade. Toma anticoncepcional, faz o que quer, fala ingles, frances, tem titulo de eleitor e pode cuidar de sua vida sozinha.
e claro que sua irmã tem direito , vc já tentou expor a situação ao seu pai pra ele te ajudar porque vc não conversa com ele e dependendo do que ele disser vc procura a justiça boa sorte.
Mesmo sendo bolsista vc tem direito a pensão,pois vc tem despesas como disse em relação a condução,enquanto estiver fazendo a faculdade ele tem por lei que te ajudar.
Voce tem direito sim, corra atraz do que é teu.
Ela ,com certeza agora você..em tese não,já que a separação se deu após os 18 anos mas há possibilidade sim do juiz julgar procedente,e claro vai caber ele recorrer,mas terá que ser por advogados...Pode até tentar em defensoria pública ,mas na prática.....voce vai formar e ainda não sairá a sentença......Agora , voce e seu pai se dão bem?,Não entre no problemade separação de sua mãe..deixe ela resolver com ele.....se voces tem uma relação boa ,com certeza se ele tem condições dará a sua condução......e naõ perca a bolsa do pro=une, sua chance não pode ser perdida.....A pensão de sua irmã será determinada levando em consideração a capacidade dele pagar e a necessidade dela......a sua ,só se o tribunal de seu Estado tiver esta visão mas como disse não é estabelecido na lei,apenas decisão monocrática.
Sim, as duas devem receber pensão alimentÃcia, no seu caso universitária até os 24 anos, mesmo sendo bolsista e continuará após alcançar a idade limite cessando somente no dia em que seu pai solicitar a exoneração da obrigação .
consulta un abogado (advogado) que te haga claridad del tema segun la legislacion de Brasil.
En colombia los jovenes tiene derecho a manutencion o pension hasta los 25 años siempre y cuando esten estudiando en la capacidad de tus padres