Meu PERIQUITO não para de arrancar as penas, o que eu faço ?

me ajudem!!!

Ele está quase totalmente sem pena, será que está estressado

Comments

  • olá!

    vi isto na internet que te pode ajudar nisso

    aconteceu o mesmo ao meu,e foi por aqui que vi o que ele tinha

    me ajudou muito

    O arrancamento de penas é um problema relativamente comum em aves de cativeiro. Pode ser decorrente de causa física, psíquica ou metabólica. Como causa física teríamos a possibilidade de parasitas de pena (alguns ácaros são pequenos e ficam no canhão da pena, precisando de exame microscópico para serem visualizados), endoparasitas (tais como Giardia, que é um protozoário. Um veterinário local pode diagnosticar por exame de fezes e tratar preventivamente), alergia por produtos diversos, tais como fumaça de cigarro, mofo de casa, alimento, etc; doenças sistêmicas, tais como doença hepática. A deficiência nutricional é também uma possível causa da síndrome de arrancamento de pena. Portanto, fornecer dieta balanceada.

    Como causas metabólicas teríamos o hipotireoidismo. Como fatores psicológicos podemos citar o tédio, medo, falta de segurança, rotina, ansiedade, estresse e outros fatores que desencadeiam esse processo de auto-mutilação. O diagnóstico é difícil, sendo necessário ir eliminando as possibilidades: ecto e endoparasitas: fazer exame laboratorial simples, tais como exame microscópico de penas e exame de fezes. Desverminar e tratar contra Giardia. Alergia: eliminar fatores desencadeadores, tais como fumaça de cigarro, manter a ave em ambiente arejado, etc.

    Um veterinário de aves pode dar mais informações. Dieta inadequada: corrigir por alimento balanceado, fornecer também alimento que a ave possa se distrair. Causas psicológicas: variar o ambiente, deixar a ave em local onde haja movimento de pessoas da casa, fornecer brinquedos, galhos de árvores para bicar, enfim, eliminar o tédio e dar segurança a ave. É bem possível, que o fator seja psicológico em sua ave. Alguns exames complementares: hematológico, bioquímico e outros podem ser necessários para se chegar a um diagnóstico. Porém, saiba que o diagnóstico nem sempre é possível. Se nada resolver, pode ser necessário colocar um colar Elizabetano, que impede que a ave arranque suas próprias penas. É leve e a ave logo se acostuma a ele. Não é algo definitivo, mas que pode ajudar. Em alguns casos pode ser necessário o uso de drogas tranqüilizantes, mas na minha opinião, é última alternativa.

    Sugiro procurar um veterinário especializado em aves e discutir as possibilidades

    espero que ajude e boa sorte

    beijos!

  • Só veterinário sabe

  • Leva ele em um veterinário

  • hum ... isso deve ser estresse ...

  • LEVA-O AO VETERINÁRIO. É POSSIVEL QUE TENHA UMA INFENÇÃO E ELE SÓ ESTÁ TENTAR COSSAR.

  • Leva no veterinário.

  • Quando ele fizer isso jogue um pouco de água nele !!! Ate ele entender que isso é errado.

  • Arranca tds as penas dele primeiro (aí elle fica sem nenhuma pena p elle rancar kaka' (zoa'

    Respondendo: leva elle ao veterinário xD'

Sign In or Register to comment.